Lista de projetos ativos
Descrição:
Emerging systems like wrearable device environments, mobile apps, and sensors networks have been transforming the way of organizations and communities carry out their business processes and decision-making. These systems when designed as constituent systems within a System-of-Systems (SoS) present new and unique features that cannot be provided by any individual system separately. This may expand the comprehension of variables and thus enhance business analysis. However, the heterogeneity and managerial independence of the constituent systems pose challenges when modeling, designing and developing a SoS. They have their own prerequisites, architectures, and used technologies that might not be flexible to changes or even more may diverge to the overall SoS. Moreover, a SoS often provides information and/or features that do not match target-users’ needs, which in turn could hamper business tasks and decisions. Therefore, this project proposal will develop a methodology that designs SoSs more aligned with business processes by understanding the bridging elements among them and how they can be handled. This methodology will be built on two elements: (a) an architectural design process that guides the design of a SoS architecture and (b) a model that handles emerging behavior of SoS by matching its functionalities to characteristics of business activities. These elements will be established and evaluated in interactive design and analysis cycles, taking as a case study the context of monitoring environmental variables within a Brazilian early-warning center. Results expected from this project include both the methodology’s elements and lessons earned from their employment in both experimental evaluations and a real-world case study. Together, these contributions comprise valuable contributions to practice and research on the design, development, and evaluation of SoS more aligned with organizations’ processes and decisions.
Integrantes:
Rodrigo Pereira dos Santos (Prof. do PPGI-UNIRIO) – Integrante / Valdemar Vicente Graciano Neto (Prof. da UFG) – Integrante / Flávio Eduardo Aoki Horita (Prof. da UFABC) – Coordenador / Donna H. Rhodes (Pesquisadora do MIT) – Integrante / Bernd Hellingrath (Prof. da UMünster) – Integrante / Victor Marchezini (Pesquisador do Cemaden) – Integrante / Leonardo B. L. Santos – Integrante / Everton R. S. Cavalcante – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Descrição:
O projeto aqui apresentado propõe uma linha específica de trabalho que complementa e expande as ações executadas pela duas “Bolsas-DT” anteriores. Essa nova proposta visa além do desenvolvimento complementar de novos gibis e de novas Séries, também, a aplicação desses gibis em escolas de Educação Básica (ensino fundamental e/ou médio) como forma de familiarização com a Cultura Digital e/ Letramento Digital por meio do desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) vinculados à metodologias desplugadas/ unplugged integradas ao currículo escolar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [Brasil 2017] visando desenvolver tanto competências técnicas, tal como Pensamento Crítico (integradas às sugestões do currículo de Referência em Tecnologias e Computação desenvolvido pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) [2018] vinculado a BNCC), quanto a desenvolver competências sócio-emocionais e interpessoais vinculadas às demandas de empregabilidade do cidadão do século XXI discutidas pelas Nações Unidas em relatório do Banco Mundial [World Bank 2019].
Integrantes:
Maria Augusta Silveira Netto Nunes (Profa. do PPGI-UNIRIO) – Coordenador / Leandro Dihl – Integrante / Carina Friedrich Dorneles – Integrante / Rita Pinheiro-Machado – Integrante / CICERO GONCALVES DOS SANTOS – Integrante / Margarida Romero – Integrante / Luís Antônio dos Santos Silva – Integrante / Felipe Faustino de Souza – Integrante / Claudia Lage Mota – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Descrição:
O objetivo do projeto é o desenvolvimento e aplicação de métodos heurísticos e técnicas de decomposição, baseadas no método POPMUSIC. As ideias básicas de POPMUSIC podem ser resumidas nos quatro seguintes passos: (i) criar uma solução inicial; (ii) decompor a solução inicial em “partes”; (iii) otimizar uma porção da solução inicial (composta de diversas “partes”); (iv) repetir o passo anterior até que as porções otimizadas cubram toda a solução. A parte mais complexa do método é criar a solução inicial. Isto, pois é muito difícil criar uma solução decente com complexidade menor do que O(n^2), onde n é o tamanho do problema. Considerando-se instâncias “grandes” ( >> 10^4) este passo é impraticável. Por outro lado, o passo (iii) pode ser realizado em tempo “quase linear”, conforme mostrado em trabalhos da literatura para o problema de rotulação cartográfica e para o problema de localização e roteamento. De fato, com o método POPMUSIC, a melhoria na qualidade de uma dada solução, obtida através de um método básico de otimização, tal como um método exato, por exemplo, não é o que mais contribui para a complexidade do algoritmo.
Integrantes:
Adriana Cesário de Faria Alvim (Profa. PPGI-UNIRIO, Profa. BSI-UNIRIO) – Coordenador / Eric D Taillard (University of Applied Sciences of Western Switzerland) – Integrante / Alexandre Andreatta – Integrante (Prof. BSI-UNIRIO).
Descrição
Nas últimas décadas, foi presenciado um crescimento exponencial no avanço da capacidade de armazenamento e processamento do hardware disponível, de maneira que a infraestrutura das organizações evoluiu substancialmente. Acima de tudo, na década de 2010, aproveitando-se desse cenário de maior abundância de dados, houve avanços sólidos nos resultados obtidos por modelos de Aprendizagem de Máquina, que é um subcampo da Inteligência Artificial. Tais resultados pertencem a tarefas de diferentes áreas, que variam de Visão Computacional a Processamento de Linguagem Natural, e se devem sobretudo a novos algoritmos e arquiteturas de Redes Neurais Artificiais, que receberam a alcunha de Aprendizagem Profunda (Deep Learning). Este projeto tem o objetivo de estudar e aplicar alguns desses modelos a problemas de variados domínios.
Componentes
Pedro Nuno de Souza Moura (Prof. do PPGI-UNIRIO) – Coordenador /
Adriana Cesário de Faria Alvim (Profa. do PPGI-UNIRIO) – Integrante / Carlos Alberto Vieira Campos (Prof. do PPGI-UNIRIO) – Integrante / Hélio de Moura Neto – Integrante / Breno Phillip Mendes Baronte – Integrante /Estevan Barbará Teixeira – Integrante / Alex Vaz Silva – Integrante.
