Sistemas de Apoio a Negócios
A linha de pesquisa de "Sistemas de Apoio a Negócios" tem o foco no aspecto de Gestão, preocupando-se com o impacto que Sistemas de Informação representam nos diversos domínios de negócios atuais e como sua utilização pode ser continuamente melhorada em organizações. A linha de pesquisa estuda os diversos contextos de aplicação e uso dos Sistemas de Informação, bem como a gerência dos processos de desenvolvimento e implantação dos mesmos.
Temas de Pesquisa
Os principais objetivos a serem buscados por esta linha são discutir e propor soluções para os problemas relacionados a:
Educação em Engenharia de Software:
Processo de ensino-aprendizagem de conceitos de Engenharia de Software, tais como engenharia de requisitos, modelagem de sistemas, programação, ecossistemas de software e sistemas-de-sistemas. Especificação e desenvolvimento de jogos educacionais. Estudos experimentais aplicados ao processo de ensino-aprendizagem.
Engenharia de Sistemas Complexos:
Modelagem e análise de sistemas complexos (ecossistemas de software e sistemas-de-sistemas). Arquitetura de sistemas e atributos de qualidade (interoperabilidade, confiabilidade, accountability). Mineração de repositórios de software. Governança de ecossistemas digitais, sociais e de inovação. Técnicas e ferramentas de visualização para suporte à decisão. Pesquisa em casos reais e aplicações na indústria e sociedade.
Engenharia de Software baseada em Buscas:
Utilização de métodos de otimização algorítmica (buscas locais, algoritmos genéticos, simulated annealing, etc) para a resolução de problemas da Engenharia de Software (search-based software engineering), tais como organização de arquitetura de software, gestão de requisitos, atribuição de tarefas em projetos, entre outros.
Gerência de projetos de desenvolvimento de software:
Modelagem e simulação de projetos de software. Técnicas de projeto (design) e construção de software. Medição, controle do processo de projeto (design) e construção de software. Sistemas de controle de configuração (controle de versão, requisições e build) e seu uso no apoio à gestão de projetos. Liberação (release) de software. Evolução de software.
Interação Humano Computador:
As pesquisas em interação humano-computador da UNIRIO possuem foco nos aspectos de usabilidade e acessibilidade. Nossa meta principal é contribuir com a criação de uma web fácil de usar e para todos, ou seja, uma web verdadeiramente inclusiva.
http://nau.uniriotec.br/
Processos de Software:
Modelos de Qualidade. Modelos de Maturidade (MR-MPS-SW, CMMI-Dev, QPS). Melhoria de Processos de Software. Métodos Ágeis. Engenharia de Software Contínua. Qualidade de Produto de Software. Gestão de Conhecimento aplicada a Processos de Software. Controle Estatístico de Processos e Alta Maturidade. Fatores Críticos de Sucesso em Melhoria de Processos de Software.
Medição de Software e Serviços de TI:
Definição e Monitoração de Estratégias e Serviços de TI. Normas e Modelos de Maturidade (ISO/IEC 20000, MR-MPS-SV, CMMI-SVC). Medição de Software (GQM+Strategies e OKR). Medição de Serviços. Gerência de Nìvel de Serviços. Acordo de Níveis de Serviço (SLA, ANS).
Comunicação Mediada por Computador:
Investigar como os sistemas computacionais definem, modificam e influenciam os meios de conversação em rede e possibilitam emergir novas práticas conversacionais e fenômenos ciberculturais. A partir de uma abordagem interdisciplinar, são investigados os sistemas computacionais para apoiar a conversação humana focando especialmente nos aspectos técnicos (funcionalidades e serviços) com atravessamentos em aspectos linguísticos (linguagem dos meios), culturais (novas práticas) e sociais (ressignificação das relações sociais).
Sistemas para Educação Online:
Investigar o uso e o desenvolvimento de sistemas computacionais para apoiar a EOL (Educação Online, ou e-learning), Aprendizagem Ubíqua (m-learning), Aprendizagem Híbrida (b-learning), EAD (Educação a Distância), MOOC (Curso Online Aberto e Massivo), AppLearning (Aprendizagem mediada por Aplicativos), AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem), CSCL (Suporte Computacional para Aprendizagem Colaborativa), e sistemas computacionais para apoiar Pedagogias Emergentes (Pedagogia de Projetos, Aprendizagem Colaborativa, Sala de Aula Interativa, Sala de Aula Invertida, dentre outras).
Jogos Digitais Baseados em Processo de Negócio:
Jogos digitais baseados em processos de negócio (técnicas, métodos e ferramentas. Jogos digitais para treinamento e educação (jogos sérios e jogos com propósito). Avaliação de jogos com propósito; Mapeamento de elementos de modelos de processos de negócio para elementos de design de jogos digitais. Identificação e inclusão de valores em jogos digitais. Jogos digitais para um mundo aberto e conectado (jogos e cência cidadã, jogos e cidadania etc.). A influêcia de jogos no mundo (bem estar, imersão etc.). Projeto e desenvolvimento (engenharia) de jogos digitais com propósito. Empacotamento, entrega e divulgação de jogos digitais com propósito.
Relacionamentos interorganizacionais:
Investigar a colaboração e interação dentro e entre organizacionais, compreendendo a gestão da colaboração interorganizacional, gestão de stakeholders, gestão de objetivos/subobjetivos compartilhados, gestão de processos interorganizacionais, gestão de conhecimento interorganizacional, arquitetura interorganizacional, avaliação de relacionamento interorganizacional.
Professores
- Profa. Bruna Diirr
- Prof. Gleison Santos
- Prof. Márcio Barros
- Prof. Mariano Pimentel
- Prof. Marcelo Fornazin
- Prof. Rodrigo Santos
- Profa. Simone Bacellar Leal Ferreira
- Prof. Tadeu Classe
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