Defesa de Exame de Qualificação ao Doutorado – Alessandra Fortuna

TÍTULO: O Apoio da Alta Gestão como Fator de Sucesso da Transformação Ágil.

RESUMO:

Contexto: Métodos e práticas ágeis têm sido amplamente adotados há mais de duas décadas, com uma crescente migração das organizações para essas abordagens. Contudo, a transição de processos estabelecidos enfrenta desafios significativos, como elevados custos e possibilidade de fracasso. Fatores críticos de sucesso (FCS) são essenciais para entender e superar esses desafios e traçar estratégias eficazes. Motivação: Embora a quantidade de FCS para transformação ágil tenha aumentado, ainda falta consenso sobre eles. Como o apoio da alta gestão, que é reconhecido como um fator crítico, mas frequentemente analisado isoladamente, sem a perspectiva sistêmica necessária para entender suas inter-relações com outros FCS. Essa visão fragmentada ignora a importância do apoio da alta gestão como um meta-fator integrador. Além disso, há escassez de pesquisas focadas especificamente no impacto desse apoio na transformação ágil. Objetivo: Este estudo visa investigar, à luz da teoria geral dos sistemas e da abordagem sociotécnica, como o apoio da alta gestão determina o sucesso da transformação ágil. Método: A pesquisa adotará uma abordagem mista, utilizando análises quantitativas e qualitativas por meio de revisões sistemáticas da literatura, pesquisa de opinião (survey), estudos de caso e entrevistas semiestruturadas. Resultados Preliminares: Pesquisas de opinião concluídas e em andamento destacam a relevância do apoio da alta gestão e a interdependência entre FCS. Evidências indicam que práticas ágeis dependem do suporte da alta gestão e de outros gestores para criar um ambiente de confiança e psicologicamente seguro. Contribuições e Impactos Esperados: A pesquisa espera revelar o papel essencial do apoio da alta gestão e a importância de uma visão sistêmica e inter-relacionada dos FCS para o sucesso de uma transformação ágil. A pesquisa contribuirá para o campo teórico e prático, oferecendo recomendações e estratégias baseadas em experiências de profissionais e organizações ágeis. A nova perspectiva sistêmica pode aprimorar a eficácia de projetos de adoção ágil e influenciar futuras pesquisas e práticas no campo.

Palavras-chave: Alta gestão, Fator Crítico de Sucesso, Transformação Ágil

BANCA EXAMINADORA:
Gleison dos Santos Souza – UNIRIO (Presidente)
Rodrigo Pereira dos Santos – UNIRIO
Eliezer Dutra Gonçalves – CEFET/RJ
Sheila Reinehr – PUC-PR

DATA/HORA DE DEFESA:
22/08/2024 às 14:00 – Online
Link para a transmissão: https://meet.google.com/fhf-znuo-ujp