Descrição:
Este projeto compreende a investigação e resolução de problemas relacionados com: (i) – técnicas de remoção de mensagens obsoletas e de gerenciamento de buffer em redes DTN; (ii) a ocorrência de nós preferidos para o encaminhamento de dados em DTN; (iii) coleta e análise de dados para sensoriamento de pessoas e veículos em ambientes urbanos inteligentes; e (iv) – desenvolvimento de aplicações para redes veiculares em ambientes urbanos. Assim, para todos os problemas mencionados anteriormente, busca-se desenvolver tecnologia (softwares, ferramentas, mecanismos, protocolos e algoritmos) para o suporte de partes dos componentes da comunicação sem fio para a tão esperada computação ubíqua em ambientes inteligentes.
Integrantes:
Carlos Alberto Vieira Campos (Prof. PPGI-UNIRIO) – Coordenador.
Descrição:
Muitas das empresas de software do Estado do Rio de Janeiro são Fábricas de Software e se enquadram no perfil de pequenas e médias empresas. Desafios enfrentados por Fábricas de Software incluem a definição, e melhoria contínua, de processos contendo boas práticas de engenharia de software adequados às suas necessidades e, também, às necessidades e restrições de seus clientes que impactam na prestação de serviços de TI. O objetivo deste projeto de pesquisa é apoiar pequenas e médias empresas, em especial as Fábricas de Software, na condução de iniciativas de melhoria de processos de software e de serviços de TI e da definição de programas de medição de software e de serviços de TI levando em consideração também o valor associado às práticas adotadas e também a avaliação das mudanças organizacionais decorrente de tais iniciativas nos processos, projetos e pessoas. Prevê-se a formação de alunos de doutorado, mestrado e graduação nos tópicos relacionados, a publicação de resultados relevantes na forma de artigos técnicos em conferências e periódicos nacionais e internacionais e a divulgação dos resultados obtidos pela aplicação dos mecanismos propostos na indústria. Também se espera a consolidação da integração com projetos ou grupos de pesquisa nacionais e internacionais. Este projeto tem aplicabilidade no cenário científico e no cenário industrial apoiando tanto Fábricas de Software quanto organizações que aplicam melhoria de processos de software e de serviços de TI..
Integrantes:
Gleison dos Santos Souza (Prof. PPGIUNIRIO) – Coordenador / Cristina Cerdeiral (Pós-doutorado no PPGI-UNIRIO 2015-2016) – Integrante / Carlos Simões – Integrante / Davi Viana (Prof. da UFMA) – Integrante
Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Auxílio financeiro.
Descrição:
Muitas das empresas de software do Estado do Rio de Janeiro são Fábricas de Software e se enquadram no perfil de pequenas e médias empresas. Desafios enfrentados por Fábricas de Software incluem a definição, e melhoria contínua, de processos contendo boas práticas de engenharia de software adequados às suas necessidades e, também, às necessidades e restrições de seus clientes que impactam na prestação de serviços de TI. O objetivo deste projeto de pesquisa é apoiar pequenas e médias empresas, em especial as Fábricas de Software, na condução de iniciativas de melhoria de processos de software e de serviços de TI e da definição de programas de medição de software e de serviços de TI. Prevê-se a formação de alunos de doutorado, mestrado e graduação nos tópicos relacionados, a publicação de resultados relevantes na forma de artigos técnicos em conferências e periódicos nacionais e internacionais e a divulgação dos resultados obtidos pela aplicação dos mecanismos propostos na indústria. Também se espera a consolidação da integração com projetos ou grupos de pesquisa nacionais e internacionais. Este projeto tem aplicabilidade no cenário científico e no cenário industrial apoiando tanto Fábricas de Software quanto organizações de consultoria em melhoria de processos de software e de serviços de TI.
Integrantes:
Gleison dos Santos Souza (Prof. PPGI-UNIRIO) – Coordenador
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.
Descrição:
A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, através da IPLAN, criou recentemente um serviço inspirado no Uber, para a rede de táxis oficiais cadastrados, chamado Taxi.Rio. Tal serviço está no ar desde novembro de 2017. O sistema registra dados de todas as chamadas e corridas ocorridas e canceladas. A partir da iniciativa de parceria institucional firmada entre a prefeitura do Rio de Janeiro e a UNIRIO, esses dados de mobilidade originados das corridas estarão disponíveis para análises. Estamos engajados em vários estudos com tais dados. O projeto aqui descrito visa a desenvolver um estudo do comportamento de passageiros e motoristas na aceitação e no cancelamento de chamadas de corridas. De acordo com dados preliminares do banco de dados da Taxi.Rio, 46% das corridas são canceladas. Entender por que tantas corridas são canceladas é objetivo importante por diversas razões. A identificação das causas principais dos cancelamentos é condição fundamental para a formulação de políticas públicas que lidem com tal problema. Do ponto de vista econômico, o excesso de cancelamentos prejudica o já congestionado trânsito, com reflexos negativos sobre a mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro. Há também efeitos negativos sobre o meio-ambiente, por conta dos deslocamentos inúteis das viaturas (quantificar tal efeito é per se uma meta importante). À luz do que foi observado nos EUA, com dados do Uber mencionados acima, pretende-se investigar que fatores impactam a produtividade do serviço público de mobilidade Taxi.Rio que justifiquem um índice de cancelamento tão alto e, mais especificamente, analisar características que influenciam cancelamentos de chamadas de corridas, tanto por motoristas quanto por passageiros. Consideraremos fatores objetivos como por exemplo o tempo de demora do serviço, mas também fatores subjetivos como caraterísticas extraídas das imagens dos motoristas. Também estudaremos os fatores determinantes da avaliação, tanto de motoristas, quanto de passageiros. Por fim, a partir da descoberta de padrões nos cancelamentos e nas execuções das corridas, almejamos desenvolver um sistema de recomendações de corridas que minimizem o número de cancelamento, com isso melhorando o serviço prestado à população. Também esperamos poder estimar o crescimento do serviço compartilhado do Taxi.Rio.
Integrantes:
Ana Cristina Bicharra Garcia (Profa. do PPGI-UNIRIO) – Coordenadora / Reinaldo Viana Alvares – Integrante / Carlos Eduardo Ribeiro de Mello – Integrante (Prof. do PPGI-UNIRIO).
