Defesa de Tese De Doutorado – Patrícia Felippe Amorim

Título: Um Estudo de Requisitos para que Objetos de Aprendizagem apoiem a resolução de problemas matemáticos para alunos surdos pré-linguísticos

Resumo:

A resolução de problemas matemáticos é uma das principais dificuldades encontradas pelos surdos no ensino de Matemática. Este ensino sofre com a falta de sinais em Libras, com o pouco conhecimento da língua portuguesa escrita pelos surdos e com a falta de preparação dos professores em suas graduações, cujos estudos para o entendimento das especificidades, habilidades de comunicação e características da identidade surda ainda são poucos explorados. Essa reflexão leva à questão de identificar melhores práticas para o desenvolvimento de objetos de aprendizagens baseados no letramento visual que auxiliem na interpretação de textos para a resolução de problemas matemáticos, mediando a comunicação entre professores e alunos surdos pré-linguísticos. Desta forma, para o desenvolvimento desses tipos de tecnologias assistivas, os desenvolvedores de sistemas precisam ter em mãos recursos que apresentem as especificidades dos indivíduos surdos no contexto da resolução de problemas matemáticos. Assim sendo, esta pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento dos requisitos não funcionais de usabilidade e acessibilidade dos recursos tecnológicos educacionais de modo a propor Diretrizes para a Criação de Objetos de Aprendizagens (DCOA) que contextualizem problemas matemáticos para o público surdo pré-linguístico com base na pedagogia visual. O DCOA foi elaborado a partir da pesquisa-ação realizada em conjunto com a instituição parceira Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Estudo qualitativo e exploratório, utilizando mapeamento sistemático da literatura, observações de aulas presenciais, entrevistas e questionários online com a equipe de professores e alunos da instituição como coleta de dados. A principal contribuição apresentada nesta tese é o conjunto de diretrizes e exemplos de objetos de aprendizagem que podem ser implementados de maneira simples, visando atender as necessidades dos alunos surdos e dos professores. Além da discussão da adoção de recursos tecnológicos de forma que as estratégias e as práticas pedagógicas sejam baseadas na utilização de espaços virtuais que objetivem melhorar a qualidade do aprendizado do aluno, considerando as suas especificidades. A avaliação dos objetos de aprendizagem criados para a elicitação das DCOA foi validada a partir da realização de testes com professores de Matemática e público surdo pré-linguístico. A validação identificou a aprovação dos aplicativos e tecnologias assistivas utilizadas e o potencial de uso das DCOA no apoio ao desenvolvimento de objetos de aprendizagem visuais que promovam melhorar a interpretação de textos de problemas matemáticos.

Banca:

• Simone Bacellar Leal Ferreira (Orientadora) – UNIRIO
  • Julio Cesar Sampaio do Prado Leite – PUC-Rio
  • Denis Silva da Silveira – UFPE
  • Adriana Cesário de Faria Alvim – UNIRIO
  • Sean Wolfgand Matsui Siqueira – UNIRIO

Data e hora: 30/04/2021 às 14:30h

Local: sala virtual: https://us02web.zoom.us/j/84152550084?pwd=VGZ1YmtrSnVZSTVKQlZ1dWt2RHl3QT09