Defesa de Exame de Qualificação em Doutorado – Eduardo Gomes de Oliveira

Título da proposta de tese:  Framework Journey of Learner (JoL): Facilitando a Construção de Storytellings Digitais Educacionais Generativos para Professores

Resumo:

Na abordagem expositiva tradicional de ensino, os professores muitas vezes apenas transmitem informações de forma unilateral, fazendo com que os alunos apenas repitam o conteúdo apresentado, durante a avaliação, esquecendo-o logo em seguida. As atividades de storytelling, que é a “contação de histórias”, quando integradas ao ensino, possibilitam os alunos a se expressar por meio de vocalização, narração e imagens, bem como por meio de linguagem corporal, emoções e expressões faciais. Isso faz com o que o ensino se torne uma comunicação bidirecional contínua entre aluno-aluno e professor-aluno, permitindo a reflexão e fixação do conhecimento. Os professores precisam experimentar diferentes métodos e técnicas de ensino para tornar as aulas mais engajantes e motivantes, e o storytelling pode ser um método instrucional eficaz para compartilhar e transmitir informação de uma forma envolvente e cativante, despertando nos alunos o desejo de aprender. Entretanto, apesar da importância do storytelling no contexto educacional, os professores têm dificuldades no processo de criação de histórias. Nesse contexto, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de framework de storytelling para que os professores possam elaborar conteúdos de aprendizagem baseados nessa técnica de uma maneira mais simples e eficiente. Diversas Teorias e Conceitos foram trabalhados nesta pesquisa podendo destacar o Planejamento de Aulas, Experiência de Fluxo, Taxonomia de Bloom, Emoções de Plutick e Narratologia. A metodologia a ser utilizada na pesquisa segue a DSRM (Design Science Research Methodology) e as etapas foram: i) Identificação do Problema e Motivação: Como os professores podem planejar conteúdos de aulas mais engajantes e motivantes utilizando a técnica de storytelling de uma maneira mais simples e eficiente?; ii) Definição de Objetivos para a Solução: Prover algum meio de auxiliar o professor a construir suas aulas apoiadas em storytelling; iii) Design e Desenvolvimento: Artefato: Framework JoL (Journey of Learning – versão preliminar); iv) Demonstração: A partir de um curso de extensão sobre storytelling os professores foram convidados a elaborar suas aulas utilizando o framework proposto; v) Avaliação: Estudo exploratório com os professores participantes para a obtenção de feedbacks para as próximas versões do framework e ciclos da pesquisa e; vi) Comunicação: Publicações Acadêmicas (Conferências e Periódicos). Os feedbacks iniciais indicam que o framework JoL facilitou o processo de criação de histórias e que a maioria dos professores preferem a versão do storytelling gerado pelo framework do que a versão construída por eles. Espera-se que com o uso deste framework, os professores consigam planejar e implementar conteúdos de aprendizagem baseados em storytelling de uma maneira mais simples e eficiente através de uma estrutura clara e intuitiva, tornando as aulas mais criativas e interessantes para os alunos.

Banca examinadora:

• Prof. Dr. Tadeu Moreira de Classe (Orientador) – UNIRIO
  • Prof. Dr. Sean Wolfgand Matsui Siqueira – UNIRIO
  • Prof. Dr. Mariano Gomes Pimentel – UNIRIO
  • Profª. Drª. Claudia Lage Rebello da Motta – UFRJ
  • Prof. Ph.D. Bruno Feijó – PUC-Rio

Defesa:

• 29 de agosto de 2024
  • 09:00h – Sala de defesas do PPGI (Auditório)/CCET – Av. Pasteur 458 – Urca – Rio de Janeio/RJ