Defesa de Tese de Doutorado – Aline da Silva Alves

Aluna: Aline da Silva Alves

Data/hora: 29 de Abril de 2020 às 14:00hs

Local: Defesa Online UNIRIO. Link de acesso: https://zoom.us/j/2904202014

Atendendo ao Art.4º da Resolução N° 5.257, DE 25 DE MARÇO DE 2020, segue o link (https://zoom.us/j/2904202014) de acesso à sala virtual da defesa de Tese remota a ser realizada no dia 29.04 às 14hs, visando sua divulgação no sítio eletrônico do Programa de Pós Graduação em Informática da UNIRIO.

Título: “Construção do Framework ASAS para apoiar a interação e comunicação entre usuários surdos pré-linguísticos e os profissionais de saúde”

Orientadora: Profa. Dra SIMONE BACELLAR LEAL FERREIRA (PPGI/UNIRIO)

Banca examinadora:

• Profa. Dra. Simone Bacellar Leal Ferreira – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
  • Prof. Dr. André Pimenta Freire – Universidade Federal de Lavras – UFLA
  • Profa. Dra. Ingrid Teixeira Monteiro – Universidade Federal do Ceará – UFC
  • Profa. Dra. Adriana Cesário de Faria Alvim – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
  • Prof. Dr. Sean Wolfgand Matsui Siqueira – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro  – UNIRIO

Resumo

A barreira comunicacional é uma das principais dificuldades encontradas pelos surdos que se comunicam através da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no acesso aos serviços de saúde devido ao desconhecimento da Libras pelos profissionais desta área. Essa questão nos leva a reflexão sobre como as tecnologias de comunicação e informação poderiam apoiar a interação e comunicação deste perfil de usuário na atenção à saúde. Desta forma, para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que apoiem a comunicação entre esses interlocutores, os desenvolvedores de sistemas precisam reconhecer as especificidades socioculturais e comunicativas dos indivíduos surdos no contexto da área da saúde. Diante desta perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo a construção de um Framework para orientar os desenvolvedores na elaboração de sistemas para apoiar a interação e a comunicação entre usuários surdos pré-linguísticos e profissionais de saúde, tanto na posição de emissores quanto de receptores. O Framework ASAS: Acessibilidade para Surdos na Atenção à Saúde foi desenvolvido através de um processo de análise qualitativa, utilizando procedimentos de revisão de literatura e entrevistas com profissionais da área em questão. As principais contribuições apresentadas nesta Tese são: a consolidação de evidências acerca das principais barreiras, estratégias utilizadas pelos profissionais de saúde na tentativa de superar tais obstáculos, soluções sugeridas pela literatura visando atender as necessidades dos usuários e exemplos de soluções tecnológicas que podem ser implementadas visando atender as necessidades dos usuários e, por fim, o desenvolvimento das cinco dimensões de comunicabilidade. O Framework ASAS foi validado a partir do desenvolvimento de um protótipo funcional com algumas possibilidades de interação entre os principais interlocutores, gerado a partir das dimensões de comunicabilidade, propiciando a realização de testes com os usuários finais. A validação revelou o potencial de uso do Framework ASAS no apoio ao desenvolvimento de sistemas que promovam a comunicação entre usuários de saúde surdos e profissionais de saúde, possibilitando uma assistência de qualidade, humanizada e que permita maior agilidade e assertividade nos diagnósticos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).