Processo Seletivo – Mestrado e Doutorado 2022

Todas as informações sobre o processo de seleção estão disponíveis no Edital de Seleção 2022 para o mestrado e para o doutorado.

O Sistema de Inscrição Online estará disponível de acordo com as datas de inscrição previstas nos editais divulgados.

Em caso de dúvidas, visite a lista de Perguntas Frequentes.

Possíveis questões e dúvidas sobre os cursos do PPGI e o processo de seleção 2022.

1. Qual o valor do curso?
Os cursos de Mestrado e Doutorado em Informática da UNIRIO são gratuitos.

2. Qual o valor da taxa de inscrição?
Não há taxas de inscrição.

3. Qual o período das aulas?
As aulas estão programadas preferencialmente para o período vespertino/noturno. Para ajustes da grade de disciplinas ou para atender a necessidades do curso, podem ser ofertadas disciplinas no período diurno.

Note, no entanto, que tradicionalmente há disciplinas obrigatórias ofertadas apenas no período vespertino, não sendo possível, portanto, concluir o mestrado ou o doutorado tendo aulas apenas à noite.

4. Qual o horário e dias de semana das aulas?
Os horários e dias de semana de oferta de disciplina variam a cada semestre, dependendo da grade de disciplinas a ser oferecida. Você pode ver no menu lateral esquerdo os horários ofertados no(s) último(s) semestre(s) como referência.

5. Há um modelo para escrita do curriculum vitae?
Sim. O modelo para o curriculum vitae está disponível no edital de seleção. Porém, é possível ter acesso ao mesmo através do link: modelo de curriculum vitae.

6. Há um modelo para escrita das intenções de pesquisa (Mestrado) e pré-projeto de investigação científica (Doutorado)?
O formato das intenções de pesquisa (para o Mestrado) está determinado através do formulário de inscrição. Veja no edital o limite de caracteres, o que se espera de conteúdo e, também, os critérios de avaliação.

O formato do pré-projeto de investigação científica (para o Doutorado) é determinado pelo Modelo para Publicações de Artigos da SBC (Modelo). Veja no edital as seções obrigatórias, limite de tamanho e, também, os critérios de avaliação.

7. As intenções de pesquisa e propostas de pré-projeto de investigação científica apresentados no momento da inscrição devem ser obrigatoriamente o que a pessoa vai fazer até o final do curso ou podem mudar depois de conhecer melhor a estrutura da linha?
As intenções pesquisa e propostas de pré-projetos de investigação científica têm como objetivo apresentar os interesses e intenções de pesquisa do candidato e como estes interesses estão alinhados à(s) linha(s) de pesquisa do Programa. Seu conteúdo pode mudar, de acordo com a realização do curso. O edital de seleção é bem claro em relação a isso. O tema de dissertação/tese não fica definido no momento da inscrição do curso.

8. Qual o tempo necessário para completar o curso?
O curso de mestrado compreende 2 anos de atividades, incluindo disciplinas e desenvolvimento e defesa da dissertação. Se necessário, é possível prorrogar o prazo de defesa de dissertação para mais um semestre, observando-se as regras do programa. O curso de doutorado compreende 4 anos de atividades, incluindo disciplinas e desenvolvimento e defesa da tese. O aluno de doutorado deve ainda defender um exame de qualificação. Se necessário, é possível prorrogar o prazo de defesa de tese (mas não do exame de qualificação) para mais um semestre, observando-se as regras do programa.

9. É obrigatória a realização do Poscomp?
Não. O Poscomp é desejável, mas não obrigatório. Aos candidatos que o tiverem feito, no entanto, recomenda-se indicarem seu número de inscrição ao exame no formulário de inscrição.

10. Candidatos formados em cursos de graduação tecnológica podem se inscrever para o Curso de Mestrado?
Sim. Desde que o curso em questão tenha sido devidamente reconhecido pelo MEC.

11. Estou me candidatando ao mestrado e minhas intenções de pesquisa são compatíveis com dois projetos de pesquisa divulgados no edital. Posso repetir o mesmo texto e, assim, indicar as mesmas intenções de pesquisa para ambos, ou devo escrever uma nova intenção de pesquisa, definindo um texto diferente para cada projeto de pesquisa?
O sistema de inscrição, ou a comissão de seleção que homologará as inscrições, não fará nenhuma verificação se os textos são iguais ou não. Cada candidato deve avaliar se suas intenções de pesquisa realmente se encaixam no escopo e nos objetivos dos projetos de pesquisa considerados. Convém lembrar que os critérios de avaliação das intenções de pesquisa estão presentes no edital.

12. Estou me candidatando ao doutorado e minhas intenções de pesquisa são compatíveis com dois projetos de pesquisa divulgados no edital. Posso submeter o mesmo pré-projeto de pesquisa para ambos os projetos de pesquisa, ou devo escrever dois pré-projetos, um para cada projeto de pesquisa?
O sistema de inscrição, ou a comissão de seleção que homologará as inscrições, não fará nenhuma verificação se os textos são iguais ou não. Cada candidato deve avaliar se seu pré-projeto de pesquisa realmente se encaixa no escopo e nos objetivos dos projetos de pesquisa considerados. Convém lembrar que os critérios de avaliação dos pré-projetos de pesquisa estão presentes no edital.

13.Como deverá ser feita a entrega dos documentos?
O edital de seleção prevê a inscrição e entrega de documentos apenas através do sistema de inscrição. No sistema, os candidatos além de preencherem todas as informações necessárias, deverão enviar os documentos. Não haverá outra forma de inscrição no processo seletivo para 2021.

14. O Sistema de Inscrição funciona em quais navegadores?
O Sistema de Inscrição foi testado no Google Chrome, por isso recomendamos o uso deste navegador. Há um problema conhecido na utilização do Firefox para os candidatos ao doutorado: ao baixar o arquivo do pré-projeto de pesquisa, a extensão do arquivo não é preservada. O conteúdo do arquivo, no entanto, é adequadamente preservado.

15. Qual o formato de arquivo a ser utilizado para o envio dos documentos?
Apesar de o edital não exigir um formato de arquivo específico, recomendamos *fortemente* a submissão de arquivo no formato PDF, pois será preservada a formatação original.

16. Qual o tamanho máximo dos arquivos de documentos?
O tamanho máximo recomendado é de até 1 Mb por arquivo.

17. Qual o formato de arquivo a ser utilizado para submeter os pré-projetos de pesquisa para a inscrição pro doutorado? Posso submeter um arquivo no formato do OpenOffice ou Microsoft Word?
Apesar de o edital não exigir um formato de arquivo específico, recomendamos *fortemente* a submissão de arquivo no formato PDF, pois será preservada a formatação original.

18. Qual o tamanho máximo do arquivo do pré-projeto de pesquisa?
O tamanho máximo recomendado é de 1 Mb.

19. Vi que em alguns projetos de pesquisa há a indicação do currículo Lattes de alguns professores e que também há uma página referente à seleção que lista o currículo Lattes de todos os professores. O que é o Currículo Lattes?
O Currículo Lattes é uma plataforma do CNPq onde todos os pesquisadores brasileiros cadastram sua produção acadêmica e, também, dados profissionais. Por meio dele, os candidatos podem saber quais foram, por exemplo, os últimos artigos publicados pelos professores do PPGI em diferentes tópicos.

20. Interessei-me por um artigo presente no currículo Lattes de um dos professores, como faço para ter acesso a ele?
Alguns artigos são publicados em veículos (por exemplo, revistas e conferências) com política de copyright que restringem a sua disponibilização pública. Alguns, no entanto, estão disponíveis na internet. Sites que podem interessar aos candidatos são o Google Scholar e o Research Gate. De toda forma, sempre pode-se pedir uma cópia aos autores caso não seja possível encontrá-la online.

