Ano de criação: 2006
Objetivos:
O Curso de Mestrado em Informática da UNIRIO tem como objetivos:
- Aprofundar os conhecimentos científicos e técnico-profissionais de seus alunos na área de Sistemas de Informação;
- Formar profissionais com conhecimento técnico e organizacional para a modelagem, o desenvolvimento, a seleção, a implantação e a gestão de Sistemas de Informação em empresas;
- Possibilitar aos seus alunos o desenvolvimento de habilidades para a pesquisa e para a docência no ensino superior na área de Sistemas de Informação;
- Contribuir para o aprimoramento constante da comunidade acadêmica da UNIRIO, estimulando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão; e
- Desenvolver pesquisas de ponta na área de Sistemas de Informação que possam contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região em que a UNIRIO se insere.
Perfil do Egresso:
O profissional formado pelo curso de Mestrado em Informática do PPGI-UNIRIO deverá estar capacitado a analisar as diversas tecnologias disponíveis para processamento de informação sob múltiplos aspectos, com o intuito de selecionar, aplicar, integrar, desenvolver, aprimorar e gerir as mais recentes e adequadas tecnologias para os setores da sociedade que demandem mecanismos de processamento de informação. Os profissionais também estarão habilitados a discutir as deficiências das tecnologias atuais, sendo capazes de promover o desenvolvimento de novas tecnologias, seja pela inovação, pela combinação de tecnologias existentes ou pela analogia com outras áreas do conhecimento.
Número de créditos: 34
Disciplinas Obrigatórias
Têm natureza obrigatória as disciplinas de núcleo comum de todas as linhas de pesquisa.
O objetivo desta disciplina é apresentar os conceitos de pesquisa e metodologia científica e preparar os alunos para a elaboração da dissertação de mestrado. Os alunos observam a importância de normas para elaboração de um trabalho científico, técnicas de estruturação, redação e revisão bibliográfica. São analisadas dissertações na área da Computação de forma a trazer os problemas para o contexto do mestrado em Sistemas de Informações e os formatos adequados de apresentação de trabalhos nesta área.
Nº de Créditos: 4,0
Atividade acadêmica realizada pelos alunos em conjunto com seus orientadores.
A inscrição nesta disciplina implica na apresentação formal da proposta/andamento da dissertação pelo aluno aos professores da linha de pesquisa e do Programa. A apresentação conta como parte da avaliação formal do aluno na disciplina.
No de Créditos: 2,0
Atividade de docência realizada pelos alunos acompanhados por seus orientadores.
No de Créditos: 2,0
Disciplinas Optativas de Núcleo Básico
Têm natureza optativa de núcleo básico as disciplinas que guardam afinidade com a linha de pesquisa a que se vincula a dissertação de mestrado do Aluno mas que apresentam conteúdo básico e fundamental para as necessárias reflexões dentro de suas atividades de pesquisa. IMPORTANTE: Considera-se obrigatória a inscrição em no MÍNIMO 2 disciplinas optativas de núcleo básico.
Esta disciplina tem o objetivo de garantir um nivelamento dos alunos. Consideramos que saber analisar e avaliar a eficiência computacional na comparação de algoritmos é fundamental na área de Ciência da Computação, assim como conhecer a complexidade de problemas e seu impacto no desenvolvimento de algoritmos.
Número de créditos: 4,0
Ementa:
- Critérios de análise, correção e eficiência
- Análise de algoritmos: tempo de processamento e número de operações elementares
- Complexidade de pior caso
- Algoritmos e estruturas de dados para problemas em grafos
- Programação Dinâmica
- Algoritmos Gulosos
- Teoria da Complexidade
- Problemas de decisão
- Transformações polinomiais
- Classe P
- Algoritmos não determinísticos
- Classes NP e NP-completa
Fazer uma extensa revisão dos conceitos básicos inerentes às redes de computadores e abordar conceitos mais avançados que norteiam o surgimento de novas tecnologias e aplicações em redes.
Número de créditos: 4,0
Ementa:
- Revisão de conceitos básicos em redes
- LANs, WANs e Internet
- Arquitetura de camadas
- Protocolos de transporte
- Roteamento IP
- Camada de enlace e meio físico
- Desempenho e gerenciamento
- Aplicações de redes multimídia (video, VoIP, IPTV, TV digital, CDN, grids)
- Protocolos para aplicações de tempo real (RSTP, RTP, H.323, SIP, FECs)
- QoS (serviços integrados, serviços diferenciados, escalonamento de fila)
- Protocolos para redes WAN (multicast, anycast, MPLS, GMPLS, IPv6, DCN)
- Conceitos básicos de segurança
- Estudos de caso e revisão crítica de artigos
Objetivo: Apresentar o conceito, classificação e projeto de Sistemas de Informação, e discutir tópicos de pesquisa relevantes em Sistemas de Informação.
