Defesa de Exame de Qualificação de Mestrado – Rafael Felipe Colloca Carrion

Título da proposta de dissertação: Catálogo de Requisitos Não Funcionais para Estética em Jogos Digitais Educacionais

Resumo:

Com a crescente importância dos jogos digitais na sociedade contemporânea, especialmente como ferramentas poderosas para educação e interação social, a análise dos elementos que compõem os jogos torna-se fundamental. Este mapeamento busca coletar informações comentadas por pesquisadores no campo de estética em jogos educacionais digitais educacionais. O problema abordado nesta pesquisa está relacionado à compreensão da aplicação e importância da estética em jogos educacionais digitais. A falta de estudos aprofundados sobre como a estética influencia a experiência do jogador e a eficácia do aprendizado nesse ambiente específico pode limitar o desenvolvimento e aprimoramento desses jogos. A solução proposta é a criação de um catálogo de requisitos não funcionais com foco na estética. Este catálogo servirá como um guia abrangente que define diretrizes para desenvolvedores sobre a estética em jogos educacionais digitais, abrangendo não apenas a estética, mas também assuntos relacionados aos jogos e estudos. A teoria principal utilizada neste estudo é a de engenharia de requisitos não funcionais, na perspectiva dos requisitos estéticos de jogos educacionais digitais, o uso deste modelo de catálogo é justificado pela necessidade de criar um conjunto estruturado de padrões e diretrizes que abordem especificamente a estética, que por sua vez é baseada na teoria da Tétrade Elemental de Schell (mecânica, estética, narrativa e tecnologia) é utilizada para complementar a análise, proporcionando uma distinção clara das áreas de desenvolvimento de jogos. A taxonomia de bloom referente a aspectos educacionais. Os resultados esperados incluem a criação de um artefato que consiste em um catálogo de requisitos não funcionais com diretrizes para desenvolvedores de jogos educacionais digitais. Esse catálogo visa fornecer orientações sobre escolha e implementação de elementos estéticos nos jogos. Espera-se que este estudo resulte na criação de um catálogo de requisitos mencionados anteriormente, que visa aprimorar a experiência do usuário e o processo de aprendizado.  Vale destacar que a pesquisa acadêmica sobre estética em jogos digitais é relativamente pouco explorada, justificando a necessidade de mais pesquisas nesse campo. Contribuindo para o desenvolvimento de jogos educativos mais envolventes.

Banca examinadora:

  • Prof. Dr. Tadeu Moreira de Classe (Orientador) – UNIRIO
  • Prof. Dr. Henrique de Prado de Sá Sousa – UNIRIO
  • Prof. Dr. Ronney Moreira de Castro – UFJF

Defesa:

  • 28 de agosto de 2024
  • 14:00h – Remoto
  • Link: https://meet.google.com/vow-ykui-qza