21. Interessei-me por um artigo em inglês presente no Currículo Lattes de um dos professores, como consigo uma cópia em português dele?
Em geral, não se conseguem cópias traduzidas dos artigos. Eles são divulgados na língua em que foram escritos. Os candidatos devem estar cientes que durante o mestrado e o doutorado grande parte do material necessário para a leitura para elaboração das dissertações e teses estará em inglês.

22. Meu pré-projeto de pesquisa para o doutorado tem mais páginas do que o limite indicado. Posso submetê-lo assim mesmo?
Os candidatos devem observar no edital, o formato e tamanho requerido para o pré-projeto de pesquisa e, também, os critérios de avaliação a serem utilizados.

23. Vi o endereço do campus no edital, mas como chego até ele?
O endereço do campus é: CCET – Avenida Pasteur, 458, na Urca. Note que há outros campi da UNIRIO nesta mesma avenida. Há um ponto de ônibus em frente, o último da Av. Pasteur. Se o motorista não souber onde é o campus, peça para descer no ponto de ônibus mais próximo do Pão de Açúcar. A entrada é pelo estacionamento. É possível ver pelo Google Maps um muro decorado. Os ônibus que vão à Urca passam pelo campus.
De metrô, salte em Botafogo e pegue o ônibus que se dirige à Urca, um taxi, Uber ou vá caminhando ou de bicicleta (há uma estação Bike Rio próxima à entrada do campus).

24. Onde fica a Secretaria do PPGI?
A Secretaria do PPGI fica no CCET, ao lado direito da guarita. Após a máquina de refrigerantes, há uma porta de vidro. Passe por ela, dobre à direita e logo após à esquerda. Você verá a secretaria do PPGI no início do corredor.

25. Participei do processo seletivo no ano passado, posso aproveitar as notas de algumas provas para este ano?
Não. Todos os candidatos devem fazer todas as etapas do processo seletivo, incluindo candidatos de editais passados.

26. Participei do processo seletivo no ano passado e gostaria de pegar os documentos apresentados naquela época. É possível?
Pelas regras do edital do ano passado, os candidatos têm até 6 meses do término do edital após o encerramento do processo seletivo para pegar os documentos submetidos.

27. Eu preciso ir entregar a documentação requerida pessoalmente?
Não. Neste ano a documentação será entregue através do sistema de inscrições. Atente-se para a documentação requerida nos respectivos editais. O aceite da documentação no momento da inscrição não implica que ela foi considerada completa.

28. O edital exige a entrega de alguns documentos autenticados. Preciso fazer a autenticação em cartório?
Há uma outra alternativa para a autenticação em cartório. Basta levar, no momento da entrega da documentação, cópia e original dos documentos. O funcionário que receber os documentos poderá aferir a autenticidade no momento da entrega. Porém, neste ano, como o envio será feito através do sistema de inscrições, a autenticação dos documentos será feita no momento da matrícula para os candidatos aprovados.

29. Qual a ementa das disciplinas previstas para o mestrado e doutorado?
As ementas das disciplinas dos cursos de mestrado e doutorado, e o número de créditos de cada uma delas, podem ser vistas na Estrutura Curricular do Curso.

30. Qual a carga horária das disciplinas do curso?
As disciplinas presenciais têm, em geral, 4 créditos e uma carga horária de 4 horas-aula (equivalente a 3h20min) por semana e 60 horas-aula por semestre (o que equivale a 15 semanas de aula). As disciplinas de estudos dirigidos ao mestrado/doutorado e pesquisa para dissertação/tese têm, em geral, 2 créditos. A carga horária destas disciplinas é combinada com o professor-orientador.

31. Que disciplinas devem ser feitas pelos alunos durante o curso? Há uma grade curricular a ser cumprida?
As disciplinas devem ser escolhidas no início de cada período de comum acordo entre os orientadores e os alunos. A escolha das disciplinas é feita com base nas disciplinas obrigatórias de cada curso (ver pergunta 29) e com os interesses de pesquisa do orientador e do aluno.

