Defesa de Qualificação ao Mestrado – Thaynara Alexandre Cardoso
Título do Trabalho: Relações entre discurso de ódio online contra LGBT+ e violência real: Uma abordagem baseada em dados e análise de sentimento
Resumo: Contexto: Nos últimos anos, a utilização de redes sociais passou a fazer parte da vida cotidiana de grande parte da população. Plataformas como X (antigo Twitter) e Reddit deixaram de ser apenas espaços de interação para se tornarem também ambientes onde circulam hostilidades e preconceitos. Grupos historicamente marginalizados, como a comunidade LGBT+, tornam-se alvos desse tipo de violência. Motivação: Desta forma, torna-se relevante investigar se há uma relação entre o aumento da hostilidade discursiva nos ambientes digitais e a intensificação de violências físicas registradas oficialmente em uma região específica do Brasil. Objetivo: Esse estudo busca realizar uma análise temporal e investigar, de que forma contextos digitais hostis podem estar associados, direta ou indiretamente, ao agravamento da violência física em uma região. Busca-se analisar os discursos direcionados à comunidade LGBT+ em redes sociais e explorar possíveis relações com indicadores oficiais de crimes, como agressões e homicídios motivados por LGBTfobia. Método: A pesquisa adotará uma análise quantitativa e qualitativa por meio de revisões sistemáticas da literatura, coleta e obtenção de dados de discurso de ódio e criminais, realização de análise de sentimentos e modelagem de tópicos utilizando LLM e relacionando os dados obtidos. Ao cruzar o conteúdo postado nas redes com dados oficiais de crimes, é possível buscar padrões temporais, territoriais ou discursivos que ajudem a entender de que forma os ambientes digital e físico se relacionam. Contribuições e Impactos Esperados: Este trabalho pretende construir uma base de dados de discurso de ódio contra a comunidade LGBT+ em português, focado em uma região do Brasil; realizar uma análise temporal desses discursos e sua possível correlação com registros de violência real; além de propor um modelo de grafo de conhecimento que integre tweets, tópicos e crimes para promover uma compreensão mais estruturada das relações entre linguagem e violência.
Banca Examinadora:
Ana Cristina Bicharra Garcia (UNIRIO)
Laura Moraes -(UNIRIO)
Carla Delgado -(UFRJ)
Suplentes:
Adriana Vivacqua – (UFRJ)
Sean Siqueira – UNIRIO
Data e Hora da Defesa: 29/09/2025 às 14:00
Local da Defesa: Local da Defesa: A defesa será presencial, no entanto disponibilizo o link para caso alguma intercorrência.
https://meet.google.com/wjz-kdvf-dbb
Presencial: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGI UNIRIO)