Número de créditos: 4,0
Ementa:
- Teoria Geral de Sistemas
- Definição e classificação de Sistemas de Informação
- Modelagem de Sistemas de Informação (requisitos, funções, dados, objetos)
- Modelagem conceitual de domínios de conhecimento (ontologias)
- Arquitetura de Sistemas de Informação
- Sistemas de Informação de apoio à decisão e inteligência de negócios
- Sistemas especializados de informação (Inteligência Artificial)
- Sistemas de informação e a relação com Telecomunicações e Redes (internet, sistemas distribuídos)
- Pesquisa em SI: Tópicos de pesquisa em SAN
- Pesquisa em SI: Tópicos de pesquisa em RCR
- Pesquisa em SI: Tópicos de pesquisa em DR
Discutir o estado da arte em Gestão de Dados, no que se refere à modelagem e representação de Informações. Serão abordados modelos, técnicas e linguagens de modelagem conceitual de informações, tanto sob a perspectiva estrutural quanto comportamental, e discutidos os benefícios e impactos relacionados à qualidade de da modelagem de informações para interoperabilidade entre aplicações e integração de informações.
No de Créditos: 4,0
Ementa
- Introdução a modelagem de dados e Informações
- Níveis e Frameworks de Informação
- Modelagem conceitual e Ontologias
- Modelagem de Papéis e Restrições
- Modelagem de Processos e Estados
- Modelagem de Regras de Negócio
- Metamodelos e linguagens de modelagem conceitual de dados: ER, UML, OntoUML
- Metamodelos e linguagens de modelagem lógica de dados; Relacional, Objeto-relacional
- Projeto de bancos de dados: modelagem conceitual, lógica e física
- Mapeamento de modelo conceitual para lógico de dado
- Tendências de modelagem conceitual: Ontologias de fundamentação, Ontologia empresarial
Introduzir os conceitos e as principais linhas de pesquisa na área. A ênfase do curso será na implementação de agentes inteligentes, enfatizando-se os problemas de busca e raciocínio. Será utilizada a linguagem Prolog como instrumento para a representação de conhecimento. Por fim, serão apresentados os modelos conexionistas, baseados em redes neurais.
Número de créditos: 4,0
Ementa:
- Agentes Inteligentes
- Busca
- Busca Heurística
- Planejamento
· Representação de Problemas no Planejamento Clássico
· Planejamento no Espaço de Estados
· Planejamento no Espaço de Planos
· Técnicas de Planejamento em Grafos
· Planejamento com Redes Hierárquicas de Tarefas
· Visão sobre outras técnicas de Planejamento - Redes Neurais
Esta disciplina tem dois objetivos principais. O primeiro deles é dar uma sólida base em lógica formal aos alunos do mestrado, de forma que eles possam utilizar esse conhecimento para lidar com provas formais e especificar formalmente modelos de sistemas de informação. O segundo objetivo corresponde a transmitir os conhecimentos básicos para a implementação de sistemas que incorporam mecanismos de raciocínio automático.
Número de créditos: 4,0
Ementa:
- Sintaxe e semântica da lógica proposicional
- Sintaxe e semântica da lógica de primeira ordem
- Conceitos de correção e completude
- Modelos de teorias
- Demonstração de teoremas
- Inferência automática com resolução
- Programação em Lógica e Prolog
- Lógica de Descrição
A modelagem matemática de sistemas de computação/comunicação é uma das tarefas mais importantes no processo de análise e desenvolvimento de novas tecnologias. Entender como modelar matematicamente um sistema e como analisar as medidas obtidas a partir dos modelos matemáticos é essencial para a formação do profissional da área de Sistemas de Informação. Esta disciplina fornecerá ao aluno a base necessária para o uso de ferramentas de modelagem e análise matemática e a sua aplicação na escolha de uma tecnologia.
Número de créditos: 4,0
Ementa:
- Probabilidade e estatística
- Variáveis aleatórias
- Medidas de interesse
- Intervalo de confiança
- Simulação
- Teoria de filas
Apresentar os principais conceitos e desafios de pesquisa relacionados a processos de software e à definição, execução e avaliação de iniciativas de melhoria de processos de software em organizações.
