Planejamento de disciplinas

Esta página comenta sobre o planejamento de disciplinas por período para os alunos de mestrado. Não são regras, no sentido de serem obrigatórias, mas comentários e orientações.
 

Orientações

 
Pelo Regulamento do PPGI-UNIRIO de 2021, os alunos de mestrado devem cumprir no mínimo 30 créditos (Art. 34) em disciplinas, atividades de pesquisa e estágio de docência. Os créditos devem ser cumpridos em até 4 (quatro) semestres (Art. 34 §1º). O planejamento de cumprimento de créditos pelos alunos deve ser feito sempre em conjunto com o orientador. Muitos alunos, principalmente os novos, têm dúvidas sobre como organizar as disciplinas ao longo dos anos. O objetivo desta página é tecer comentários sobre um possível planejamento, mas não representa uma obrigatoriedade ou imposição de qualquer tipo.
 
No 1º semestre, os alunos devem efetuar a matrícula na Secretaria do curso (ver o Manual do aluno). A partir do momento em que estiverem cadastrados no Sistema Acadêmico da UNIRIO, terão um número de matrícula e poderão efetuar a inscrição em disciplinas pelo Portal do Aluno (ver o Manual do aluno). A inscrição em disciplinas deve ser realizada em todos os semestres, enquanto o aluno estiver no curso (inclusive em caso de prorrogação de defesa), conforme datas indicadas no calendário acadêmico.
 

É importante destacar que os alunos que não estiverem inscritos em disciplinas em um semestre terão a matrícula cancelada (pois se caracteriza como abandono). Isto vale mesmo para os alunos que estão com defesa marcada.

Todos os semestres, durante a inscrição em disciplinas, os alunos devem rever (e assinar) dois documentos: (1) Termo de Compromisso de Orientação e (2) Declaração de trabalho (para alunos bolsistas). Alunos que não renovarem o termo de compromisso de orientação terão as matrículas consideradas irregulares e estarão sujeitos a desligamento.

As disciplinas do Mestrado em Informática do PPGI-UNIRIO são divididas entre obrigatórias (que são disciplinas de núcleo comum de todas as linhas de pesquisa e todos alunos de mestrado devem cursar), optativas de núcleo básico (que trazem a fundamentação na Grade Área de Ciência da Computação, apresentando conteúdo básico e fundamental para as necessárias reflexões dentro de suas atividades de pesquisa), optativas temáticas (que guardam afinidade com a linha de pesquisa a que se vincula a Dissertação de Mestrado do aluno, de modo a propor reflexões pertinentes ao campo de especialidade a que esta se filia; bem como a enriquecer a busca de conteúdos necessários à composição do trabalho final), eletivas de instrumentalização, eletivas de grupo de pesquisa e eletivas extra (que focalizam conteúdos complementares ao currículo visando instrumentalizar os projetos de pesquisa do pós-graduando). O Sumário de Disciplinas apresenta um resumo das disciplinas da grade curricular e mostra as equivalências entre os cursos de Mestrado e de Doutorado.

As disciplinas de sala de aula cursadas no mestrado do PPGI podem ser aproveitadas caso o aluno posteriormente curse o doutorado. Se você já pensa nisso, planeje-se para otimizar o número de disciplinas cursadas. 

Alunos podem cursar disciplinas em outro curso, conforme Regulamento  do PPGI-UNIRIO de 2021. A decisão de deferir o aproveitamento dos créditos é tomada pelo colegiado após apreciação de requerimento feito pelos alunos. Apesar de não ser obrigatório, sugere-se uma consulta informal ao professor responsável pela disciplina sobre a possibilidade de aproveitamento dos créditos durante o período de inscrições / alterações em inscrições em disciplinas para evitar surpresas desagradáveis.

As disciplinas optativas de núcleo básico, por serem consideradas básicas, são ofertadas, em geral, no 1º semestre. 

