Estrutura Curricular de 2014

O PPGI-UNIRIO é composto pelo curso de Mestrado em Informática e pelo curso de Doutorado em Informática, ambos acadêmicos e na área de Sistemas de Informação. O curso de Mestrado se iniciou em 2006, enquanto o curso de Doutorado em 2014.

Do ponto de vista da formação em pós-graduação, de acordo com o Censo da Educação Superior em Computação 2018 realizado no âmbito da Sociedade Brasileira de Computação (disponibilizado em 10-07-2020), no Brasil existem 562 cursos de graduação em Sistemas de Informação, o que corresponde a 22,96% dos cursos da área de computação no país (Ciência da Computação – 15,48%; Engenharia de Computação – 3,47%; Engenharia de Software – 1,59%; Cursos de Tecnologia – 52,37%; Licenciatura em Computação, 3,47%; e Outros – 0,65%). Considerando este quadro e projetando a evolução deste número nos próximos anos, a formação em pós-graduação do PPGI-UNIRIO ajuda a preencher uma lacuna de formação de professores e pesquisadores para atuação nestes cursos.

Percebe-se, no país, um mercado pouco definido para a formação de pesquisadores-professores na área de Sistemas de Informação, que contrasta com a demanda para a formação existente na área. A evolução do PPGI-UNIRIO também está alinhada ao Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020, em que há uma preocupação com: o fortalecimento da formação nas áreas de Engenharias e Ciências Exatas, o atendimento à parcela da população que acorre à pós-graduação e a ascensão de programas a patamares superiores de excelência. Além disso, há uma forte discussão a respeito da formação de doutores para atuação na indústria, para a inovação e o empreendedorismo, além da formação acadêmica, tradicionalmente voltada à atuação em universidades e institutos de pesquisa. Finalmente, a atuação do PPGI-UNIRIO também está alinhada com as áreas de Tecnologias Prioritárias definidas pelo MCTIC por meio das Portarias nº 1.122, de 19.03.2020 e nº 1.329 de 27.03.2020, mais especificamente: Tecnologias Habilitadoras (nos setores: Inteligência Artificial; e Internet das Coisas), Tecnologias de Produção (nos seguintes setores: Indústria; Comunicações; Infraestrutura; e Serviços), Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável (nos seguintes setores: Cidades Inteligentes; e Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais) e Tecnologias para Qualidade de Vida (no setor de Tecnologias Assistivas).

Desta forma, os cursos de Mestrado e Doutorado do PPGI-UNIRIO apresentam características que contribuem para as ações planejadas como estratégias nacionais para a pós-graduação, principalmente no que diz respeito ao fortalecimento da pós-graduação na área de Ciências Exatas, a atenção à formação de pós-graduação de qualidade com foco principal para a formação de doutores, a atenção à formação para o ensino e pesquisa em Sistemas de Informação, e a atenção à forte e crescente demanda por pesquisadores na indústria.

O PPGI-UNIRIO abriga os Cursos de Mestrado e Doutorado em Informática da UNIRIO que possuem como objetivos:

  1. i) Aprofundar os conhecimentos científicos e técnico-profissionais de seus alunos na área de Sistemas de Informação;
  2. ii) Formar profissionais com conhecimento científico, técnico e organizacional para a modelagem, o desenvolvimento, a seleção, a implantação e a gestão de Sistemas de Informação;
  3. iii) Possibilitar a seus alunos o desenvolvimento de habilidades para a pesquisa e para a docência no ensino superior na área de Sistemas de Informação;
  4. iv) Contribuir para o aprimoramento constante da comunidade acadêmica (nacional e internacional) em Sistemas de Informação, estimulando a articulação entre ensino, pesquisa, inovação e extensão; e
  5. v) Desenvolver pesquisas de ponta na área de Sistemas de Informação que possam contribuir para o desenvolvimento da região em que a UNIRIO se insere.

O Curso de Doutorado do PPGI-UNIRIO provê a continuidade na formação de profissionais na área de SI, tendo como objetivos:

  1. i) Aprofundar os conhecimentos científicos e técnico-profissionais de seus alunos na área de Sistemas de Informação;
  2. ii) Formar profissionais no estado da arte do conhecimento científico, técnico e organizacional para a concepção, desenvolvimento e implantação de Sistemas de Informação;
  3. iii) Desenvolver em seus alunos habilidades para a pesquisa e para a docência no ensino superior na área de Sistemas de Informação;
  4. iv) Desenvolver em seus alunos habilidades para a pesquisa e inovação na área de Sistemas de Informação;
  5. v) Contribuir para o aprimoramento constante da comunidade acadêmica (nacional e internacional) em Sistemas de Informação, estimulando a articulação entre ensino, pesquisa, inovação e extensão;
  6. vi) Desenvolver pesquisas de ponta na área de Sistemas de Informação que possam contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país; e
  7. vii) Ampliar a inserção internacional do Brasil na área de Sistemas de Informação, através de projetos de cooperação com instituições e empresas do exterior.

