Nossos Egressos

Nesta página encontra-se informações sobre os egressos do programa, como: impactos do PPGI na vida profissional, habilidades desenvolvidas, afinidade com o programa, networking e outras. Os dados destes egressos foram coletadas através de um formulário de comunicação com os mesmos, sendo os conteúdos descritos abaixo expressam o que os próprios egressos responderam. Assim, o PPGI busca se aproximar dos mesmos e entender como o programa contribuiu em suas vidas.

Obs.: Últimos dados coletados fazem referência aos egressos do programa até meados de dezembro de 2020.

No que diz respeito ao impacto do PPGI/UNIRIO na atuação profissional dos egressos, os egressos ressaltam algumas habilidades que foram desenvolvidas durante seu mestrado/doutorado, tais como habilidades de pesquisa e a compreensão/aplicação do método científico.

  • O investimento feito no PPGI me trouxe algo de muito novo na minha atuação profissional e que me deixou apaixonada: aprender a fazer pesquisa e, assim, poder contribuir para a comunidade científica. (doutorado 2020/mestrado 2012)
  • O mestrado foi muito importante para o meu crescimento profissional, depois dele várias oportunidades surgiram. Além disso, tive a oportunidade de aprender a pesquisar e também de publicar artigos científicos. (mestrado 2019)
  • Maior segurança na parte de pesquisa. Maior embasamento teórico nos temas de pesquisa (mestrado 2017)
  • Aprendi muito sobre pesquisa científica graças ao meu tempo na UNIRIO. Para mim, que não tive essa atuação na graduação e depois de mais de 10 anos no mercado, a UNIRIO abriu novas possibilidades de carreira para mim e pude perceber onde quero estar daqui para frente. (mestrado 2016)
  • O PPGI/UNIRIO ajudou a desenvolver minhas habilidades de estudo/pesquisa usando método científico, que contribuiu para compreender melhor o mundo da análise de dados, e vislumbrar em um futuro próximo em atuar nesta área. (mestrado 2017)
  • Aplico o método científico em minhas atividades de pesquisa na indústria. (mestrado 2013)
  • Não utilizo os resultados da minha pesquisa, mas a aplicação do método científico e as habilidades de docência são essenciais à minha atuação como auditor. (mestrado 2010)

Em termos de habilidades de pesquisa, os egressos pontuam a formação/desenvolvimento de pensamento crítico, busca por embasamento técnico/científico, aplicação de métodos/processos/técnicas aprendidas e desenvolvimento/melhora da capacidade de leitura/escrita/comunicação/apresentação científica. 

  • O PPGI me ajudou na formação de um senso crítico e a ter uma visão mais ampla. (doutorado 2019/mestrado 2013)
  • Utilizo bastante o senso crítico e o método científico que aprendi durante o mestrado. Aprendi a criticar melhor o trabalho dos colaboradores e também a saber receber críticas. (mestrado 2019)
  • A aplicação de visão crítica e técnicas de pesquisa e escrita me auxiliou bastante na minha carreira profissional pós-PPGI. Principalmente quando precisei investigar e aplicar novas soluções para diversos problemas. (mestrado 2013)
  • Uso com regularidade aos métodos, processos e técnicas que desenvolvi e conheci no mestrado do PPGI. A visão mais crítica, a busca por embasamento técnico e científico e as análises mais profundas e assertivas certamente é o grande ganho no dia-a-dia como profissional. (mestrado 2018)
  • No meu dia a dia é necessário aplicar não só o conhecimento técnico apreendido, mas também o processo metodológico de experimentação quantitativa para garantir confiabilidade ao meu trabalho. (mestrado 2019)
  • O mestrado me deu capacidade de leitura e escrita muito superior ao que eu tinha, em especial a leitura crítica, bastante exercitada na leitura de artigos científicos. (doutorado 2019/mestrado 2010)
  • […] Além disso, consegui melhorar minhas habilidades de comunicação e apresentação. (mestrado 2017)
  • […] Também gostaria de ressaltar que minha capacidade de comunicação, exposição de ideias e confiança aumentaram muito durante o mestrado, o que me dá uma vantagem em qualquer área que eu decida atuar. (mestrado 2012)
  • Apresentação e pesquisa são muito utilizadas por terem me ensinado na prática uma forma de pensar e preparar as minha ideias. (mestrado 2011)

Em termos de habilidade de ensino, os egressos listam a possibilidade de exercer atividades de ensino e desenvolvimento de novas habilidades de docência.

