Defesa de Dissertação de Mestrado – Fabrício Luiz Villela Janssen

Prezados, venho orgulhosamente convidar toda comunidade para a defesa de mestrado do aluno: Fabrício Luiz Villela Janssen

Título: Valores em Jogos Baseados em Processos de Prestação de Serviços Públicos Brasileiros.

Resumo

No Brasil, diversas iniciativas têm surgido para promover o diálogo de cidadãos e instituições públicas por meio do uso de tecnologia. A aproximação desses atores é um desafio, principalmente considerando a realidade de baixa escolaridade do povo brasileiro. Pesquisas exploram o potencial de jogos digitais como uma alternativa para essa interação. Neste contexto, o CIBERDEM (Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia) produziu o “Play your Process” (PYP), um método cujo objetivo é sistematizar o design de jogos digitais com propósito, baseados em processos de negócio, como os de prestação de serviços públicos. Durante estudos com o PYP, observou-se que um dos aspectos importantes para a eficácia dos jogos construídos para este fim, são os valores que eles transmitem, sendo sugerido que o estudo a respeito de como projetá-los nestes jogos fosse aprimorado. Sendo assim, essa pesquisa objetiva responder à questão: “Como projetar valores humanos em jogos digitais baseados em processos de prestação de serviços públicos brasileiros, de forma sistematizada?” Para isto, utilizou-se a abordagem epistemológica-metodológica Design Science Research (DSR), que resolve problemas de forma prática, ao mesmo tempo que gera conhecimento científico. O resultado da pesquisa foi a proposição de um artefato para ser integrado ao método PYP, que recebeu o nome de “Play your Process – Valores Brasileiros” (PYP-VBr), composto de três subprocessos que se baseiam na metodologia americana “Values at Play” (VAP), ou Valores no Jogo. Também foi gerado um recurso de apoio ao processo, o “Values at Play Brasil” (VAPBr), um deck composto por 25 cartas, inspirado no jogo “Grow-a-Game” (GaG) e que se trata de uma ferramenta de brainstorm, criada com o objetivo de ajudar designers a pensarem valores para seus projetos. O PYP-VBr demonstrou capacidade de permitir descobrir e projetar valores em jogos baseados em processos de prestação de serviços públicos, bem como demonstrou sua utilidade para game designers.

Banca:

• Tadeu Moreira de Classe (PPGI/UNIRIO) – Orientador
  • Sean Wolfgand Matsui Siqueira (PPGI/UNIRIO)
  • Geraldo Bonorino Xexéo (COPPE/UFRJ)

Data/hora: 28 de Abril de 2020 às 09:30hs

Local: Defesa Online UNIRIO (Google Meet – Link: https://meet.google.com/sri-whkv-tdc)