32. Quantas disciplinas devem ser feitas por período? Por quantos períodos há disciplinas?
Em geral, espera-se que os alunos cursem 3 disciplinas presenciais por período, além das disciplinas de pesquisa/estudos dirigidos. Estender a disciplinas por mais períodos pode ser prejudicial ao andamento da dissertação. Além disso, cada curso tem requisitos explícitos sobre o número de créditos que devem ser cursados até determinado momento (o regulamento do PPGI deve ser consultado para mais informações).

33. Quantas bolsas de mestrado e doutorado há disponíveis para a turma do próximo ano?
Não temos como dar essa informação. O número de bolsas alocadas ao PPGI depende das políticas dos órgãos de fomento (em especial, CAPES e CNPq) e, também, da vacância de bolsas atualmente em uso pelos alunos atuais.

34. Qual o valor das bolsas de mestrado e doutorado?
Atualmente os valores são R$ 1.500,00 para o mestrado e R$ 2.200,00 para o doutorado. Consultar site das agências de fomento para valor mais atualizado das bolsas.

35. Em caso de necessidade de interpolação de recursos, há algum modelo a ser seguido?
Sim. O modelo para a interpolação de recursos está descrito no edital de seleção, contudo ele pode ser obtido, também, através do link: modelo para recursos.

36. Existe algum canal para dúvidas sobre o processo de seleção?
Sim. Dúvidas podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico: selecaoppgi@uniriotec.br.

37. Não recebi o email de confirmação de inscrição, o que devo fazer?
Caso não tenha recebido o e-mail com suas informações de inscrição você deverá: 1) verificar seus e-mails na caixa de SPAM, pode ser que ele tenha ido para lá. 2) entrar em contato com o e-mail da comissão de seleção. 3) Garantir que o e-mail informado na sua ficha de inscrição está correto. Conforme edital, não somos responsáveis por informações incorretas na ficha de inscrição , portanto, antes de enviar garanta que o seu e-mail informado está certo.

As instruções gerais para entrada de recurso no processo seletivo são:
 

– Os candidatos deverão enviar os recursos APENAS de forma online através do e-mail recursosppgi@uniriotec.br, com o assunto [Seleção PPGI 2022 – Recurso].

– Não serão aceitos recursos enviados após às 23:59 (vinte três horas e cinquenta e nove minutos) do dia que se encerra o recurso da etapa a ser contestada, especificada no calendário deste edital.

– O formulário padrão de recurso (modelo de formulário de recursos) deverá OBRIGATORIAMENTE ser anexado ao e-mail de solicitação de recursos. Somente os recrusos que estiverem de acordo com o formulário padrão serão analisados.

– Em todos os e-mails, para fins de conferência, os candidatos devem informar o nome completo, CPF e o código de inscrição.

– Para Recurso da 1a Etapa (referente à homologação dos documentos): Junto à listagem de homologação são apresentadas as justificativas de indeferimento. Cabe ao candidado verificar a sua situação por meio de seu código de numeração única para consultar as justificativas do seu indeferimento.

– Para Recursos da 2a Etapa (referente à análise do perfil por projeto/intenções de pesquisa):

– As notas atribuídas a todos os candidatos serão disponibilizadas no site do PPGI. As justificativas para as notas poderão ser acessadas no sistema (LINK PARA O SISTEMA EM BREVE) através do código único do candidato e seu CPF.

– As justificativas devem ser acessadas até um dia *ANTES* do dia final do prazo de recursos, para que haja tempo hábil para a comissão atender aos pedidos e para os candidatos formularem os pedidos de recurso.

– A comissão responderá ao candidato com as informações de sua ficha de nota contendo a justificativa.

– Cada candidato só pode ter acesso às suas fichas de avaliação (com as notas atribuídas).

– Após receber as informações com a justificativa, o candidato poderá substanciar o seu recurso, e enviar seu pedido à comissão de recursos por meio do e-mail, anexando o formulário padrão para recursos a ele.

As datas para os recursos estão descritas nos respectivos editais.