As disciplinas de Estudos Dirigidos (I, II e III) são consideradas eletivas (de instrumentalização). Como tal, não são obrigatórias, apesar de a maioria dos professores as recomendarem. Em geral, são cursadas nos dois primeiros períodos e eventualmente no terceiro período, quando se opta por fazer Estudos Dirigidos III. Cada orientador define o que se espera dos alunos ao longo do semestre e qual o critério de aproveitamento. Estas disciplinas não têm um horário regular semanal previsto na grade de horários. A carga horária estimada mínima é de 30h semestrais. Parte do que se espera de um aluno de mestrado é capacidade de estudo individual e organização do tempo de estudo, portanto, organize-se para isto.

As três disciplinas obrigatórios do curso: Análise e Projeto de Algoritmos (APA), Fundamentos de Sistemas de Informação (FSI) e Metodologia Científica (MC), costumam ser ofertadas apenas no primeiro semestre do ano, embora seja comum a oferta de Metodologia Científica também no 2º semestre.

As disciplinas Estágio em Docência I e II pode ser cursada em qualquer período, conforme combinação com o orientador. A disciplina pressupõe que o aluno faça atividades de docência (preparar e dar aulas e provas, por exemplo) em uma disciplina de graduação do Bacharelado em Sistemas de Informação. As regras para estas disciplinas estão neste documento.

As disciplinas de Pesquisa para Dissertação de Mestrado (PDM) (I a IV) são cursadas, em ordem, a partir do 3º período. É desnecessário cursar mais de uma disciplina PDM por semestre. As disciplinas PDM I, II e III são avaliadas com nota de 0 a 10, para a disciplina PDM IV é lançado um conceito de aprovado / reprovado. A Norma para Acompanhamento Discente PPGI-UNIRIO estipula limites de notas para estas disciplinas. A disciplina PDM III é cursada apenas por alunos que defenderão a dissertação durante o 5º semestre. A disciplina PDM IV é cursada no 6º semestre, apenas por alunos que estiverem em prorrogação. As regras para pedidos de prorrogação encontram-se no documento Normas para Pedidos de Prorrogação PPGI-UNIRIO.

Até o 3º período, os alunos devem defender a Qualificação ao Mestrado (Art. 36 do Regulamento do PPGI). O exame de qualificação representa uma oportunidade de avaliação prévia por uma banca com relação à adequação das bases teóricas-epistemológicas-metodológicas da pesquisa. A defesa do exame de qualificação se dará através de uma defesa do trabalho para uma Banca Examinadora. Para isto, o pedido de banca deve ser feito com até 45 dias de antecedência e o texto deve ser entregue para a banca com até 30 dias de antecedência. A Defesa de Qualificação é um requisito obrigatório para o título de Mestre em Informática, assim como os créditos cumpridos e a Defesa da Dissertação.

Em geral, não se recomenda que um aluno faça mais do que 14 créditos por semestre, dado que a carga de dedicação exigida é grande e diferenciada em relação a uma disciplina de graduação ou de especialização. Recomenda-se também que todos os créditos em disciplinas eletivas/optativas/obrigatórias sejam cursados no 1º e no 2º períodos, para que o foco a partir deste momento esteja na elaboração/conclusão da Dissertação.

Não há obrigatoriedade em cursar novamente uma mesma disciplina optativa ou eletiva em caso de reprovação (a menos que seja uma disciplina obrigatória). Alunos que tenham 2 ou mais reprovações em disciplinas, de quaisquer tipos, serão desligados do PPGI.

Sugestão de planejamento

Um possível planejamento para o cumprimento dos créditos em disciplinas é exibido abaixo. Convém relembrar que não há imposição de seguir a organização abaixo.