Perfil do Egresso

A evolução constante dos Sistemas de Informação, aplicando técnicas de diversas áreas da Ciência da Computação e conhecimentos de diferentes domínios de aplicação, exige profissionais capazes de acompanhar tal evolução e de promover a disseminação de conhecimento. A complexidade dos Sistemas de Informação e de sua integração nas organizações cria a demanda por profissionais aptos a lidar com estes sistemas tanto observando e influenciando o contexto em que são aplicados, quanto analisando as especificidades de seus componentes, com relação à sua modelagem, arquitetura de construção e execução.

O profissional formado pelos cursos de Mestrado e Doutorado em Informática do PPGI-UNIRIO estará capacitado a analisar as diversas tecnologias disponíveis para processamento de informação sob múltiplos aspectos, com o intuito de selecionar, aplicar, integrar, desenvolver, aprimorar e gerir as mais recentes e adequadas tecnologias para os setores da sociedade que demandem mecanismos de processamento de informação. Os profissionais também estarão habilitados a discutir as deficiências das tecnologias atuais, sendo capazes de promover o desenvolvimento de novas tecnologias, seja pela inovação, pela combinação de tecnologias existentes ou pela analogia com outras áreas do conhecimento. Assim, o PPGI-UNIRIO contribui com a inserção de profissionais qualificados no mercado de trabalho do país e exterior.

Estrutura Curricular

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Informática da UNIRIO estão organizados em linhas de pesquisa, disciplinas e atividades visando desenvolver e aprofundar a formação adquirida pelo aluno na perspectiva dos objetivos propostos, bem como consolidar e evoluir o histórico de pesquisa de seu corpo docente.

O conjunto de disciplinas visa submeter aos alunos em conteúdos relevantes para: (i) Ciência de Computação e Sistemas de Informação; (ii) problemas de pesquisa e estado-da-arte nas áreas temáticas da linha de pesquisa do curso; (iii) desenvolvimento de pesquisa em bases metodológicas rigorosas; (iv) instrumentalização à docência; e (iv) instrumentalização da sistemática e dos processos relacionados à inovação.

A organização dos cursos segue a visão de que a pesquisa em Sistemas de Informação abrange a identificação de problemas e proposição de soluções relacionadas a:

  1. (i) Modelagem – concepção e representação tanto dos sistemas como das informações e conhecimento que manipulam;
  2. (ii) Desenvolvimento – aplicação e administração da complexidade do uso de tecnologias para a construção destes sistemas; e
  3. (iii) Gestão – uso efetivo dos sistemas em contextos de negócio, organizacionais e sociais.

Seguindo esta visão, os cursos se estruturam em três linhas de pesquisa: Representação de Conhecimento e Raciocínio, Distribuição e Redes, e Sistemas de Apoio a Negócios, que pretendem abordar temas, metodologias, técnicas e tecnologias relacionadas a pelo menos um dos aspectos mencionados: Modelagem, Desenvolvimento e Gestão de Sistemas de Informação.

A linha de pesquisa Representação de Conhecimento e Raciocínio tem como foco o aspecto de Modelagem, no qual se estudam as alternativas para a modelagem e representação, do conhecimento dos agentes humanos e computacionais que interagem em um Sistema de Informação. Esta linha de pesquisa assume a tendência atual de Sistemas de Informação ao manipular não só informação, mas também conhecimento. O componente de gerência de dados, inerente aos Sistemas de Informação, e os recentes avanços na pesquisa e na prática no que se refere à transformação de dados em informação (incluindo por exemplo a sub-área de Ciência de Dados) e desta em conhecimento (incluindo sub-áreas como Heurísticas e Inteligência Artificial aplicada), indicam que o processo de transformação de dados a conhecimento constitui um vasto campo de pesquisa.

Os objetos dos domínios em que se aplicam Sistemas de Informação muitas vezes precisam ser representados por estruturas de dados complexas e não podem ser analisados de forma isolada. Neste sentido, esta linha de pesquisa investiga não apenas as alternativas para a modelagem e representação dos objetos do domínio em que se aplicam Sistemas de Informação, mas também os relacionamentos entre tais objetos (incluindo a Visão Sistêmica) e os métodos para raciocínio automático com base nesta representação (incluindo, por exemplo, a Ciência da Web).

A linha de pesquisa Distribuição e Redes acompanha a tendência de Sistemas de Informação em adequar sua estrutura e desenvolvimento às arquiteturas e ambientes organizacionais distribuídos. As pesquisas desenvolvidas nesta linha estudam os diversos contextos de aplicação e uso das tecnologias associadas à organização, construção, utilização e avaliação de desempenho de sistemas distribuídos (incluindo, por exemplo, questões relacionadas às Cidades Inteligentes e Segurança Digital. O foco desta linha está no aspecto de Desenvolvimento, se concentrando nas questões relacionadas ao desenvolvimento e gerência de dados em Sistemas de Informação (incluindo, por exemplo, Dados Móveis e Ubiquidade) e nas redes de comunicação de dados (incluindo Modelagens, Simulações e Protocolos).

