Defesa de Dissertação de MESTRADO – Albert Rodrigues de Souza Catojo

TÍTULO DA PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO/TESE: EVIDÊNCIAS DA SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DAS HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL (PC) UTILIZANDO HQS

Resumo: Uma grande parcela da sociedade está sendo formada de maneira que não as prepara para os desafios do futuro (empregos, alfabetização digital, etc..), devido ao rápido desenvolvimento das tecnologias que já fazem diversas funções que antes eram exercidas por humanos, com isso os conhecimentos básicos já não são suficientes para o pleno desenvolvimento no Século XXI, as escolas devem acompanhar esse desenvolvimento e facilitar o acesso dos alunos a melhores oportunidades para uma vida mais próspera. Pesquisas relacionadas ao Pensamento Computacional (PC) são importantes, pois há uma demanda por cidadãos críticos, que resolvam problemas com criatividade, colaborem, inovem e se comuniquem eficazmente por meio da tecnologia. Aprender habilidades úteis no dia a dia, ajuda a engajar os alunos na educação, além disso, incorporar as habilidades do Século XXI no ensino faz com que seja possível criar uma força de trabalho com uma cultura de aprendizagem ao longo da vida, pronta e preparada para rápidas mudanças no Século XXI. Esta dissertação tem como objetivo buscar evidências da sensibilização dos alunos do Ensino Fundamental por meio das habilidades do (PC) utilizando Histórias em Quadrinhos (HQs). Assim, a metodologia utilizada nesta dissertação foi a Design Science Research Methodology (DSRM), proposto por Peffers et al. (2007) e composto pelas seguintes etapas: Identifique o Problema e a Motivação, Defina os Objetivos da Solução, Projeto e Desenvolvimento, Demonstração e Comunicação.Como resultado da dissertação temos uma melhora nos resultados das questões do CT Test no grupo experimental (Abstração, Decomposição, Reconhecimento de Padrões e Algoritmo) utilizando quadrinhos em disciplinas em que os códigos não são da computação onde os alunos trabalharam a ludicidade nas atividades aplicando as habilidades do PC, deste modo foi apresentada uma ideia de metodologia para apresentação do PC de acordo com a visão da BNCC em relação às competências que devem ser trabalhadas em sala de aula, além disso, foi feita a sistematização e descrição do tipo de atividade que deve ser realizada em sala de aula com os códigos listados nas normas de informática para a educação se espelhando no parecer CNE CEB-N-2-2022 permitindo criar uma ponte entre os códigos da BNCC e a metodologia de ensino do PC, deste modo facilitando o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, reflexiva e ética, para produzir conhecimentos e resolver problemas.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Ensino Fundamental, Habilidades do Século XXI, Histórias em Quadrinhos

BANCA EXAMINADORA:
Maria Augusta Silveira Netto Nunes – UNIRIO
Sean Wolfgand Matsui Siqueira – UNIRIO
Silvio Cesar Cazella – UFCSPA

DATA/HORA DE DEFESA:Data: 28/03/2024 Hora: 09:00h
Link da sala virtual: https://meet.google.com/qaa-uxsz-yse