  • A principal contribuição para mim foi sobre exercer atividades de ensino e pesquisa. (mestrado 2014)
  • o PPGI me preparou muito tanto para a docência quanto para a pesquisa. (mestrado 2008)
  • Minha pesquisa foi voltada a exatamente ao que eu faço nas minhas aulas. Sou adepto de novas maneira de ensinar, da Aprendizagem Ativa. Fico sempre buscando técnicas para minhas aulas. (doutorado 2019)
  • […] principalmente de ter tido a honra de aprender com o maravilhoso corpo docente que o ensino da ciência deve ser baseado em troca de experiências e discussões entre os pares. Em suma, a Unirio me acrescentou muito profissionalmente, em termos de carreira e metodologia, mas também me fez acreditar em uma educação humanizada e enriquecedora. (mestrado 2014)

Em respeito ao conteúdo oferecido pelo PPGI/UNIRIO a seus alunos de mestrado/doutorado. Os egressos apontam temas abordados recentes e oferta de disciplinas importantes, evidenciando também o papel do corpo docente na formação dos egressos. 

  • […] Meu tema de dissertação ajudou na época, e meu tema de tese tão recente, é algo muito em linha com meu trabalho. […] Algumas disciplinas foram muito importantes, não posso citar todas mas as de metodologia científica foram muito importantes. (doutorado 2019/mestrado 2010)
  • Em relação a utilização de conteúdos aprendidos, eu levo pra vida todos os ensinamentos da disciplina de docência. (mestrado 2019)
  • As matérias do curso me deram ainda mais conhecimento para embasar decisões técnicas. (mestrado 2017)
  • Com certeza diversas disciplinas cursadas contribuem para as atividades que desenvolvo. (mestrado 2012)
  • […] Professores muito próximos dos alunos, ótimas disciplinas e apoio sempre que precisei. Considero a UNIRIO como um divisor de água na minha carreira. (mestrado 2016)
  • Fui da 2a turma aberta do PPGI e o curso ainda estava se estruturando. Contudo, a qualidade dos professores do corpo docente e suas orientações foram muito importantes no meu desenvolvimento acadêmico. (mestrado 2009)

Os egressos enfatizam o networking que o PPGI/UNIRIO propicia a seus alunos, através do envolvimento com a comunidade acadêmica, convívio com diferentes parceiros de pesquisas e prática da língua inglesa. 

  • O mestrado no PPGI/UNIRIO foi o primeiro passo para eu traçar minha carreira acadêmica. Tive oportunidade de atuar com profissionais excelentes que possibilitaram meu envolvimento dentro da comunidade acadêmica, através das disciplinas, seminários de acompanhamento, participação em eventos, publicação de artigos e contato com futuros parceiros de pesquisa e outras atividades acadêmicas. (mestrado 2011)
  • O período que passei no PPGI como aluno de doutorado me abriu a mente para diversos temas, além de possibilitar o convívio com diferentes pessoas e parceiros de pesquisas nacionais e internacionais. (doutorado 2019)
  • […] Outro item que vale a pena mencionar foi a prática da língua inglesa, em todos os aspectos – participação em conferências internacionais, leitura e escrita de artigos em língua inglesa, interação com pesquisadores de outros países. De forma geral, todo o conteúdo apresentado nas disciplinas e o processo seguido durante a dissertação foram essenciais na minha trajetória profissional. (mestrado 2013)

O PPGI/UNIRIO formou, além de pesquisadores e profissionais da indústria, novos formadores de pesquisadores, com egressos atuando como professores de outras IFES 

  • […] E, com isso, após 1 ano da defesa de meu doutorado (2019), hoje faço parte do quadro de professores efetivos da UNIRIO, e, inclusive, membro do quadro de professores permanentes do mesmo PPGI que me formou. (doutorado 2019)
  • Atualmente sigo atuante na área acadêmica. Me tornei professora da UFRRJ, atuo no programa de pós graduação da UFRRJ PPGMMC e colaboro com o PPGI da UFRJ. Atuo frente aos projetos de extensão da Ufrrj e Ufrj e oriento alunos de graduação, mestrado e IC. (mestrado 2012)

Em relação ao impacto do PPGI/UNIRIO na vida do egresso, os egressos ressaltam o legado do PPGI/UNIRIO em termos de ensino e pesquisa, tais como utilização de habilidades desenvolvidas durante mestrado/doutorado na vida profissional/pessoal, maior senso crítico e aprendizado de pesquisa/ensino. 

