- Defesa de Dissertação de Mestrado
Discente Reinaldo Eustáquio da Silva
Orientadora: Maria Augusta Silveira Netto Nunes (UNIRIO)
Coorientadora: Rita Pinheiro Machado -Instituto Nacional da Propriedade Industrial
(INPI).
TÍTULO DA DISSERTAÇÃO/TESE: EVIDÊNCIAS DA CONTRIBUIÇÃO DE UM JOGO PARA SENSIBILIZAR SOBRE MECANISMOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL: UM EXPERIMENTO EM STARTUPS E ALUNOS DE GRADUAÇÃO/PÓS-GRADUAÇÃO
RESUMO Atualmente, a Inovação é vista como um fator chave de competição e crescimento econômico, sendo considerada um dos motores mais importantes de desenvolvimento socioeconômico de países e regiões. Neste cenário, para que haja o desenvolvimento competitivo dos países nesse novo paradigma baseado no uso do conhecimento na forma de Inovação, é fundamental, o uso de Direitos de Propriedade Intelectual (PI). No entanto, a literatura aponta que no Brasil, como em outros países, ainda existe pouco conhecimento sobre o tema, que se mostra ainda abrangente e complexo para a maioria das pessoas. Assim sendo, torna-se importante disseminar informações de modo a fomentar o entendimento e uso da PI no país, visando orientar os agentes envolvidos na produção do conhecimento e da tecnologia. Existem diferentes estratégias para disseminar informações sobre os mecanismos de PI, tais como: treinamento, disciplinas na graduação e pós-graduação, prêmios, campanhas de sensibilização, gibis, jogos, internet, vídeos, animações, etc. Dentre as estratégias sugeridas quais são aquelas que contribuem para disseminar a informação sobre mecanismos de PI e sensibilizar a sociedade sobre o tema? Tendo isso como ponto de partida, o objetivo desta dissertação é trazer evidências da contribuição de um jogo para sensibilizar colaboradores de Startups e alunos de graduação/pós-graduação sobre mecanismos de PI. Foi conduzido um experimento utilizando o jogo “Gerenciando Ativos por Propriedade Intelectual”, aplicado em cinco Startups de Tecnologia da Informação (TI), em dois grupos de alunos de graduação e um grupo de alunos da pós-graduação da UNIRIO. Para a análise dos resultados do experimento foi feita uma abordagem quantitativa, mediante estatística descritiva, teste paramétrico t-pareado e não-paramétrico. Os resultados positivos do experimento mostraram que o treinamento por meio de um jogo criou novas perspectivas para que mais pesquisas sobre o tema sejam desenvolvidas em alinhamento com as Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual 2021-2030. Palavras-chave: Jogo, Propriedade Intelectual, Sensibilização, Startup, Universidade.
BANCA EXAMINADORA:
Maria Augusta Silveira Netto Nunes (Orientadora)Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
Tadeu Moreira de Classe – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -UNIRIO
Gilton José Ferreira da Silva – Universidade Federal de Sergipe (UFS)
DATA/HORA DE DEFESA: 18/08/2023 às 10 horas da manhã
Local: Auditório do PPGI