Descrição:
Este projeto de pesquisa foca na caracterização de padrões de mobilidade em redes adhoc veiculares no cenário urbano, na análise de desempenho de protocolos de roteamento devido às frequentes mudanças topológicas causadas, principalmente, pela mobilidade dos nós e, por fim, visa oferecer uma modelagem estocástica unificada para avaliar o roteamento em redes veiculares.
Integrantes:
Carlos Alberto Vieira Campos (Prof. PPGI-UNIRIO) – Coordenador
Descrição:
ComunicaTEC é um projeto de pesquisa “guarda-chuva”, que dá nome ao grupo de pesquisa do Prof. Mariano Pimentel, cujo objetivo é investigar o uso e o desenvolvimento de sistemas computacionais de conversação voltados para Educação e Colaboração.
Integrantes:
Mariano Pimentel (Prof. do PPGI-UNIRIO) – Coordenador.
Descrição:
A globalização da indústria de software ampliou as oportunidades de negócio para organizações que contratam e oferecem produtos e serviços de TI. Neste contexto, a escolha de qual tecnologia ou aplicação adquirir, desenvolver, substituir ou descontinuar requer uma avaliação de que opções disponíveis melhor atendem às necessidades dos interessados e às restrições do orçamento e da arquitetura de TI. Entretanto, nos últimos anos, a dependência cada vez maior das redes de fornecedores e de desenvolvedores externos para atingir objetivos organizacionais e tratar as diversas demandas tem tornado as decisões de manutenção dessas arquiteturas mais complexas. Isso se deve ao fato de que esse conjunto de tecnologias e aplicações, passível de extensão e/ou integração, forma uma plataforma tecnológica central que reúne uma comunidade de fornecedores, desenvolvedores externos e usuários, produzindo redes chamadas de Ecossistemas de Software (ECOS). Devido aos efeitos da natureza dinâmica de um ecossistema, gestores e arquitetos de TI precisam lidar com diversos requisitos que devem ser conciliados nas decisões de manutenção das arquiteturas dessas plataformas. Visto suas recentes proposições, desconhece-se quais dados dessas redes e como a sua análise conjunta apoiam as decisões de tais profissionais. Mais especificamente, não se tem conhecimento de que requisitos devem ser coordenados nas decisões de manutenção da arquitetura da plataforma de um ECOS e como se pode apoiar organizações que busquem qualificar atividades desta natureza no desenvolvimento de software. O projeto de pesquisa apresentado visa preencher esse gap na literatura, cujo objetivo é desenvolver uma abordagem para coordenação de requisitos visando otimizar manutenção de arquiteturas de TI no cenário de ECOS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes:
Rodrigo Pereira dos Santos – Coordenador (Prof. do PPGI-UNIRIO) / Paulo Sérgio Medeiros dos Santos – Integrante / Simone Vasconcelos Silva – Integrante / Sabrina Marczak – Integrante / Arilo Cláudio Dias Neto – Integrante / Awdren de Lima Fontão – Integrante / Davi Viana dos Santos – Integrante / Elisa Yumi Nakagawa – Integrante / Aline Pires Vieira de Vasconcelos – Integrante / Valdemar Vicente Graciano Neto – Integrante / Luis Jorge Enrique Rivero Cabrejos – Integrante / Igor Scaliante Wiese – Integrante / Marcelo Fornazin – Integrante (Prof. do PPGI-UNIRIO).
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Auxílio financeiro.
Descrição:
As cidades inteligentes envolvem a integração de serviços e aplicações em uma infraestrutura tecnológica unificada com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de uma cidade. O desenvolvimento dessas aplicações não é trivial, pois é necessário levar em consideração diversas características inerentes do contexto de cidades inteligentes, como aspectos de interoperabilidade, gerenciamento de um grande volume de dados, aspectos sociais de interação dos usuários com as aplicações e entre outros. Para apoiar o desenvolvimento das aplicações no contexto de cidades inteligentes, pode-se fazer uso de técnicas de desenvolvimento definidas na Engenharia de Software (ES) que buscam prover meios para apoiar diversas atividades do desenvolvimento de sistemas. Essas técnicas podem estar relacionadas com o processo de desenvolvimento de software, elicitação de requisitos e modelagem das aplicações. Desta forma, as técnicas buscam garantir que os sistemas sejam desenvolvidos corretamente e com a qualidade esperada. Executar essas técnicas para o desenvolvimento de aplicações no contexto de Cidades Inteligentes ainda é um desafio. Desta forma, o objetivo deste projeto é o desenvolvimento de técnicas de desenvolvimento de software no contexto de Cidades Inteligentes, tais como: (i) definição de processo de software aderente às características de aplicações para Cidades Inteligentes; (ii) criação de modelagens de software específicas para este contexto; e, (iii) técnica de avaliação da qualidade das aplicações deste contexto. Espera-se que os resultados a serem obtidos com este projeto contribuam com o avanço da pesquisa científica em Engenharia de Software, além de disponibilizar novas técnicas para serem utilizadas pela Indústria de Software.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes:
- Rodrigo Pereira dos Santos – Integrante (Prof. do PPGI-UNIRIO) / Davi Viana dos Santos – Coordenador / Luis Jorge Enrique Rivero Cabrejos – Integrante / Rafael Fernandes Lopes – Integrante / Francisco José da Silva e Silva – Integrante / Luciano Reis Coutinho – Integrante / Alex Oliveira Barradas Filho – Integrante / Ariel Soares Teles – Integrante / Leonardo Ribeiro Machado – Integrante / Nathyane de Jesus Pereira Moreno – Integrante / Alexandre Ribeiro Aragão – Integrante / Fabio Kon – Integrante / Alfredo Goldman vel Lejbman – Integrante / Kelly Rosa Braghetto – Integrante / Gustavo Jansen de Souza Santos – Integrante / Thatiane de Oliveira Rosa – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico – MA – Auxílio financeiro.