No de Créditos: 4,0
Ementa
- Engenharia de Software – Conceitos, Objetivos, Desenvolvimento de Software, Desafios de Pesquisa
- Processos de Software – Conceitos, Mecanismos de Definição, Normas Nacionais e Internacionais
- Automação de Processos de Software – Conceitos, Ferramentas CASE, Ambientes Centrados em Processo
- Avaliação e Melhoria de Processos de Software – Conceitos, Normas Nacionais e Internacionais, Melhoria Contínua, Melhorias Horizontais, Melhorias Verticais, Modelos de Maturidade
- Iniciativas de Melhoria de Processos de Software – Planejamento, Execução e Avaliação de Iniciativas de Melhoria, Métodos e Técnicas aplicáveis, Melhoria de Processos em diferentes contextos, Análise de Retorno de Investimento
- Mecanismos de Apoio e Controle aos Processos de Software – Garantia da Qualidade, Medição, Gerência de Configuração, Planejamento e Monitoração de Projetos, Gerência de Conhecimento
- Controle Estatístico de Processos – Conceitos, Técnicas e Ferramentas, Alta Maturidade no Desenvolvimento de Software, Gerência Estatística, Gerência Quantitativa
- Aspectos Sociotécnicos – Motivação, Mobilização, Políticas, Benefícios e Expectativas do Desenvolvimento de Software
- Engenharia de Software Experimental – Conceitos, Diferenças entre Tipos de Estudos, Análises Qualitativas e Quantitativas, Aplicação à Melhoria de Processos de Software
Na construção de sistemas de informação complexos, verifica-se que a adoção de uma única técnica de desenvolvimento raramente é suficiente para se alcançar os requisitos de eficiência, reusabilidade, facilidade de evolução, manutenção e ou interoperalibiliade entre sistemas. Observa-se ao contrário, a necessidade de se construir soluções que agregam diversos paradigmas, aplicados onde são mais apropriados ou ainda a sua combinação em uma unidade de software mais complexa. O conceito de projeto multiparadigma (multi-paradigm design) descreve a atividade cujo objetivo é reconhecer abstrações em um sistema, sem forçá-las a um único paradigma e observando-se as ferramentas de implementação disponíveis para se construir o sistema. O ponto crucial desse processo é o casamento entre as abstrações sobre o domínio do problema e as ferramentas de implementação corretas para materializá-las.
O foco do curso é oferecer aos alunos um curso avançado de programação voltado para o projeto e construção de sistemas complexos. O curso discutirá com maior profundidade os problemas relacionados com paradigmas de programação, especialmente as questões relacionadas a Padrões de Projeto e Programação Genérica.
Número de créditos: 4,0
Ementa:
- Abstração, modularidade, comunalidade, variabilidade, acoplamento, coesão
- Revisão da linguagem Java
- Revisão de Projeto Orientado a Objetos
- Análise Orientada a Domínio
- Padrões de Projeto
- Frameworks
Capacitar o estudante a compreender e aplicar teorias, técnicas e métodos para o tratamento e análise de dados e a construção de modelos estatísticos, colocando-os em prática no desenvolvimento de estudos de caso.
No de Créditos: 4,0
Ementa
- Introdução à análise de dados.
- Revisão de Probabilidade.
- Princípios de Amostragem.
- Análise Exploratória de Dados.
- Conceitos básicos de Estatística.
- Modelos estatísticos. Estimação.
- O problema do aprendizado estatístico.
- Aprendizado supervisionado.
- Modelos lineares para regressão.
- Modelos lineares para classificação.
- Seleção de modelos.
- Teoria da generalização.
- Seleção de variáveis.
- Redução de dimensionalidade.
- Data sequenciais e processos estocásticos.
- Exemplos de aplicações.
Disciplinas Optativas por Linha de Pesquisa
Têm natureza optativa as disciplinas que guardam afinidade com a linha de pesquisa a que se vincula a dissertação de mestrado do Aluno, de modo a propor reflexões pertinentes ao campo de especialidade a que esta se filia; bem como a enriquecer a busca de conteúdos necessários à composição do trabalho final.
No de Créditos: 4,0 (cada disciplina)
- Arquitetura Empresarial (AE)
- Comunicação Científica
- Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados
- Engenharia de Sistemas Complexos
- Gerência de Projetos de Software
- Gestão de Conhecimento e Aprendizagem Organizacional
- Gestão de Dados em Ambientes Distribuídos (GDAD)
- Gestão de Processos de Negócio
- Inteligência Artificial (IA) – Aprendizagem máquina e geração de música
- Interação Humano-Computador
- Heurísticas para Problemas Combinatórios (HPC)
- Métodos quantitativos para Apoio à Decisão e Gestão
- Multimetodologia aplicada a Problemas Sociais Complexos
- Pesquisa em Ciência do Design
- Redes de Computadores sem Fio
- Semântica na Web
- Sistemas de Apoio à Inteligência do Negócio
- Sistemas Colaborativos
- Sistemas Inteligentes e suas Aplicações
- Tóp Esp RCR I: Aplic. Logica e Pljto em SI
- Tóp Esp RCR II: Ciência da Web
- Tóp Esp RCR III: Aplicações de IA
- Tóp Esp RCR IV: Análise de Redes Sociais
- Tóp Esp Redes I: Ferr. MS Avaliação e Desempenho
- Tóp Esp Redes II: Gerenciamento de Redes, virtualização, segurança e mobilidade
- Tóp Esp em Redes III: Redes Veiculares e Mobilidade Urbana
- Tóp Esp SAN I: Medição de Software
- Tóp Esp SAN II: Acessibilidade
- Tóp Esp SAN III: Cibercultura
- Tóp Esp SAN IV: Experimentação em ES
- Tóp Esp SD I: SOA + CLOUD + MDA
Disciplinas Eletivas
Focalizam conteúdos complementares ao currículo visando instrumentalizar os projetos de pesquisa do pós-graduando.
No de Créditos: 2,0 (cada disciplina)
- Estudos Dirigidos I
- Estudos Dirigidos II