Defesa de Qualificação de Mestrado – Milena Batalha Pereira

Título do Trabalho: Gamificação Estratégica para Combate à Procrastinação: GamiFocus Framework

Resumo: A procrastinação é um comportamento persistente e prejudicial, caracterizado pelo adiamento voluntário de tarefas, mesmo diante da consciência de suas consequências negativas. Esse hábito afeta diretamente a qualidade de vida, o desempenho acadêmico e profissional, além de estar associado a prejuízos significativos à saúde física e mental. Devido à sua complexidade e às múltiplas causas envolvidas, superá-la representa um desafio tanto em nível individual quanto coletivo. Nesse contexto, tecnologias digitais — especialmente sistemas de informação com estratégias de gamificação — têm se mostrado promissoras ao promover engajamento e autorregulação por meio do poder motivacional dos jogos. No entanto, embora o uso de aplicativos gamificados venha crescendo como alternativa para enfrentar a procrastinação, muitas dessas soluções falham por adotar elementos de jogos sem o devido planejamento estratégico, desconsiderando aspectos como personalização e alinhamento com as reais necessidades dos usuários. Através da metodologia Design Science Research (DSR), este estudo propõe o \textit{GamiFocus}, um framework estruturado para apoiar o desenvolvimento de intervenções gamificadas voltadas à redução da procrastinação, incentivando mudanças comportamentais sustentáveis. Para fundamentar sua proposta, a pesquisa conduziu uma revisão sistemática da literatura, conduzida com base nas diretrizes SEGRESS, e por uma análise observacional de 25 aplicativos gratuitos de gestão de tarefas disponíveis nas plataformas iOS e Android. Esses aplicativos foram avaliados com base na Mobile App Rating Scale (MARS) e classificados segundo o Octalysis Framework, permitindo identificar padrões de aplicação dos elementos de jogos e suas respectivas estratégias de motivação. A pesquisa destaca a importância de um planejamento estratégico e da personalização na seleção e combinação de elementos de jogos, de modo a potencializar a eficácia das intervenções gamificadas no combate à procrastinação. Inspirado nas práticas colaborativas do Modelo 3C de Colaboração, nos conceitos teóricos da procrastinação e nos diferentes elementos e estratégias motivadoras dos jogos, o \textit{GamiFocus} propõe um processo criativo de três camadas que visa integrar as perspectivas de desenvolvedores e usuários. Como contribuição, este trabalho oferece subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de soluções centradas no usuário, mais eficazes e motivadoras, contribuindo para a formação de hábitos produtivos e o aprimoramento da autorregulação. Espera-se, assim, provocar impactos positivos tanto no campo dos Sistemas de Informação quanto na sociedade em geral.

Banca Examinadora:

Data e Hora da Defesa: 15/09/2025 às 14:00

Local da Defesa: Remoto