Descrição:
Buscando alcançar seus objetivos de negócio, as organizações estabelecem estratégias envolvendo à produção de software e à prestação de serviços de TI interna ou externamente. Organizações são entidades dinâmicas e, como tal, seus objetivos de negócio e estratégias sofrem alterações ao longo do tempo, motivadas por fatores internos (por exemplo, resultados obtidos) e externos (por exemplo, novas leis ou necessidades estabelecidas pelo mercado). O uso de indicadores apoia a monitoração e controle de estratégias e do alcance a objetivos de negócio, uma vez que fornece informações sobre os resultados obtidos e auxilia na identificação de ações corretivas necessárias quando eles não são satisfatórios. Porém, definir estratégias e indicadores para monitorá-los não é uma tarefa trivial. Além disso, é preciso lidar com as alterações necessárias ao longo do tempo. Nesse sentido, um método de apoio à definição de estratégias e indicadores, bem como monitoração e controle das estratégias e destas em relação aos objetivos de negócio pode contribuir para o fornecimento de software e serviços de TI alinhados aos objetivos de negócio da organização e, dessa forma, auxiliar no seu alcance. Este projeto de pesquisa tem por objetivo criar um método de apoio às organizações de software e prestadoras de outros serviços de TI na definição e no monitoramento dos objetivos e estratégias para atingi-los, de forma a manter o alinhamento com os objetivos de negócio. Além disso, prevê-se a definição de um padrão para aplicação da abordagem GQM+Strategies para definição de estratégias.
Integrantes:
Gleison dos Santos Souza (Prof. PPGI-UNIRIO) – Coordenador / Carlos Simões – Integrante / Eliezer Dutra – Integrante / Isadora Provenciano Paranhos – Integrante / Monalessa Barcellos – Integrante / Bianca Trinkenreich – Integrante / Mônica Anastassiu – Integrante / Eduardo Augusto Ferreira da Silva – Integrante / Leonardo Mendes Cabral – Integrante / Fabio Reginaldo e Silva – Integrante / Bruna Diirr (Profa. PPGI-UNIRIO) – Integrante / Marcelo Jochem – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Auxílio financeiro.
Descrição:
Este projeto de pesquisa busca verificar a hipótese da criação de jogos digitais baseados em serviço de utilidade pública, visando trazer para os jogadores situações sociais reais, buscando sobre a utilidade do serviço, convidando-os a compreender como o serviço é prestado e seus desafios.
Integrantes:
Tadeu Moreira de Classe (Prof. do PPGI-UNIRIO) – Coordenador / Gildo Leonel – Integrante / Iran dos Reis Costa Júnior – Integrante / Matheus Bezerra Dore – Integrante / Samuel Ribeiro Braz – Integrante.
Descrição:
Australian National University College of Arts and Social Sciences Teaching and Learning Fellowship for promoting the students’ perception of second language speech.
Integrantes:
Bernardo Pereira Nunes (Prof. PPGI-UNIRIO) – Integrante / Terhi Nurmikko-Fuller – Integrante / Solene Inceoglu – Coordenador / Ben Swift – Integrante.
Descrição
Este projeto de pesquisa trata da degradação de software causada por comportamento indesejado de desenvolvedores e sobre estratégias para lidar com esse comportamento. Essas estratégias serão possivelmente inspiradas em conceitos da teoria dos jogos. Assumimos que a degradação do software pode ser medida pelo número e pelos tipos de kludges feitos pelos desenvolvedores de software no código. Um kludge é um código que: (i) corrige parcialmente um bug ou implementa parcialmente um recurso; e (ii) o desenvolvedor sabe que o código é apenas uma solução parcial, com alta probabilidade. Este projeto visa estudar como os projetos de software evoluem em termos de número e tipos de kludges. Estamos tentando identificar kludges olhando para alertas gerados pelo analisador de código-fonte PMD. PMD é um analisador de código-fonte estático comumente usado para encontrar possíveis falhas de programação. As etapas deste projeto envolvem: (i) confirmar a suposição de que a frequência de alertas de PMD é uma medida precisa da prevalência de kludges; (ii) confirmar a suposição de que os kludges prejudicam o desenvolvimento de software; (iii) confirmar a suposição de que existe um jogo em que, no equilíbrio de Nash, um desenvolvedor escolhe uma estratégia em que obtém benefícios pessoais enquanto causa danos ao projeto, fazendo kludges; (iv) Se todas essas suposições forem verdadeiras, propor uma estratégia para mudar o ambiente de forma que os desenvolvedores não escolham fazer tantos kludges; (v) implementar esse mecanismo criando um plug-in para uma ferramenta de CI de destaque, como Travis, Jenkins ou GitLab.
Integrantes:
Prof. Márcio Barros (Prof. do PPGI-UNIRIO), Prof. Earl Barr (UCL/UK), Bruno Crotman (aluno DSc, PPGI/UNIRIO).
Descrição:
Problemas computacionalmente difíceis, e de enorme importância prática, aparecem nas mais diversas áreas como ciência da computação, pesquisa operacional, bioinformática, engenharia, transportes, redes, logística, negócios, etc. Apesar dos avanços tecnológicos, encontrar soluções ótimas, de forma eficiente, para problemas importantes dessa natureza ainda é um desafio, muitas vezes infactível por restrições de tempo. Uma alternativa para, de forma eficiente, se obter soluções aproximadas (não necessariamente ótimas) de qualidade é o uso de heurísticas baseadas em metaheurísticas (heurísticas inteligentes). Metaheurísticas são procedimentos gerais que geram famílias de algoritmos que devem ser instanciados para cada problema específico. Baseiam-se, sobretudo, na combinação de algoritmos construtivos com técnicas de busca local que permitem escapar de ótimos locais que aprisionam heurísticas mais simples. Dentre as principais metaheurísticas, é possível citar: simulated annealing (SA), tabu search (busca tabu), algoritmos genéticos (GA), greedy randomized adaptive search procedure (GRASP), variable neighborhood search (VNS), iterated local search (ILS), large neigboorhood search (LNS), ant colony (colônia de formigas), entre outras. Outra alternativa, que recentemente vem sendo muito explorada, são os métodos híbridos que combinam heurísticas e programação matemática, conhecidos como matheuristic. Para muitos problemas computacionalmente difíceis, em uma grande variedade de áreas, métodos heurísticos são considerados como sendo os métodos do estado da arte.
