A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), é responsável pela Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Atualmente esta avaliação é realizada quadrienalmente, ou seja, a cada quatro anos. Na avaliação da quadrienal de 2012-2016, o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) foi avaliada com a Nota 4.
Algumas curiosidades:
- As notas de avaliação de Programas de Pós-Graduação pela CAPES vão de 3 a 7. Normalmente, quando um novo Programa é aprovado recebe a nota 3 e à medida em que vai amadurecendo sua nota vai subindo.
- O PPGI-UNIRIO foi criado em 2006, com o curso de Mestrado em Informática, tendo como área de concentração “Sistemas de Informação”. Na ocasião da proposta do Programa, os avaliadores indicaram seu caráter inovador pelo fato de ter o foco em Sistemas de Informação.
- Em 2013, o curso de Doutorado em Informática foi aprovado, iniciando-se a primeira turma em 2014.
- Na época, a média de tempo para início do doutorado em relação ao início do mestrado em CC era de 13,3 anos.
- Considerando apenas os programas nível 4 (antes da última avaliação trienal), a média de tempo para o início de doutorado em relação ao início do mestrado em CC era de 16,9 anos.
- Os programas que tiveram curso de doutorado em 7 anos ou menos foram: UFF (7 anos), UFAM (7 anos), USP (0 anos), UFRJ – COPPE (0 anos). A PUC-Rio levou 8 anos e a UFRN 9 anos.
- Dentre os programas nota 4 na ocasião, o que iniciou o doutorado em menos tempo havia sido a PUC/PR (iniciou o programa de mestrado em 1996 e o doutorado em 2006 – 10 anos).