Aluno do PPGI UNIRIO é premiado em Competição da Conferência GECCO 2023

Entre os dias 15 a 19 de julho, ocorreu a conferência internacional The Genetic and Evolutionary Computation Conference (GECCO 2023), que é uma das principais conferências do campo de Otimização Combinatória, uma subárea da Computação.

O aluno Caio Philipe Vargas de Souza, que cursa mestrado no PPGI sob orientação da Profa. Adriana Alvim e do Prof. Pedro Moura, foi premiado em primeiro lugar na competição referente ao Problema do Ladrão Viajante (Travelling Thief Problem Competition). Esse problema une dois problemas clássicos e muito importantes da Computação, que são o Problema do Caixeiro Viajante e o Problema da Mochila.

A competição foi aberta para pesquisadores do mundo todo e envolveu a aplicação de um algoritmo proposto por cada pesquisador participante a um conjunto de instâncias do Problema do Ladrão Viajante especialmente selecionadas da literatura. Os algoritmos foram então comparados de acordo com a qualidade da solução provida para cada uma das instâncias fornecidas.

O algoritmo proposto pelo Caio Souza que ganhou a competição foi desenvolvido no contexto da sua pesquisa de mestrado, por meio da aplicação de heurísticas e de estruturas de dados, a fim de melhorar o estado da arte.

Para mais detalhes, o seguinte link deve ser acessado: https://sites.google.com/view/ttp-gecco2023/home