Defesa de Qualificação de Mestrado – Fernanda Carlos Sabino

Título da Proposta: Os desafios na utilização de um canal de atendimento em Libras por surdos pré-linguísticos: uma proposta de framework de apoio para um uso mais inclusivo

Resumo: O comércio eletrônico está em constante crescimento, buscando conquistar cada vez mais consumidores e oferecer um bom atendimento. Entretanto, alguns usuários, como os surdos pré-linguísticos (aqueles que nasceram ou ficaram surdos antes do desenvolvimento da linguagem) enfrentam dificuldades em compreender informações textuais nas páginas da web, o que pode resultar em obstáculos na identificação das opções de atendimento disponíveis. Neste contexto, a proposta de pesquisa consiste em realizar uma análise da experiência de uso de um canal de atendimento em Libras com surdos pré-linguísticos, para identificar problemas e propor um framework de apoio à implementação desse tipo de atendimento digital no comércio eletrônico. Para isso, serão combinadas várias abordagens, incluindo inspeção manual, avaliação automática de acessibilidade e teste com o perfil de usuários selecionado. Esse trabalho visa contribuir para promover melhorias nos sites, tornando-os mais acessíveis e possibilitando um atendimento eficiente para esses usuários.

Palavras-chave: acessibilidade, surdo pré-linguístico, comércio eletrônico e atendimento em Libras.

BANCA EXAMINADORA:
Simone Bacellar Leal Ferreira – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Tadeu Moreira de Classe -Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Aline da Silva Alves – Fundação Oswaldo Cruz

DATA/HORA DE DEFESA: 11/07/2023 às 16 horas