Defesa de Dissertação de Mestrado – Cristiano Barroso Serra

Título do Trabalho: Autobalanceamento de jogos digitais a partir do uso de Controladores Proporcional-Integrativo-Derivativo (PID).

Resumo: Esta dissertação explora a utilização de tecnologias inovadoras para o autobalanceamento em jogos digitais. O conceito foi desenvolvido utilizando controladores Proporcional-Integral Derivativo (PID) para autobalanceamento e Game Analytics para monitorar e adaptar a experiência de jogo, visando proporcionar uma experiência adaptativa eficaz. A metodologia seguiu o processo experimental proposto por Wohlin em Experimentation in Software Engineering composto por cinco etapas: definição, planejamento, operação, análise e interpretação, e apresentação e empacotamento. Os jogos InfinityFire e Endless Space Pilot foram desenvolvidos no ambiente Unity, para o InfinityFire utilizou-se um servidor Python em nuvem e para o Endless Space Pilot, a arquitetura foi testada como uma biblioteca nativa de balanceamento PID diretamente em Unity. A prova de conceito indicou que o ajuste dinâmico da dificuldade via PID pode melhorar o engajamento dos jogadores por meio de um balanceamento mais adaptável do que o método tradicional. Os resultados demonstraram que a arquitetura PID permite um balanceamento antecipado com base no desempenho do jogador. Apesar das limitações, como a escala reduzida da prova de conceito, esta pesquisa sugere que a integração de tecnologias avançadas em jogos digitais pode ser promissora para aprimorar a experiência dos jogadores. A adaptação contínua e personalizada da dificuldade do jogo pode contribuir para o aumento do engajamento e do prazer de jogar. O artigo contribui para o campo dos Sistemas de Informação aplicados a jogos digitais, destacando como tecnologias emergentes podem ser utilizadas para desenvolver soluções inovadoras de entretenimento interativo.

Banca Examinadora:

Data e Hora da Defesa: 29/01/2025 às 13:00

Local da Defesa: Defesa remota – Link: https://meet.google.com/xda-fhup-wgc