O uso do sistema é necessário para a elaboração da Ficha de Inscrição e envio dos documentos obrigatórios, conforme previsto nos editais do Mestrado e do Doutorado. 

O link do sistema de inscrições é: INSCRIÇÕES ENCERRADAS

ATENÇÃO:

  • O sistema de inscrição é apenas para inscrições dos editais de seleção.
  • Os resultados do processo seletivo NÃO são acessados a partir do sistema de inscrição. O acompanhamento dos resultados é feito exclusivamente pelo site do PPGI na página referente ao processo seletivo desse ano.

ATENÇÃO!

Os candidatos que se autodeclararam negros e pardos deverão estar disponíveis no dia 11/11/2021 para a avaliação de heteroidentificação.

Excepcionalmente, por motivo de enfrentamento à Pandemia (COVID-19), a Comissão de Heteroidentificação efetivará seus procedimentos de forma remota, com gravação audiovisual.

O candidato será comunicado do horário e do endereço da sala virtual para a entrevista por e-mail.

No momento da entrevista, o candidato deverá estar, em mãos, com o documento de identificação utilizado para realizar a inscrição no processo seletivo. Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada para realização da entrevista para candidatos atrasados e ausentes nos dias agendados para entrevista.

Resultado da Entrevista de Heteroidentificação do Processo Seletivo (Turmas PPGI 2022)

Comissão de Seleção:

  • Tadeu Moreira de Classe
  • Gleison Santos
  • Pedro Nuno de S. Moura

Comissão de Avaliação de Recursos:

  • Ana Cristina Bicharra Garcia
  • Simone Bacellar Leal Ferreira
  • Adriana C.F. Alvim

O uso do sistema é necessário para a elaboração de possíveis recursos a serem enviados para a Comissão de Recursos (recursosppgi@uniriotec.br) referente ao resultado da Segunda Etapa (Análise de Perfil do Candidato por Projeto de Pesquisa).

O link do sistema de acesso à justificativas é: <fora do período de recurso>

ATENÇÃO:

  • O candidato terá acesso apenas as suas justificativas individuais, para todos os projetos que ele se inscreveu.
  • O candidato deverá entrar com seu número de inscrição e CPF para ter acesso às justificativas
  • Após isso, caso deseja, poderá entrar com recursos para a Comissão de Recursos (recursosppgi@uniriotec.br), preenchendo o formulário de recursos.

Instruções para os candidatos selecionados na chamada regular (ou seja, para matrículas entre 07 e 09/03/2022, não se aplica aos candidatos selecionados na 1a e 2a reclassificações).

Gostaríamos de lembrar que pelo edital de seleção a data da inscrição para os alunos novos acontece entre os dias 07 e 09 de março de 2022, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Informática (o endereço está no edital). Devido à pandemia da COVID-19 e à necessidade de atender às recomendações de distanciamento social, procedimentos excepcionais foram instituídos para operacionalizar a entrega da documentação em horários pré-estabelecidos para cada candidato.

Os candidatos, entre 14 de dezembro de 2021 até 18 de fevereiro de 2022, devem acessar a planilha de marcação de horários disponível em Planilha. A aba “Instruções” apresenta instruções gerais de preenchimento. Na aba “Horários”, os candidatos devem indicar a sugestão de horário para entrega da documentação. Foram disponibilizados 60 horários, com 15 minutos cada, entre 15h e 20h dos dias 07, 08 e 09 de março de 2022. Não escolham mais de um horário, não apaguem ou sobreescrevam a marcação de outro candidato.

Horário de Matrícula dos Candidatos.

Para efetuar a marcação, deve-se apenas selecionar o nome em um dos horários vagos. A planilha automaticamente indica o curso e o código de inscrição.

No dia da matrícula, compareça à secretaria com antecedência. Os candidatos serão atendidos preferencialmente no horário marcado. Caso um candidato não esteja no horário marcado, outro poderá ser atendido no lugar. Candidatos que sofram alguma eventualidade e não possa comparecer no horário marcado devem entrar em contato com urgência com a Comissão de Seleção para que seja viabilizada a matrícula no dia 09/03/2022. Pelo edital, esse é o último dia possível de matrícula. Candidatos que não comparecerem serão considerados desistentes.