Primeiro Semestre:

  • 3 disciplinas obrigatórias (APA + FSI + MC) (12 créditos)
    • ou 2 disciplinas obrigatórias (8 créditos) e 1 disciplina optativa ou eletiva de instrumentalização (ou de grupo de pesquisa) de 4 créditos (total de 12 créditos)
  • e mais Estudos Dirigidos I (2 créditos)

Segundo Semestre:

  • 3 disciplinas de 4 créditos, entre optativas de núcleo básico, optativas temáticas, eletivas de instrumentalização ou eletivas de grupo de pesquisa (ao todo 12 créditos)
    • Caso ainda falte disciplina obrigatória, recomenda-se fortemente que seja feita no segundo semestre.
  • Estudos Dirigidos II (2 créditos)

Terceiro Semestre:

  • Estágio em Docência (2 créditos) ou Estudos Dirigidos III (2 créditos)
  • Eventualmente também Pesquisa para Dissertação de Mestrado I (0 crédito)
  • Obs.: Vale lembrar que a Defesa de Qualificação deve ser feita até o final do 3º semestre

Quarto Semestre:

  • Pesquisa para Dissertação de Mestrado II (0 crédito)

Quinto Semestre: (para alunos com defesa marcada entre o final do Quarto Semestre e o prazo regular de defesa, bem como alunos em prorrogação)

  • Pesquisa para Dissertação de Mestrado III (0 crédito)

Sexto Semestre: (para alunos em prorrogação defendendo após o final do semestre letivo equivalente ao 5º semestre)

  • Pesquisa para Dissertação de Mestrado IV (0 crédito)

No planejamento acima, caso as disciplinas de Estudos Dirigidos não sejam cursadas, é necessário cumprir créditos adicionais correspondentes.

Esta página comenta sobre o planejamento de disciplinas por período para os alunos de doutorado. Não são regras, no sentido de serem obrigatórias, mas comentários e orientações.
 
 

Orientações

 

Pelo Regulamento do PPGI-UNIRIO de 2021, os alunos de doutorado devem cumprir no mínimo 48 créditos (Art. 35) em disciplinas, atividades de pesquisa, estágio de docência e estudos dirigidos. Os créditos devem ser cumpridos em até 8 semestres (Art. 35 §1º). O planejamento de cumprimento de créditos pelos alunos deve ser feito sempre em conjunto com o orientador. Muitos alunos, principalmente os novos, têm dúvidas sobre como organizar as disciplinas ao longo dos anos. O objetivo desta página é tecer comentários sobre um possível planejamento, mas não representa uma obrigatoriedade ou imposição de qualquer tipo.

 

No 1º semestre, os alunos devem efetuar a matrícula na Secretaria do curso (ver o Manual do aluno). A partir do momento em que estiverem cadastrados no Sistema Acadêmico da UNIRIO, terão um número de matrícula e poderão efetuar a inscrição em disciplinas pelo Portal do Aluno (ver o Manual do aluno). A inscrição em disciplinas deve ser realizada em todos os semestres, enquanto estiver no curso (inclusive em caso de prorrogação de defesa), conforme datas indicadas no calendário acadêmico.

É importante destacar que os alunos que não estiverem inscritos em disciplinas em um semestre terão a matrícula cancelada (pois se caracteriza como abandono). Isto vale mesmo para os alunos que estão com defesa marcada.

Todos os semestres, durante a inscrição em disciplinas, os alunos devem rever (e assinar) dois documentos: (1) Termo de Compromisso de Orientação e (2) Declaração de trabalho (para alunos bolsistas). Alunos que não renovarem o termo de compromisso de orientação terão as matrículas consideradas irregulares e estarão sujeitos a desligamento.

As disciplinas do Doutorado em Informática são divididas entre obrigatórias (que são disciplinas de núcleo comum de todas as linhas de pesquisa e que todos alunos de Doutorado devem cursar), optativas de núcleo básico (que trazem a fundamentação na Grade Área de Ciência da Computação, apresentando conteúdo básico e fundamental para as necessárias reflexões dentro de suas atividades de pesquisa) e optativas temáticas (que guardam afinidade com a linha de pesquisa a que se vincula a Tese de Doutorado do aluno, de modo a propor reflexões pertinentes ao campo de especialidade a que esta se filia; bem como a enriquecer a busca de conteúdos necessários à composição do trabalho final), eletivas de instrumentalização, eletivas de grupo de pesquisa e eletivas extra (que focalizam conteúdos complementares ao currículo visando instrumentalizar os projetos de pesquisa do pós-graduando). O Sumário de Disciplinas apresenta um resumo das disciplinas da grade curricular e mostra as equivalências entre os cursos de Mestrado e de Doutorado.