  • Associo ao mestrado um grande crescimento da minha capacidade analítica, que de certa forma reflete no dia-a-dia da organização para qual presto serviços. (mestrado 2016)
  • Uma oportunidade impar, mudou a minha visão de como encontrar soluções para questões profissionais e pessoais. (mestrado 2016)
  • […] A oportunidade de desenvolver minhas habilidades acadêmicas. Há um formalismo na academia, uma preocupação com a estrutura de texto, com a construção de referências, com a consciência de qual hipótese de trabalho está sendo testada. Esse aspecto formal me foi passado na Unirio de maneira muito leve, de uma forma que fazia sentido, e foi uma satisfação incorporá-lo à minha vida corporativa – onde muitas vezes as pessoas pensam que ele não vá se encaixar bem. (mestrado 2012)
  • […] Aprendi com o meu orientador a como criticar e como também ser criticado. O valor do feedback e o foco no resultado. (mestrado 2019)
  • me possibilitou desenvolver um pensamento crítico q eu não possuía. (mestrado 2019)
  • Foi a oportunidade de realizar o sonho de fazer Mestrado, de expandir meus conhecimentos e conhecer a fundo como funciona o mundo da pesquisa científica. (mestrado 2017)
  • Foi no PPGI que eu comecei a entender o que é ser docente e pesquisador. Tive orientadoras e professores parceiro durante toda a minha trajetória por lá. Entendi com eles que ciência não se constrói sozinha e que um time é composto pela diversidade de competências. (mestrado 2012)
  • O curso do mestrado me possibilitou um crescimento pessoal imenso no que tange a entender como ensinar, transmitir uma ideia e planejar uma apresentação. Mostrou como preparar pessoas e entende-las para mostrar uma outra forma de realizar uma ação ou planejar um desenvolvimento. (mestrado 2011)

Eles também reconhecem um conjunto de qualidades do PPGI/UNIRIO, tais como qualidade do corpo docente, qualidade da grade curricular, qualidade das pesquisas desenvolvidas, infraestrutura e localização. 

  • […] um corpo docente excepcional com Doutores e Pós Doutores extremamente inteligentes e sempre prontos a ajudar, infraestrutura incrível (temos um lab só de MACs) se comparada à outras universidades públicas, grade curricular bem completa para minha área de AI e ML, um dos poucos programas de pós com parcerias de professores visitantes excelentes e acessíveis, e finalmente, localização, aos pés do pão de açúcar em lugar tranquilo. (mestrado 2019)
  • O PPGI ofereceu bons professores (apesar do estilo de aula/ensino ser totalmente diferente entre eles), […], em compensação as demais disciplinas de fato estão atualizadas com o momento, trazem conteúdo novo, inovador e que despertam o interesse em pesquisas nos mais diversos temas. (mestrado 2018)
  • O rigor da pesquisa e o acompanhamento dos professores, em especial, meu orientador, foram fundamentais para a minha formação. (mestrado 2017)
  • Os docentes da UNIRIO me deixaram muito felizes tanto tecnicamente quanto pessoalmente. (mestrado 2009)
  • O PPGI/Unirio me trouxe a oportunidade de obter um ensino de qualidade, com profissionais altamente competentes e dedicados e me deu uma base incrível para seguir na carreira que eu escolhi (mestrado 2017)
  • Representa uma excelente escola de formação profissional e em pesquisa. (mestrado 2009)
  • […] Tive ótimas aulas em disciplinas (mestrado 2013)
  • A UNIRIO faz parte da minha história profissional desde a graduação. O PPGI/UNIRIO teve como aspectos positivos o próprio conteúdo das disciplinas em minha formação em apoio a negócios e o desenvolvimento de algumas habilidades como a redação da dissertação. (mestrado 2010)
  • […] Os laboratórios eram pequenos, mas sempre disponíveis e silenciosos para quando eu quisesse passar o dia todo concentrado nos trabalhos do curso. (mestrado 2017)
  • […] Não existe comparação, tanto em relação a infraestrutura quanto ao corpo docente. Além da grande capacitação, percebi uma grande dedicação dos professores que provavelmente não encontraria em outra universidade. (mestrado 2011)
  • […] Lembro com carinho dos dias de estudo na Universidade, a sua localização aprazível, ao lado de um cartão-postal carioca, que muito me ajudou em alguns momentos mais cansativos. (mestrado 2011)

É observado um legado social aos egressos do PPGI/UNIRIO, através de amizades estabelecidas, ambiente considerado acolhedor, proximidade entre alunos e funcionários e oportunidades de networking junto à Academia e Indústria. 

