Estou terminando

Solicitação de defesa

Você trabalhou bastante, completou sua pesquisa e chegou a hora de apresentá-la à banca de examinadores. Antes de solicitar sua defesa, confira o seu histórico escolar. Você terá que ter 34 créditos integralizados no Mestrado e 60 créditos integralizados no Doutorado.

Para o Mestrado, isto equivale a 8 créditos de disciplinas do Núcleo Básico, 4 de Metodologia Científica, 2 de Estágio em Docência, 4 de Pesquisa para Dissertação, 16 de disciplinas optativas (ou 12 de disciplinas optativas e 4 de disciplinas eletivas).

Para o Doutorado, isto equivale a 4 créditos de Fundamentos de Sistemas de Informação, 4 de Análise e Projeto de Algoritmos, 4 de disciplinas do Núcleo Básico, 8 de Metodologia Científica, 4 de Docência em Sistemas de Informação, 4 de Estudos Dirigidos (I e II), 4 de Estudos Dirigidos à Inovação, 4 de Qualificação, 16 de Pesquisa para Tese, 8 de disciplinas optativas.

Combine com seu orientador os detalhes da defesa: data, hora e quem comporá a banca examinadora. Preencha o formulário de solicitação de defesa de dissertação/tese e entregue-o na Secretaria do PPGI.


Defesa

Parabéns, você chegou até aqui! Mas ainda não acabou… Depois da defesa, você terá um prazo para entregar a versão final da tese/dissertação na secretaria. Antes de imprimir a versão final e encardenar, você terá que gerar a ficha catalográfica pelo sistema da Biblioteca Central. Com a ficha em mãos, é só imprimir 1 versão da dissertação ou tese, encardenar em capa dura preta, com letras douradas. Depois, você terá que deixá-la na secretaria junto com 2 versões em formato digital (CDs identificados; arquivo em PDF) e os seguintes formulários preenchidos:

  1. (1) Termo de Autorização e
  2. (2) Termo de autorização – complementação de metadados.

 

Solicitação de diploma

Para solicitar seu diploma você deverá entregar na secretaria as cópias dos seguintes documentos:

  • identidade
  • CPF
  • título de eleitor
  • comprovante de votação da última eleição
  • certificado de reservista
  • certidão de nascimento ou casamento
  • diploma de graduação e histórico escolar

Você pode solicitá-lo assim que entregar a versão final da sua dissertação/tese.