As necessidades de gestão, integração e acesso globalizado à informação intra e inter organizacional e o advento e consolidação da Web como infraestrutura de execução de Sistemas de Informação tornam a questão da distribuição um espaço amplo de pesquisa. Além disso, a linha visa ao estudo de novos modelos de especificação, programação e otimização de aplicações distribuídas visando a sistemas de informação avançados que sejam robustos, escaláveis e eficientes em um ambiente de rede e o estudo e o desenvolvimento de novas ferramentas para monitoração e avaliação da infraestrutura utilizada.

Sistemas de Apoio a Negócios é a terceira linha de pesquisa do curso e tem o foco no aspecto de Gestão, preocupando-se com o impacto que Sistemas de Informação representam nos diversos domínios de negócios atuais (como Educação e Governo Digital) e como sua utilização pode ser continuamente melhorada em organizações (envolvendo por exemplo, Processos de Negócios). A linha de pesquisa estuda os diversos contextos de aplicação e uso dos Sistemas de Informação (envolvendo temas como Interação, Jogos, Sistemas Colaborativos, Acessibilidade, Visão Sistêmica e Sistemas Complexos) bem como a gerência dos processos de desenvolvimento e implantação dos mesmos (incluindo Medição e Análise de Software, Processos de Software e Qualidade de Software).

Considerando que cada um destes aspectos assume grande amplitude de pesquisa, os cursos adotam uma visão menos generalista e se concentram em temáticas específicas relacionadas a estes aspectos e que acompanham as tendências e necessidades de solução aos problemas atualmente pesquisados em respeito a Sistemas de Informação.

Assim, os cursos são estruturados em:

  • Disciplinas obrigatórias: possuem conteúdos fundamentais da Ciência da Computação e Sistemas de Informação, além de se adequarem ao perfil de egresso que se quer formar. Esse perfil inclui o foco em Sistemas de Informação;
  • Disciplinas do Núcleo Básico: com conteúdos fundamentais da Ciência da Computação e Sistemas de Informação, e compõem o conjunto de conhecimento fundamental para as disciplinas específicas de cada linha de pesquisa;
  • Disciplinas Optativas de Linha de Pesquisa: contêm conteúdos do estado-da-arte nos temas de pesquisa em Sistemas de Informação;
  • Disciplinas específicas para a formação em pesquisa acadêmica e docência; e
  • Disciplinas específicas para a formação para a inovação, especialmente para o curso de Doutorado.

Com este conjunto de disciplinas, entende-se que os alunos estarão devidamente submetidos aos conteúdos básicos e conceituais relevantes para Sistemas de Informação; aos conteúdos relativos aos problemas de pesquisa e estado-da-arte nas áreas temáticas da linha de pesquisa do curso; aos conteúdos voltados ao desenvolvimento de pesquisa em bases metodológicas rigorosas; à instrumentalização à docência; e à instrumentalização da sistemática e dos processos relacionados à inovação.

Mecanismos específicos de acompanhamento da pesquisa – Estudos Dirigidos, Pesquisa para Tese de Doutorado e Dissertação de Mestrado (com apresentação de seminários semestrais) e Qualificação ao Doutorado – pretendem garantir o desenvolvimento satisfatório da pesquisa ao longo do tempo.

Três aspectos na organização do curso de Doutorado merecem destaque, tendo em vista a formação esperada para o egresso. Primeiramente, o aprofundamento do conteúdo relacionado à metodologia científica, com a oferta de duas disciplinas: Metodologia Científica I, que apresenta os conceitos gerais de metodologia científica, e Metodologia Científica II, onde metodologias e técnicas específicas são detalhadas, notadamente voltadas para as características da pesquisa em SI. Em segundo lugar, o estabelecimento de conteúdo específico sobre práticas de docência para o domínio de Sistemas de Informação através da disciplina Docência em Sistemas de Informação (que visa prover uma formação em docência, explorando conceitos da área de Educação, bem como promovendo a discussão sobre o Pensamento Computacional e Ensino de Computação/Sistemas de Informação). O terceiro aspecto relevante na organização do curso é a introdução da disciplina de Estudos Dirigidos à Inovação, cujo objetivo é apresentar ao aluno não só os conceitos relacionados ao tema, mas servir como um laboratório para o exercício de processos de inovação. A intenção é executar, no escopo da disciplina, processos de identificação de projetos de inovação e/ou patentes a partir das pesquisas em andamento, bem como de concepção de projetos e planos de exploração das pesquisas, quer seja em suas empresas de origem ou empresas com as quais o Programa tenha articulações.