O objetivo mais geral da pesquisa consiste no desenvolvimento de heurísticas e algoritmos híbridos para a resolução de problemas de elevada complexidade computacional (NP-Difícil). Para isto, é necessária uma pesquisa de caráter teórico compreendendo o estudo aprofundado de diversas metaheurísticas e diversos problemas NP-difíceis, ou de modelos de programação linear inteira; e uma pesquisa de caráter experimental: analisar os dados produzidos pelos testes, tanto no que se refere à qualidade das soluções, especificidade das instâncias, e tempos relativos.
Integrantes:
Adriana Cesário de Faria Alvim (Profª. do PPGI-UNIRIO) – Coordenadora / Pedro Nuno de Souza Moura (Prof. do PPGI-UNIRIO) – Integrante
Descrição:
Problemas associados ao envelhecimento, como perda de memoria, dificuldade para caminhar e baixa da acuidade visual podem ser mitigados com tecnologias assistidas, que usam artefatos e sistemas de monitoramento e controle, para oferecer seguranca e independencia ao idoso em suas atividades diarias..
Integrantes:
Ana Cristina Bicharra Garcia (Profa. PPGI-UNIRIO) – Coordenador.
Descrição:
A ideia de se desenvolver ambientes inteligentes tornou-se recentemente factível pela existência e baixo custo de sensores no mercado, aliados à disponibilidade de redes sem fio e maturidade da tecnologia de sistemas inteligentes distribuídos. Modelos de reconhecimento de padrão estão sendo desenvolvidos usando técnicas de aprendizagem de máquina e aprendizagem profunda para inferir dos dados vindos de sensores padrões de comportamentos de pessoas equipamentos e com isso investigar a possibilidade de monitoramento de idosos, reconhecimento de atividades em ambientes outdoors, des-aprendizagem, identificação de reações adversas a medicamentos descritos em redes sociais e nas ficha de pacientes. Além disso, estamos estudando a ética dos sistemas inteligentes e privacidade de dados.
Integrantes:
Ana Cristina Bicharra Garcia (Profa. do PPGI-UNIRIO) – Coordenadora
Descrição:
As redes sociais online estão se tornando um tema central de pesquisas em diversas áreas de investigação acadêmica. Um dos objetivos deste projeto é explorar as redes sociais online mais populares, como Facebook, Twitter, Linkedin e Youtube, a fim de buscar compreender como as pessoas, isto é, usuários das referidas redes, se comportam e influenciam fenômenos temporais específicos de qualquer natureza, como por exemplo: disseminação de uma epidemia (saúde pública), propensão ideológica atual (política), público-alvo de determinado produto (comercial), entre outros. A Análise de Redes Sociais (ARS) é uma abordagem que traz um conjunto de métodos de coleta e análise fortemente baseados na Teoria dos Grafos. O primeiro desafio é identificar que tipo de rede será necessária para determinado estudo. Em seguida, é preciso eleger o que serão considerados atores (nós) e relações (conexões). Os dados coletados servirão de base para que seja gerado o grafo subjacente à rede, quando então inicia-se a análise propriamente dita. Essa análise depende de medidas obtidas a partir do grafo gerado. De modo geral, essas medidas podem ser classificadas em dois tipos: métricas de um nó e métricas da rede (grafo). Dentre as principais métricas para a análise de um nó estão: grau do nó, grau de intermediação, grau de proximidade, autovetor e pagerank. Como as principais métricas de rede pode-se citar: densidade, coeficiente de clusterização, centralização, componentes, diâmetro e modularidade. Por fim, é necessário interpretar essas métricas. Além do objetivo anteriormente descrito, outro interesse consiste em investigar e propor novas métricas e algoritmos dirigidos para ARS.
Integrantes:
Adriana Cesário de Faria Alvim (Profa. PPGI-UNIRIO, Profa. BSI-UNIRIO)- Integrante / Vânia Maria Félix Dias (Profa. BSI-UNIRIO) – Coordenador.
Descrição:
O projeto atual tem por objetivo, como continuidade do processo de validação, avaliar a aplicabilidade e reprodutibilidade da MAVIL em diferentes contextos de AP no SUS. Engloba ainda o desenvolvimento de conjunto de software para entrada de dados, análise estatística e elaboração de relatório, de forma a facilitar que o gestor ou gerente avalie o desempenho das equipes de AP de forma ágil e precisa. O desenvolvimento do projeto se dará em três etapas: 1) atualização dos referenciais e logística do trabalho de campo; 2) Aplicação da MAVIL e desenvolvimento do Software; 3) Identificação de padrões de comparabilidade da Matriz e elaboração de relatórios e artigos.
Integrantes:
Marcelo Fornazin (Prof. PPGI-UNIRIO) – Coordenador / José Muniz da Costa Vargens – Integrante / Henrique Luiz Cukierman (Prof. da UFRJ) – Integrante / Elenice Machado da Cunha (Profa. da FIOCRUZ) – Integrante / Gisele O?Dwyer (Profa. da FIOCRUZ) – Integrante / Marcio Candeias Marques (FIOCRUZ) – Integrante / Gabriela Rieveres Borges de Andrade (Profa. da UFGD) – Integrante / Grácia Maria de Miranda Gondim (Profa. da FIOCRUZ) – Integrante / Leyla Gomes Sancho (Profa. da UFRJ) – Integrante / Ana Claudia Figueiró (Pesquisadora da FIOCRUZ) – Integrante / Eduarda Cesse (Profa. da FIOCRUZ) – Integrante / Amanda Blanca Cardoso de Azevedo – Integrante / Priscila da Silva Costa – Integrante.
