Defesa de Exame de Qualificação de Mestrado – Herick Henrique Cardouzo de Oliveira

Título : Ontologia para gênero de jogos digitais para suporte à Engenharia de Jogos

Resumo:

Jogos Digitais são diversamente abrangentes, entender e compreender suas características se torna importante para acadêmicos e profissionais da indústria, sendo importante dentro da área de engenharia de jogos para o desenvolvimento, tendo a compreensão do conceito do jogo com clareza antes do inicio do desenvolvimento. Normalmente podemos fazer diversas separações de suas características como o modelo MDA e a Tétrade de Schell, porém eles podem ser limitadas e não descrever com detalhes estruturas importantes. Gênero de jogos acaba sendo uma adoção cultural, que trazem informações internas do jogo como câmera e dinâmicas, até informações externas do desenvolvimento, como um jogo indie ou AAA, ou se contém microtransações. Essa dissertação busca estender essas informações, abrangendo tecnologias novas, relações entre gêneros e descrição dessas características para compreender os sistemas internos de jogos. Para isso, este trabalho busca entender e caracterizar essas informações numa ontologia de gêneros, utilizando Ontologia 101 como metodologia junto de DSRP e DSRModel para a construção da ontologia e validação dela consecutivamente, tentando abranger o máximo de características possíveis e relação dessas características. Até o momento, temos uma estrutura de gêneros atualizando modelos da academia e questionários em conferências e alguns materiais adicionais, com uma ontologia inicial, e buscamos ter uma quarta etapa de atualização do artefato. Esperamos com essa ontologia ter um meio de descrever com facilidade e clareza jogos digitais para desenvolvedores e iniciar um caminho de padronização de características de jogos e compreensão de seus sistemas internos.

Banca examinadora:

  • Prof. Dr. Tadeu Moreira de Classe (Orientador) – UNIRIO
  • Prof. Dr. Mariano Gomes Pimentel – UNIRIO
  • Prof. Dr. André Luiz Brazil – IFRJ

Defesa: