Defesa de Dissertação de Mestrado – Herick H. Cardouzo de Oliveira

Título do Trabalho: Taxonomia para Gênero de Jogos Digitais

Resumo: Os jogos moldam e influenciam a sociedade, precedendo a própria cultura humana ao criar regras, gerar emoções, proporcionar momentos de diversão e abranger esportes, performances artísticas, crenças, tradições e desenvolvimento pessoal. Nas mídias digitais, jogos e estudos sobre gaming são temas recentes que impactam a sociedade de forma econômica, política e social, além de nos oferecerem meios para compreender e moldar esses impactos. Com isso em mente, a compreensão e descrição dos jogos tornam-se essenciais, e vários modelos tentam suprir essa necessidade de definir aspectos dos jogos digitais. Modelos como MDA e a Tétrade de Schell são exemplos, embora possam ser limitados ao não descreverem detalhes de certos sistemas dentro dos jogos. Uma maneira de descrever esses sistemas é através dos estudos de gêneros, que adotam uma perspectiva cultural e linguística. Esses termos fornecem informações internas de um jogo, como perspectiva, estilo visual e dinâmicas, além de informações externas ao desenvolvimento, como orçamento e presença de DLCs ou microtransações. Esta pesquisa busca compreender esses aspectos dentro dos jogos digitais, abrangendo descrições e relações entre os gêneros. Utilizando a metodologia DSR com as bases do DSRP e o Modelo-DSR, esse trabalho trás a criação de um artefato em forma de taxonomia de gêneros de jogos digitais, visando categorizar e descrever características importantes, trazendo um consenso entre academia. A taxonomia apresentada aborda três bases para a separação dos gêneros dentro de sua metodologia: Tempo, visando a nomenclatura cultural evoluindo de maneira autopoiética; Fragmentos do jogo, visando representar contextos e sistemas específicos internos de jogos e não o jogo por completo; e Não-hibridização, separando gêneros que definem várias características em gêneros mais simples e diretos. Este artefato foi validado duas vezes com especialistas da academia de jogos, e foi construída com ajuda de um MSL, feedback das validações e literaturas adicionais, adequando as definições e características com nomenclaturas utilizadas pela academia. Assim, esta pesquisa promove uma melhor compreensão de jogos digitais para pesquisadores, iniciando um caminho de padronização das características dos jogos e compreensão de seus sistemas para estudos futuros.

Banca Examinadora:

Data e Hora da Defesa: 28/01/2025 às 09:00

Local da Defesahttps://meet.google.com/irg-fbvc-ymi