Descrição:
As organizações estão cada vez mais investindo na gestão de seus processos com o objetivo de aumentar sua produtividade. Modelos de processo de negócio têm sido utilizados para explicitar informações sobre como o negócio funciona de forma a contribuir para discutir e agilizar mudanças. Neste sentido se tornam também instrumentos de comunicação e de entendimento comum dos membros da organização sobre seu funcionamento. Por outro lado, as organizações têm sido cobradas por sua capacidade de oferecer transparência sobre seu funcionamento, desempenho e resultados. Neste ponto, os modelos de processo podem servir como instrumentos de representação de serviços prestados por estas organizações. Porém, os modelos de processo, em geral, contêm informações sobre o seu funcionamento, não representando elementos importantes para o cliente como, por exemplo, critérios de qualidade da prestação do serviço, tempos de resposta, formas de entrega do valor do serviço, elementos estes que fazem parte dos Acordos de Nível de Serviço que toda organização que presta serviço deve compartilhar com seu cliente. Este projeto busca definir e implementar formas de representar informações sobre Acordos de Nível de Serviço em modelos de processo de negócio de forma a que estes possam ser melhor entendidos pelos clientes demonstrando uma maior entrega de valor pelas organizações. Esta representação em princípio se dará através do enriquecimento da semântica dos elementos utilizados para representação de modelos de processo.
Integrantes:
Gleison dos Santos Souza (Prof. PPGI-UNIRIO) – Coordenador / Cláudia Cappelli (professora do PPGI-UNIRIO 2011-2018) – Integrante / Kate Revoredo (professora do PPGI-UNIRIO 2009-2018) – Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.
Descrição:
A proposta deste projeto refere-se à adaptação ao contexto nacional e validação junto a gestores, técnicos e pesquisadores brasileiros de uma ferramenta desenvolvida na Europa, o Model for Assessment of Telemedicine Applications (MAST), de modo a explorar suas potencialidades de uso e contribuir para processos avaliativos da telemedicina/telessaúde no país.
Integrantes:
Marcelo Fornazin (Prof. PPGI-UNIRIO) – Coordenador / Rosângela Caetano (Profa. da UERJ) – Integrante / Angélica Baptista Silva (Pesquisadora da FIOCRUZ) – Integrante / Rondineli Mendes da Silva (Pesquisador da FIOCRUZ) – Integrante / Ricardo Ewbank Steffen (Pesquisador da UERJ) – Integrante / Cesar Augusto Orazem Favoreto (Prof. da UERJ) – Integrante / Ana Cristina Carneiro Menezes Guedes (HFSE) – Integrante.
Descrição:
O objetivo deste projeto de pesquisa é o desenvolvimento de novas técnicas, métodos e/ou mecanismos que possibilitem a operação, avaliação e/ou o gerenciamento das redes de maneira mais eficiente e eficaz, flexibilizando e ampliando as formas de operação e controle da rede, permitindo novas abordagens para o encaminhamento dos dados e uma visão mais ampla e cognitiva do funcionamento da rede. As diferentes áreas de investigação deste projeto tangem aspectos associados a novas formas de roteamento, melhorias na qualidade de experiência dos usuários, balanceamento de carga flexível, redução de riscos de segurança, técnicas mais precisas de medição, além de novos mecanismos e algoritmos para redes sem fio e móveis, dentre outros.
Integrantes:
Sidney Cunha de Lucena (Prof. do PPGI-UNIRIO) – Coordenador / Carlos Alberto Vieira Campos (Prof. do PPGI-UNIRIO) – Integrante / Luiz Fernando T. de Farias – Integrante / José Carlos de Albuquerque (egresso de doutorado do PPGI-UNIRIO) – Integrante / Eduardo da Costa da Silva – Integrante / Débora Helena Job (aluna de doutorado do PPGI-UNIRIO) – Integrante / Rodrigo Soares e Silva (egresso de mestrado do PPGI-UNIRIO) – Integrante / Alexandre Alves dos Santos de Campos (aluno de mestrado do PPGI-UNIRIO) – Integrante.
Descrição:
As redes definidas por software já vêm conferindo maior poder de controle aos administradores de rede, mas gerar muitas regras OpenFlow simultaneamente ainda é um trabalho árduo. Faz-se necessário antever cada tipo de tráfego, ou no mı́nimo implementar o tratamento a ser executado na camada de controle para pacotes ainda desconhecidos. Este projeto de pesquisa objetiva, portanto, a criação de um conjunto de recursos que forneça ao administrador uma arquitetura de orquestração de tráfego dotada de uma linguagem de configuração amigável para definir como o tráfego deve ser encaminhado por dentro de um domı́nio de rede OpenFlow. Esta linguagem será usada para a definição em alto nível de políticas de rede, que por sua vez será interpretada e gerará um conjunto de regras OpenFlow que possuem prioridade superior àquelas criadas pela plataforma de roteamento IP em uso.
Integrantes:
Sidney Cunha de Lucena (Prof. do PPGI-UNIRIO) – Coordenador / Luiz Fernando T. de Farias – Integrante / Débora Helena Job (aluna de doutorado do PPGI-UNIRIO) – Integrante / Rodrigo Soares e Silva (egresso de mestrado do PPGI-UNIRIO) – Integrante.
Descrição:
O presente projeto tem por objetivo identificar e definir requisitos de usabilidade de sistemas alinhados com a legislação de acessibilidade que possam facilitar a interação dos usuários, em especial, os com limitações, e garantir sistemas com conteúdo compreensível e navegável.
Integrantes:
Simone Bacellar Leal Ferreira (Profa. do PPGI-UNIRIO) – Coordenador / Julio César Sampaio do Prado Leite (Prof. da PUC-Rio) – Integrante / Ricardo Rodrigues Nunes (egresso de mestrado do PPGI-UNIRIO; doutorando no UTAD) – Integrante / Horácio Pastor Soares – Integrante / Eliane Pinheiro Capra (aluna de doutorado do PPGI-UNIRIO) – Integrante / Morganna Diniz (Profa. do BSI-UNIRIO) – Integrante / Jorge Oliveira – Integrante / Hélio Braga – Integrante / Letícia Seixas Pereira – Integrante / Ney Wagner Freitas Cavalcante – Integrante / Letícia Régis Di Maio – Integrante / Luiz Amancio Machado de Sousa Junior – Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.
Conteúdo
A Programação Genética é um tipo de busca heurística desenvolvida com a intenção de gerar programas de forma automática para a realização de determinadas tarefas. A Programação Genética utiliza operadores evolutivos, similares aos utilizados em algoritmos genéticos, para evoluir um conjunto de programas ao longo de diversas gerações. Embora o alcance desta técnica na geração de programas de forma automática ainda seja limitado, ela tem sido utilizada com outros fins. Neste projeto de pesquisa, propomos o uso de programação genética para definir uma teoria de projeto de software sob a forma de um conjunto de equações que relacionem métricas estruturais de projeto. Nossa expectativa é que a otimização da estrutura do software segundo estas equações reflita a organização do código fonte de sistemas considerados bem sucedidos segundo critérios orientados à avaliação técnica e econômica da capacidade demanutenção do software.
