O Programa de Pós-Graduação em Informática da UNIRIO (PPGI-UNIRIO) desenvolve suas atividades acadêmicas e administrativas no prédio do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da UNIRIO, no Campus Urca (Av. Pasteur, 458), Rio de Janeiro-RJ. Este prédio (com as alas antiga e nova) abriga as secretarias dos cursos, os gabinetes de professores, auditório com capacidade para cem pessoas, quatro andares de salas de aula de diferentes capacidades (de quinze a oitenta alunos) com equipamentos de projeção, laboratórios de ensino, sala de estudos e salas administrativas.
Uma construção de dois andares anexa ao prédio do CCET (chamado de prédio anexo) abriga a infraestrutura para atividades do PPGI-UNIRIO, incluindo: sala de defesas e seminários do PPGI/CCET com quarenta lugares (com equipamentos de projeção e videoconferência), duas salas de aula (com capacidade para quinze alunos cada), quatro laboratórios de pesquisa (três temáticos, com cerca de 45 estações de trabalho, servidores e periféricos, organizados pelas linhas de pesquisa, e um exclusivo para alunos de Doutorado), sala de reunião, gabinetes adicionais de professores e espaço para receber pesquisadores em estágio pós-doc e professores visitantes. A partir do início do curso de Doutorado, uma sala de aula adicional, com capacidade para quinze alunos localizada na sala 201 do CCET, ficou reservada para uso do PPGI.
Além dos laboratórios exclusivos do PPGI, o programa compartilha os Laboratórios de Informática da Escola de Informática Aplicada do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) associados ao Bacharelado em Sistemas de Informação da UNIRIO. São três laboratórios de ensino (66 máquinas, incluindo 12 máquinas do tipo Macintosh – iMacs).
Infraestrutura de rede e suporte de Tecnologia de Informação
A gestão administrativa e acadêmica da universidade é realizada pelo Sistema de Informações para o Ensino (SIE), uma ferramenta ERP com os seus usuários definidos de acordo com o perfil de acesso de cada grupo. A infraestrutura de rede de informática da UNIRIO, administra milhares de contas de usuários, distribuídas geograficamente nos 8 (oito) campi.
O PPGI utiliza os serviços tanto da DTIC (Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação) da UNIRIO quanto do NTI (Núcleo de Tecnologia de Informação) que atende exclusivamente o CCET (Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia), que é responsável por manter a infraestrutura de TI utilizada pelo PPGI.
Todos os campi da UNIRIO possuem acesso de Rede Wi-Fi que além da rede institucional (UNIRIO), possibilita o acesso por meio da rede Eduroam da RNP. O acesso à Rede UNIRIO (cabeada e sem fio) para visitantes, é franqueada por qualquer servidor da instituição mediante a sua liberação por software específico. Além disto, o CCET disponibiliza uma rede Wi-Fi aberta (UNIRIOTEC-alunos), além de uma rede própria protegida para funcionários.
A Rede Unirio conta com infraestrutura de rede local com acesso à Internet banda larga (RedeCOMEP – RedeRIO – RNP), com velocidade de 10 Gbps. Todos os campi são interligados pelo anel óptico da Rede Comep da cidade do Rio de Janeiro com redundância de links que podem ser comerciais, de velocidade de até 100MB, ou mesmo pelo do anel ótico da COMEP (10 Gbps) que assumem o tráfego quando há interrupção do link principal. Os servidores da DTIC que proveem acesso dos usuários aos diversos serviços disponibilizados, possuem plataformas hibridas de Sistemas Operacionais – SO. Os SOs são definidos, instalados, configurados e disponibilizados de acordo com as aplicações e exigências de cada serviço que ficará em operação. Destaca-se que 100% dos servidores alocados no Data Center da DTIC são virtuais, o que possibilita um ganho de performance ao acesso dos serviços e backup de dados e com isso, a otimização dos recursos de hardware dos equipamentos provedores. No final do ano de 2019, foi adquirido um equipamento exclusivo de backup (Data Domain) que possibilita não só a guarda dos dados em segurança como aumento na performance de recuperação das informações em casos de necessidade. Também no ano de 2019, a UNIRIO implantou o serviço de outsourcing de impressão que possibilita equipar as diversas áreas da UNIRIO com equipamento do tipo multifuncionais novos, garantindo também que não faltarão insumos e manutenção para os mesmos.
O Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) nas dependências do CCET com objetivo de atender à grande demanda por serviços de TI no Centro. Esta iniciativa vai de encontro à modernização e melhoria dos atendimentos e serviços de TI dentro das unidades acadêmicas, haja visto, que no CCET abriga cursos com grande aparato tecnológico. Atualmente o Núcleo (NTI) conta com um Analista de TI, um Técnico de TI e um Técnico Administrativo.
As Competências deste Núcleo (NTI) são:
- Gerenciar, expandir, documentar e manter a rede UNIRIOTEC no âmbito do CCET;
- Implantar e manter mecanismos para garantir disponibilidade 24 x 7;
- Implantar e operar política de backup;
- Implantar, manter e divulgar o uso de videoconferência no Centro;
- Incentivar o uso de software livre pelos discentes e servidores do CCET;
- Migrar, manter e divulgar as páginas das unidades do Centro em uma ferramenta CMS padronizada;
- Prover atendimento de TI de 1o a 3o nível no âmbito do CCET;
- Prover suporte à instalação de softwares, específicos, importante ao conteúdo programático dos cursos do CCET; e
- Prover suporte a projetos de graduação, pós-graduação e pesquisa relativos ao CCET.
Como principais serviços é possível destacar:
- acesso à Internet;
- serviços de acesso à Internet através rede WI-FI;
- serviços de Hospedagem para páginas de docentes, projetos, página do próprio centro entre outros;
- serviços de co-location para hospedar equipamentos físicos de projetos de pesquisa dos docentes do Centro (muitos destes equipamentos precisam operar em regime 24×7);
- serviços de correio eletrônico para contas de e-mail de docentes e técnicos administrativos do Centro em domínio próprio, o UNIRIOTEC.BR; e
- serviços de atendimento técnico de TI à docentes, servidores, técnicos administrativos, laboratórios de ensino e pesquisa.
Em relação aos equipamentos do Centro, é possível destacar: mais de vinte ativos de redes (entre switches, roteadores, entre outros), mais de 30 passivos de rede; mais de dez servidores de baixo e médio desempenho; mais de 300 estações de trabalho e pesquisa e mais de dez Access Point 802.11bgn, para cobertura no térreo e segundo andar do Centro (onde estão localizadas as dependências do PPGI).
Núcleo de Assuntos Pedagógicos e Educacionais (NAPE)
O NAPE – Núcleo de Assuntos Pedagógicos e Educacionais, criado em 2017, tem por objetivo trabalhar com atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como auxiliar na organização escolar e curricular dos cursos pertencentes ao Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da UNIRIO. Em relação ao Programa de Pós-graduação em Informática, o núcleo atua junto à comissão de revisão curricular dos cursos de mestrado e doutorado, colaborando com os aspectos pedagógicos curriculares. Além disso, o NAPE realiza atendimento a alunos que estejam com dificuldades de permanência e/ou conclusão do curso, objetivando a co-construção de um planejamento acadêmico. Esse atendimento tem sido um diferencial muito importante do nosso curso. Os membros do Nape são funcionários com formação pedagógica e que, por não estarem diretamente envolvidos nas atividades acadêmicas do programa como docentes, possuem uma aceitação grande por parte dos discentes. Os alunos se sentem muito à vontade para procurarem ajuda e apoio com o pessoal do Núcleo.
Biblioteca
O PPGI-UNIRIO utiliza a Biblioteca Central (BC), situada no mesmo campus onde realizamos os cursos de Mestrado e Doutorado em Informática.
A BC da UNIRIO é a unidade coordenadora técnica e administrativa do Sistema de Bibliotecas da UNIRIO e tem como missão “Fornecer apoio informacional ao desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão considerando todos os campos de atuação da UNIRIO”. Para tanto, cuida do patrimônio informacional e fornece suporte as atividades de ensino e pesquisa através da oferta de serviços e produtos que possibilitem o desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa, inovação e extensão da universidade.