  • […] Nestes anos de PPGI pude fazer e manter alguns bons amigos, entre colegas de turma, professores, orientadores e pessoal da secretaria. (doutorado 2020/mestrado 2012)
  • Uma família. Apoio, incentivo, compreensão e amor em todos os lugares. (doutorado 2020/mestrado 2012)
  • No PPGI aprendi muito com as pessoas, colegas e orientadores. Fiz parceiros de pesquisa e amigos. O PPGI contribuiu com a minha formação como docente/pesquisador. Hoje, os relacionamentos que contruí estão presentes através de parcerias e colaborações entre amigos. (doutorado 2019)
  • Amigos, superação perseverança, pois pra mim que veio de uma graduação a distância, foi bem difícil. (mestrado 2018)
  • O programa representa um divisor na minha carreira. Os aprendizados e até mesmo as dificuldades me fizeram amadurecer O cumprimento de prazos e muita das vezes investigação de assuntos complexos não foram tarefas fáceis, mas com certeza extremamente relevantes para a minha formação profissional. Além disso, as amizades que fiz durante o programa permanecem até hoje e sou muito grato por isso. (mestrado 2013)
  • Enriquecimento profissional e aprendizado. Colegas de turma que se tornaram amigos para a vida. (mestrado 2012)
  • Ambiente ótimo, professores acessíveis, um grupo bastante unido. Construí algumas amizades, e conheci alguns professores SENSACIONAIS, exemplos para mim. (doutorado 2019/mestrado 2010)
  • O PPGI é muito acolhedor. O ambiente é tranquilo, os professores são excelentes e os colegas fizeram toda a diferença durante a minha jornada. Conheci pessoas maravilhosas, que faço questão de manter o contato mesmo não estando mais na Instituição, pois fizeram parte de um dos períodos mais importante da minha vida. (mestrado 2019)
  • Na época o corpo docente e o grupo de pesquisa eram muito engajados. O acesso aos professores era fácil e descomplicado, o que facilitou o desenvolvimento de muitos trabalhos. (mestrado 2015)
  • Professores sempre solícitos, um clima de amizade e parceria muito grande também com outros colegas de classe. Tenho excelentes recordações. (mestrado 2013)
  • Um local que onde fui muito bem acolhido, com grandes trocas de conhecimento e muito importante para a minha formação. Participei de eventos importantes como a SBSI – Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação e também do Hackathon da UNRIO. (mestrado 2018)
  • […] também tive a oportunidade de ter contato com outras pesquisas que contribuíram para a evolução da minha vida profissional, bem como o contato com outros alunos oriundos e vários organizações. (mestrado 2017)
  • […] Tive oportunidade de apresentar trabalhos científicos em outro estado com ajuda da Universidade. A dedicação e profissionalismo do corpo docente é exemplar. O foco em pesquisa e produção de conhecimento é realmente diferente em uma universidade pública. Devemos sempre ter orgulho e lutar para que isso não se perca. (mestrado 2012)
  • […] Tive contato com profissionais excelentes (alunos, professores e técnicos) e oportunidades que outros amigos não puderam experimentar por estarem em PPGs que não o PPGI/UNIRIO (viagens para conferências, contato com pesquisadores de outras universidades). (mestrado 2011)

Sobre os motivos que levam os egressos indicarem o PPGI/UNIRIO a seus pares, os egressos ressaltam aspectos como a qualidade da instituição, a qualidade do corpo docente/discente e qualidade das pesquisas desenvolvidas. 

  • Porque é uma excelente instituição e possui um corpo docente de alto nível. (doutorado 2019/mestrado 2013)
  • Uma excelente universidade com professores muito qualificados, competentes e dedicados, com o programa adequado a realidade na área de SI, com grande diversidade e relevantes pesquisas sendo realizadas com publicações de alto nível. (mestrado 2018)
  • Indicaria porque tenho o PPGI no meu coração e pelo seu excelente corpo docente que está sempre buscando aprimorar o magistério e o relacionamento com seus alunos e com a comunidade científica. (doutorado 2020/mestrado 2012)
  • O desafio de se tornar um mestre é algo que eu recomendo a todos que eu posso. Na UNIRIO eu tive professores excelentes que colocavam muita pressão, porém estavam sempre dispostos a ajudar a você de muitas formas. (mestrado 2019)
  • Acredito que o PPGI me fez crescer como pessoa e pesquisador. Acho o corpo docente muito bom, as pesquisas são de qualidade e as temáticas são interessantes. Por ser um programa na área de concentração em SI, as pesquisas, na maioria das vezes, são aplicadas a contextos que buscam, de alguma forma, refletir sobre problemas do dia-a-dia, e contribuir com sua melhoria. (doutorado 2019)
  • Porque o programa é excelente, conta com um corpo docente de alta qualidade, além de projetos de pesquisa inovadores. (doutorado 2019)
  • As pesquisas do PPGI/UNIRIO estão muito alinhadas ao mercado de trabalho, os alunos aplicam suas pesquisas no seu ambiente de trabalho. Além disso, as palestras e seminários trazem assuntos atuais do mercado, contribuindo para o enriquecimento das pesquisas elaboradas no programa. (mestrado 2017)
  • Pela qualidade no ensino, pelos projetos e linhas de pesquisa desenvolvidos, pela formação mais prática do que em outras pós-graduações (mestrado 2011)
  • Apesar da UNIRIO ter perdido excelentes professores, ainda conta com excelente quadro e indico para todos que querem fazer um mestrado e ainda continuar no mercado de trabalho realizando atividades em empresas e/ou com pesquisa aplicada. (mestrado 2009)