Integrantes:
Prof. Márcio Barros (Prof. do PPGI-UNIRIO) e Luiz Antônio Jr (aluno DSc, PPGI/UNIRIO)
Descrição:
A ideia de se desenvolver ambientes inteligentes tornou-se recentemente factível pela existência e baixo custo de sensores no mercado, aliados à disponibilidade de redes sem fio e maturidade da tecnologia de sistemas inteligentes distribuídos. Essa confluência de fatores positivos vem fomentando a área de Ambient Intelligence, especialmente para vendas. Já vivemos em um mundo onde disponibilizamos continuamente para o ambiente informações sobre nossos comportamentos. Tais informações são realizadas pelo marketing de empresas para instigar nosso instinto comprador. Porém, existem outros usos, considerados mais nobres, para se utilizar inteligência no ambiente. Um desses usos é criar ambientes inteligentes para auxiliar idosos no cumprimento de suas tarefas diárias em seus lares, como, por exemplo, a lembrança/percepção de tomar medicação contínua, gestão da energia, detecção de situações anômalas e até mesmo a atuação em caso de emergência.
Integrantes:
Ana Cristina Bicharra Garcia (Profa. PPGI-UNIRIO) – Coordenador / / Jose Manuel Molina Lopez – Integrante / Daniel Cinalli – Integrante / Nayat Sánchez Pi – Integrante / Luis Martí – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Auxílio financeiro.
Descrição:
Um ambiente cada vez mais dinâmico, imprevisível e desafiador faz com que as organizações precisem atravessar suas fronteiras e estabelecer parcerias com outras organizações para se manterem competitivas. Esse relacionamento interorganizacional permite que as organizações participantes combinem recursos, conhecimento e poder entre si, além de colaborarem para melhor lidarem com a oportunidade de trabalho conjunto identificada. Contudo, apesar de possuírem um objetivo mútuo ou compatível, é comum que essas organizações enfrentem vários desafios durante a parceria. Este projeto de pesquisa visa explorar a gestão de relacionamentos interorganizacionais, tanto no âmbito privado quanto governamental. A compreensão do ciclo de vida dos relacionamentos interorganizacionais e aplicação de técnicas de modelagem de Objetivos e de Processos de Negócio, Sistemas Colaborativos, Gestão do Conhecimento e Gestão de Projetos permitem o delineamento de um framework de suporte à gestão de relacionamentos interorganizacionais. Este framework apoia a integração e acompanhamento das organizações participantes, possibilita a interoperabilidade de processos e informações, e permite o desenvolvimento de habilidades para a atuação conjunta e alcance dos objetivos compartilhados, garantindo assim que o trabalho conjunto será efetivo e bem-sucedido.
Integrantes:
Bruna Diirr (Profª do PPGI-UNIRIO) – Coordenadora / Sérgio Leal Fonseca – Integrante / Barbara Beato Ribeiro – Integrante / Bernardo Agrelos / Gleison dos Santos Souza (Prof. do PPGI-UNIRIO)
Descrição:
Este projeto de pesquisa objetiva a criação de um sistema de monitoramento de fluxos em Redes Definidas por Software baseado em esquemas de visualização do tipo weathermap. Este sistema tem como objetivo a integração de ferramentas que possibilitem uma visualização panorâmica dos fluxos de dados que atravessam uma rede OpenFlow, bem como de suas características, permitindo identificar o trajeto de cada fluxo por dentro da rede monitorada. Desta forma, espera-se que este sistema seja usado para apoiar o dimensionamento de capacidade da rede, a definição de políticas de encaminhamento, a verificação do impacto de falhas e tomadas de decisão relacionadas a engenharia de tráfego e resiliência no plano de dados.
Integrantes:
Sidney Cunha de Lucena (Prof. do PPGI-UNIRIO) – Coordenador / Débora Helena Job (aluna de doutorado do PPGI-UNIRIO) – Integrante / Rodrigo Soares e Silva (egresso de mestrado do PPGI-UNIRIO) – Integrante.
Descrição:
Atualmente as ferramentas de busca são amplamente utilizadas para apoiar a aprendizagem formal e informal, mas tais ferramentas não consideram teorias e abordagens didático-pedagógicas em sua concepção e avaliação. Assim, surge Searching as Learning como uma área emergente de pesquisa que se baseia na evolução dos mecanismos de busca ao contemplar as características de ensino-aprendizagem. Abre-se uma grande oportunidade para a área de Tecnologias Educacionais, que pode trazer a fundamentação teórica necessária para uma nova geração de ferramentas de busca, bem como a experiência no uso de tecnologias para apoiar a Educação. O potencial de pesquisa tecnológica e de inovação é amplamente abordado neste projeto, ao (i) se propor uma formalização dos conceitos necessários para Searching as Learning (incluindo como as teorias e abordagens educacionais podem se relacionar com os conceitos de recuperação de informação); (ii) analisar o processo de busca exploratória e como as atividades deste processo impactam a aprendizagem do usuário; (iii) projetar e intervir em sistemas de busca repensando-os com uma ferramenta de apoio à aprendizagem; e (iv) avaliar o processo de busca exploratória e os resultados da aprendizagem que ocorrem durante uma busca.
