Defesa de Dissertação de MESTRADO – Márcio Canedo de Oliveira

Defesa de Dissertação de MESTRADO – – Márcio Canedo de Oliveira

TÍTULO DA PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO/TESE: DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: EVIDÊNCIAS SOBRE A SENSIBILIZAÇÃO EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Resumo: Com o avanço da tecnologia no mundo moderno vivemos imersos em um ecossistema demarcado por modificações em variados âmbitos. Dentre estas destaca-se as que impactam a empregabilidade, Isto, pois a inovação trazida pela tecnologia cria novos setores e novas tarefas, já que novas habilidades passam a ser exigidas no panorama mercadológico. Diante disso, a ONU (WEF 2020, 2023) e OECD (2008) destacam quais seriam as chamadas habilidades necessárias para o século XXI, quais sejam, a Resolução de Problemas, Pensamento Crítico, Comunicação de Ideias, Criatividade, Liderança e Habilidades Empresariais. Por outro lado, Romero et al. (2017) afirmam que as habilidades do Pensamento Crítico e capacidade de Resolução de Problemas estão intrinsecamente ligadas às características do Pensamento Computacional (PC). Considerando os aspectos mencionados o problema a ser tratado por essa pesquisa concentra-se no fator empregabilidade em um futuro emergente, acarretado pelas mudanças na natureza do trabalho (WB, 2019) e com isso a necessidade de preparação dos estudantes para um mercado ainda incerto, refletindo na necessidade do desenvolvimento das habilidades e competências essenciais para o século XXI. Sendo, portanto, a motivação para esta dissertação a necessidade de adequação no preparo das crianças e jovens para um mercado de trabalho ainda incerto impactando na necessidade do desenvolvimento de habilidades e competência supracitadas. Com este intuito, esta dissertação objetiva encontrar evidências sobre a sensibilização às habilidades do Pensamento Computacional em alunos do Ensino Fundamental através da utilização de Histórias em Quadrinhos (HQ)s. Para isso foi proposta uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa, com procedimento quase-experimental. Avaliou-se a influência desta abordagem com alunos do 5o ano de uma escola pública. Os resultados evidenciaram melhor desempenho dos alunos nas atividades propostas após as intervenções realizadas resultando em amostragens que denotam a absorção do conteúdo de forma a evidenciar o desenvolvimento das habilidades referentes ao PC.

Palavras chaves: Tecnologia- Empregabilidade- Pensamento Computacional, Ensino Fundamental- Histórias em quadrinhos.

BANCA EXAMINADORA:
Maria Augusta Silveira Netto Nunes UNIRIO
Sean Wolfgand Matsui Siqueira, UNIRIO
Denilson Rodrigues da Silva Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DATA/HORA DE DEFESA:Data: 25/03/2024 às 10 horas da manhã
Local: Auditório do PPGI