Eles também enfatizam o foco do PPGI/UNIRIO em Sistemas de Informação e o impacto positivo na formação. 

  • É um dos poucos programas de pós-graduação focado na área de Sistemas de Informação, na instituição que trabalho, UFJF, por exemplo, os programas de pós-graduação são focados em pesquisa na área de Ciência da Computação; a reputação dos professores e do programa também são atrativos. (mestrado 2017)
  • Desde que conclui o mestrado, sei que muita coisa mudou e excelentes professores sairam da universidade. Sem demérito ao corpo docente atual que tenho pouco contato, mas ainda assim indicaria a universidade como referência em SI. (mestrado 2015)
  • Foi a base da minha formação; Possui um corpo docente variado e extremamente competente; Foco em SI (mestrado 2011)
  • Achei o curso muito bem qualificado tecnicamente e com professores interessados e compreensivos. A área do curso também é um diferencial em relação aos outros (mestrado 2009)
  • Pela vivência que presenciei, definitivamente é um curso em que a pessoa conseguirá sair de lá como perquisador. (mestrado 2020)
  • Porque vai além de estudos, artigos. A UNIRIO forma verdadeiros profissionais e ser humanos críticos. (mestrado 2018)

Os egressos explicitam outros fatores que julgam relevantes para a indicação do PPGI/UNIRIO a seus pares, tais como ambiente receptivo/flexível, localização e transparência do funcionamento. 

  • Como disse antes, ambiente e interesse dos professores no sucesso dos alunos. (doutorado 2019/mestrado 2010)
  • Pelo ambiente receptivo e flexível, que permite que alunos que trabalham no mercado contribuam com uma área de pesquisa e consequentemente melhorem sua qualificação profissional. (mestrado 2019)
  • Indico o PPGI/UNIRIO especialmente para aqueles que pretendem conciliar a vida acadêmica com as atividades profissionais, devido aos horários das disciplinas serem concentrados no turno da noite. Indico também pela harmonia que os professores e membros do departamento passam aos alunos. (mestrado 2017)
  • Ambiente acolhedor e de profunda reflexão. Ali eu encontrei a inquietude científica tão desejada na formação e desenvolvimento de todo pesquisador. (mestrado 2012)
  • Sempre indico. Porque é o melhor programa de pós que existe na área, não tem disputa de egos muito grande entre os professores, os alunos se ajudam, há compreensão de alunos que precisam trabalhar enquanto cursam, ao mesmo tempo em q se exige a produção necessária. Fiz muitos amigos, e isso se leva pra vida toda. (mestrado 2012)
  • Professores altamente qualificados, ambiente e clima prazerosos, localização, colegas em sua grande maioria do mercado profissional, proporcionando excelente networking. (mestrado 2013)
  • É uma instituição séria e com bons professores, recomendo muito pela flexibilidade de horários das disciplinas, localização da instituição, processo transparente de ingresso nos cursos, bem como pelos beneficios que qualquer mestrado e doutorado trazem para a vida de qualquer pessoa. (mestrado 2018)
  • A qualidade do corpo docente, as boas instalações oferecidas e a localização privilegiada. (mestrado 2011)

Análise Quantitativa dos Egressos

Esta seção apresenta a análise dos egressos através de representações gráficos. Os gráficos exprime a quantidade de egresso (eixo y), pela sua percepção de contribuição do PPGI (eixo x), variando de 1 (pouco) até 5 (muito), segundo cada assunto descrito abaixo.