O Sistema se constitui de uma Biblioteca Central e sete unidades setoriais localizadas em diferentes bairros da cidade do Rio de Janeiro: Urca: Biblioteca Setorial do Centro de Letras e Artes, Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia; Botafogo: Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas; além das três unidades do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde: Biblioteca Setorial do Curso de Medicina (Tijuca), Biblioteca Setorial do Instituto Biomédico (Centro da Cidade) e Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição (também na Urca). Estas unidades se encarregam do atendimento especializado à comunidade universitária nos diferentes endereços distribuídos pela cidade do Rio de Janeiro.
O horário de funcionamento da Biblioteca Central é de 09:00 ás 21:00h (12 horas ininterruptas), cinco dias por semana. As unidades setoriais acompanham o horário de funcionamento das unidades onde estão abrigadas. Também ofertam serviços de biblioteca digital, vinte e quatro horas por dia, sete dias na semana, com acesso remoto aberto (fora dos campi) a todos os recursos de informação internos e externos (bibliografia), via Rede CAFÉ e Eduroam. Contato permanente através de redes sociais (Facebook, Instagram, Whatsapp e canal youtube).
Espaços de Estudo: Dispõe de ambientes especiais de estudo, na BC dois salões de leitura coletiva, um salão de estudos individuais, 04 cabines de estudo em grupo, uma sala multimídia equipada com computador, lousa eletrônica e aparelho de videoconferência, fonoteca, Sala de Obras Raras e Especiais. Também oferece os Laboratórios Eterna, espaço de pesquisa multiusuários, destinado a conservação e restauro de papel, com posterior digitalização (scanner planetário), Laboratório de Informática Santander, com 15 microcomputadores para usuários; e um setor especial, de Biblioteca Infanto-juvenil, com ênfase em literatura. Estes dois últimos serviços são abertos à comunidade externa da universidade.
Acervo: O conjunto de bibliotecas da universidade conta com um acervo de títulos 101.662. São mantidos os programas de depósito legal de obras: FAPERJ por doações, e OMT – Organização Mundial do Turismo, por compra, assim como diversas assinaturas de periódicos (dois pacotes de acesso a periódicos científicos com 16.765 títulos disponíveis, assinaturas de 07 bases de dados bibliográficos licenciadas, 182.594 licenças de e-books.
Serviços de acesso à informação: O conjunto de bibliotecas da universidade oferta a comunidade: terminal web para serviços de consulta, renovação, empréstimos e reserva de obras, inclusive via móbile (software SophiA); busca integrada (EDS), Repositório Institucional – RI para armazenamento e divulgação da produção acadêmica da universidade, Portal de Periódicos da UNIRIO, Portal de conferências e Encontros Acadêmicos ocorridos na UNIRIO, software online para a geração automática de fichas catalográficas de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso, além de tutoriais para uso dos recursos digitais disponíveis. Acesso ao Portal da Capes (integral), Biblioteca Virtual de Saúde (BIREME/OPAS), portal de saúde baseado em evidências (Ministério da Saúde). Pesquisa de anterioridade para patentes, parcerias com diversas instituições nacionais e internacionais para consulta e uso de acervos específicos. Na BC, oferecemos o serviço de scanner de voz voltado para as questões de acessibilidade para alunos com deficiência visual, e abrigamos o projeto Ledor amigo, com 02 notebooks destinados ao estudo na Biblioteca.
Em todas as unidades do Sistema são oferecidos serviços de consulta local, scanner de autoatendimento para realização de cópias digitais dos itens do acervo (sob orientação das determinações da Lei de Direitos Autorais, lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998), Comutação bibliográfica (COMUT), empréstimo domiciliar, empréstimo entre bibliotecas, inclusive internacional, e empréstimo de 1.051 tabletes.
Também são disponibilizados manuais e tutoriais – http://www.unirio.br/bibliotecacentral/tutoriais, bem como oferecidos treinamentos especializados – http://www.unirio.br/bibliotecacentral/treinamentos – em letramento digital e acesso à internet, possibilitando a consulta à literatura científica e tecnológica nos mais diversos sites especializados; Normalização Bibliográfica; Visita Guiada; Serviço de alerta (divulgação das obras recém-incorporadas ao acervo); Programa variado de exposições culturais e Guarda volumes.