Integrantes:
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (Prof. do PPGI-UNIRIO) – Coordenador / Bernardo Pereira Nunes (Prof. do PPGI-UNIRIO) – Integrante / Crystiam Kelle Pereira e Silva (aluna de doutorado do PPGI-UNIRIO) – Integrante / Tadeu Moreira de Classe (Prof. do PPGI-UNIRIO) – Integrante / Marcelo Tibau de Vasconcellos Dias (aluno de doutorado do PPGI-UNIRIO) – Integrante / Cleber Pinelli Teixeira (aluno de doutorado do PPGI-UNIRIO) – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Descrição:
O principal objetivo do presente projeto de pesquisa é produzir um sistema para gerenciar e consultar o acervo formado pelo Núcleo de Memória da Museologia no Brasil (NUMMUS), implantado pela Escola de Museologia do Centro de Ciências Humanas e Sociais desta Universidade, em 2005. Para tal, é possível enumerar três objetivos específicos: 1. Desenvolver o protótipo de um sistema para cadastramento e consulta de alguns itens do acervo, prevendo a questão de acessibilidade. 2. Após a validação do protótipo, desenvolver uma aplicação web da versão completa do sistema e orientada à usabilidade e acessibilidade. 3. Agregar novas tecnologias ao sistema, como, por exemplo, desenvolvimento ou reutilização/adaptação de ontologias para a classificação semiautomática de elementos do acervo, e integração com outros dados disponíveis na web (web semântica), armazenamento de imagens 3D, etc..
Integrantes:
Adriana Cesário de Faria Alvim (Profa. PPGI-UNIRIO, Profa. BSI/UNIRIO) – Coordenador / Vânia Maria Félix Dias (Profa. BSI/UNIRIO) – Integrante / Geiza Maria Hamazaki da Silva (Profa. BSI/UNIRIO) – Integrante / Simone Bacellar Leal Ferreira (Profa. PPGI-UNIRIO, Profa. BSI/UNIRIO) – Integrante / Guilherme Caeiro de Mattos – Integrante (aluno BSI-UNIRIO).
Descrição:
Este projeto de pesquisa tem por objetivo produzir reflexões e identificar categorias que permitam compreender melhor como os Sistemas de Informação (SI) podem ser usados em contextos de gestão social, por exemplo, movimentos sociais, associações voluntárias, e organizações não governamentais A pesquisa, fundamentada em conhecimentos oriundos de abordagens sociotécnicas, vai investigar questões acerca de como os SI estão relacionados às dinâmicas sociais, políticas e econômicas nos contextos citados anteriormente. Na pesquisa são empregadas metodologias de viés qualitativo, tais como visão sistêmica, teoria ator-rede, teoria fundamentada (grounded theory), design science research, pesquisa-ação, entre outros. O desenho de pesquisa baseia-se em estudos de casos múltiplos e longitudinais, os quais compreendem investigações empíricas de questões do tipo ?como? e ?por que? sobre fenômenos contemporâneos dentro de seu contexto real.
Integrantes:
Marcelo Fornazin (Prof. PPGI-UNIRIO) – Coordenador / Renata Mendes de Araujo (Profa. PPGI-UNIRIO 2007-2018; Profa. UPM) – Integrante / Barbara Aranha Ramos – Integrante / Leonardo Gargano – Integrante.
Descrição:
The class of stream processing applications represents different important processing domains (e.g., image, video, audio, and unstructured data produced by sensors). The project challenge is to enable these applications to run in cloud computing environments rather than running in traditional high-performance processing centers. The cloud computing model enables greater control over the resources and the user can pay-per-use. The elasticity (increase and decrease the use of computational resources) of these environments allows users to save money when stream processing applications support the proper on-demand resource provisioning. This scenario is quite interesting and appropriate to be investigated in these applications since the intensity of the data flow varies and the computational cost of the operation is often irregular for each item/task being processed. Our goal in this project is to investigate different ways of exploiting parallelism and automatic elasticity. In addition, we intend to provide efficient stream parallelism support for a set of applications from this domain in the cloud.
Integrantes:
Rodrigo Pereira dos Santos (Prof. do PPGI-UNIRIO) – Integrante / Dalvan Jair Griebler (Prof. da PUCRS) – Coordenador / Luiz Gustavo Fernandes – Integrante / Marco Danelutto – Integrante / Claudio Schepke (Prof. da UNIPAMPA) – Integrante / Rodrigo da Rosa Righi (Prof. da UNISINOS) – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Descrição:
O projeto de pesquisa Tagarelas tem por objetivo desenvolver sistemas de bate-papo para a educação e potencializar a cultura de uso desses sistemas em atividades pedagógicas.
Integrantes:
Mariano Pimentel (Prof. do PPGI-UNIRIO) – Coordenador / Ricardo Rodrigues Nunes (egresso de mestrado do PPGI-UNIRIO; doutorando da UTAD, Portugal) – Integrante / Marcelo Estruc (Egresso de mestrado do PPGI-UNIRIO; doutorando no PPGI-UNIRIO) – Integrante / Edmilson Barcelos Rocha (Egresso de mestrado do PPGI-UNIRIO; doutorando no PPGI-UNIRIO) – Integrante / Vânia Maria Félix Dias (Prof. do BSI-UNIRIO) – Integrante.
Descrição:
O objetivo geral deste trabalho é apoiar organizações na adoção de métodos ágeis de forma aderente a práticas da Engenharia de Software Contínua, visando a Transformação Ágil das organizações e o apoio à realização das atividades de desenvolvimento, e construção de produtos de software qualidade, pelas equipes envolvidas. São quatro as vertentes que delineam esse projeto de pesquisa e que têm sido alvo de grande interesse da área de Engenharia de Software nos últimos anos: Transformação Ágil, Engenharia de Software Contínua, Gestão de Produtos de Software e Avaliação de Clima Organizacional. O projeto também visa apoiar a adoção das práticas mencionadas em três níveis diferentes: a organização como um todo (associado principalmente à vertente de Transformação Ágil), o setor de desenvolvimento de produtos de software (associado principalmente à Gestão de Produtos de Software) e as equipes ágeis de desenvolvimento de software (associado principalmente à Avaliação de Clima Organizacional). Como elemento integrador, estão as práticas associadas com a Engenharia de Software Contínua.
Integrantes:
Gleison dos Santos Souza (Prof. PPGI-UNIRIO) – Coordenador / Cristina Cerdeiral (Pós-doutorado no PPGI-UNIRIO 2015-2016) – Integrante / Carlos Simões – Integrante / Eliezer Dutra – Integrante / Isadora Provenciano Paranhos – Integrante / Mônica Anastassiu – Integrante / Leonardo Mendes Cabral – Integrante / Fabio Reginaldo e Silva – Integrante / Bruna Diirr (Profa. PPGI-UNIRIO) – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Auxílio financeiro.