Instruções válidas para todos os candidatos selecionados:

O acesso ao campus está limitado devido à pandemia de COVID-19. Na entrada do campus (a entrada é pelo estacionamento do número 458 da Av. Pasteur) os seguranças poderão solicitar identificação.

No dia da matrícula, os candidatos devem levar impressos:

. Documento de identidade com foto.

. Termo de Aceitação do Resultado do Processo Seletivo.

. Ficha de Cadastro do Aluno.

. Termo de compromisso de orientação.

. Ficha de inscrição em disciplinas.

. Cópia dos documentos solicitados pelo Edital para Matrícula (ver Cláusula 3). Caso as cópias não estejam autenticadas, deve-se levar os originais para a conferência pela secretaria.

Note-se que o campus da UNIRIO está com acesso e funcionalidades limitados. Não haverá como imprimir o material lá. Leve tudo de casa, na ordem indicada acima.

Caso você não possa comparecer pessoalmente, um portador munido de procuração pode realizar a matrícula para você. É importante que a procuração explicite a autorização para realização da matrícula no PPGI. A procuração não precisa ser registrada em cartório ou ter assinatura autenticada, podendo ser de próprio punho. A procuração ficará arquivada no PPGI.

O candidato deverá preencher e assinar dois documentos: Termo de Aceitação do Resultado do Processo Seletivo (deve-se atentar para marcar corretamente o projeto de pesquisa para o qual o candidato foi aceito) e Ficha de Cadastro do Aluno. Vejam no Anexo da Ficha de Cadastro a lista de documentos solicitados pelo Edital de Seleção. Para agilizar os procedimentos, leve os documentos na ordem indicada no anexo.

Importante: Excepcionalmente, devido à Pandemia de COVID-19, o PPGI aceitará a apresentação de certificados digitais em lugar do diploma e histórico. Para isso, deve ser dada uma justificativa por escrito e assinada de acordo com este modelo.

Durante a matrícula, você deve também se inscrever nas disciplinas que cursará no 1o semestre de 2022. Lembramos que a escolha destas disciplinas deve ser feita de comum acordo com o seu orientador. Há formulários disponíveis para os alunos de mestrado e de doutorado. O número de matrícula deve ser deixado em branco.

Você e seu orientador devem também assinar o Termo de Compromisso de Orientação (o formulário está disponível no site do PPGI). Caso o seu orientador não esteja disponível para a assinatura, entregue o formulário preenchido e assinado por você na secretaria, que o encaminhará para assinatura do seu orientador. O número de matrícula deve ser deixado em branco, ele só será gerado quando a sua matrícula for processada.

As disciplinas ofertadas e os horários para o semestre serão disponibilizadas em breve no site do Programa.

Informações sobre possíveis bolsas de estudo serão divulgadas a posteriori.

Os alunos de doutorado devem ler as páginas referentes a aproveitamento de créditos (instruções para isso serão dadas posteriormente).
 

O procedimento de matrícula para os alunos reclassificados é idêntico ao aqui descrito. A divulgação das reclassificações será feita de acordo com o calendário divulgado no Edital de Seleção. A data de matrícula dos alunos reclassificados também está divulgada no Edital de Seleção.

Visando à otimização dos recursos públicos envolvidos e, também, visando possibilitar o amplo acesso ao PPGI, pedimos que candidatos que tenham sido aprovados no processo seletivo, mas não pretendem fazer o curso, que não se matriculem. O ato de matrícula ocupa a vaga disponível e, portanto, impede que candidatos na lista de reclassificação sejam alocados à vaga.
 
 
As aulas do 1o semestre de 2022 começam no dia 14 de março de 2022. Cada professor, no entanto, indicará o dia exato de início das aulas e o calendário de cada disciplina.