As disciplinas cursadas no mestrado do PPGI podem ser aproveitadas caso o aluno posteriormente curse o doutorado. Se você ainda está no mestrado e já pensa nisso, planeje-se para otimizar o número de disciplinas cursadas. Se você já está no doutorado e quer requerer aproveitamento de créditos já cursados no mestrado, tanto no PPGI quanto em outro programa, veja o Documento de Equivalência de Disciplinas.

Alunos podem cursar disciplinas em outro curso, conforme Regulamento do PPGI-UNIRIO de 2021. A decisão de deferir o aproveitamento dos créditos é tomada pelo colegiado, após apreciação de requerimento feito pelos alunos. Apesar de não ser obrigatório, sugere-se um consulta informal ao professor responsável por disciplina equivalente sobre a possibilidade de aproveitamento dos créditos durante o período de inscrições / alterações em inscrições em disciplinas para evitar surpresas desagradáveis.

As disciplinas Fundamentos de Sistemas de Informação Análise e Projeto de Algoritmos são obrigatórias e tradicionalmente ofertadas apenas no 1º semestre.

A disciplina Metodologia Científica é obrigatória e ofertada geralmente tanto no 1º quanto no 2º semestre. 

Além destas disciplinas obrigatórias, o aluno de Doutorado do PPGI deve cumprir ainda no mínimo uma disciplina optativa de núcleo básico de 4 créditos, uma disciplina optativa temática de 4 créditos e uma disciplinas eletiva de instrumentalização de 4 créditos. Os demais 24 créditos podem ser crumpridos com outras disciplinas optativas ou eletivas.

As disciplinas Estudos Dirigidos I, Estudos Dirigidos II e Estudos Dirigidos III são eletivas. Embora tenham disciplinas similares no Mestrado, não contam créditos eventualmente realizados durante o Mestrado. São cursadas nos três primeiros períodos e objetivam guiar os alunos nos estudos para a Qualificação de doutorado. Cada orientador define o que se espera dos alunos ao longo do semestre e qual o critério de aproveitamento. Estas disciplinas não têm um horário regular semanal previsto na grade de horários. A carga horária estimada mínima é de 30h semestrais. Parte do que se espera de um aluno de doutorado, ainda mais que de um aluno de mestrado, é capacidade de estudo individual e organização do tempo de estudo, portanto, organize-se para isto.

As disciplinas Docência em Sistemas de Informação e Estudos Dirigidos à Inovação eram obrigatórias no currículo até 2022, mas se tornaram eletivas de instrumentalização. Por outro lado, embora Estágio em Docência I e Estágio em Docência II sejam eletivas de instrumentalização, são obrigatórias para alunos bolsistas e pressupõem que o aluno faça atividades relacionadas à docência. Os créditos de disciplinas de Estágio em Docência realizadas no Mestrado também não são aproveitados no Doutorado.

A Qualificação ao Doutorado é uma etapa obrigatória e deve ser defendida até o 5º semestre (Art. 36 do Regulamento do PPGI). O exame de qualificação representa uma oportunidade de avaliação prévia por uma banca com relação à adequação das bases teóricas-epistemológicas-metodológicas da pesquisa. A defesa do exame de qualificação se dará através de uma defesa do trabalho para uma Banca Examinadora. Para isto, o pedido de banca deve ser feito com até 45 dias de antecedência e o texto deve ser entregue para a banca com até 30 dias de antecedência. A Defesa de Qualificação é um requisito obrigatório para o título de Doutor em Informática, assim como os créditos cumpridos e a Defesa da Dissertação.

As disciplinas de Pesquisa para Tese de Doutorado (PTD) (I a VI) são cursadas, em ordem, após a defesa do Exame de Qualificação, a partir do 6º semestre. A disciplina PTD IV serve para o aluno que defende após o final do 8º semestre, seja até o prazo regulamentar de defesa ou até o final do que seria equivalente ao 9º semestre ou primeira parte da prorrogação. A disciplina PTD V serve para o aluno que defende após o final do 9º semestre até no máximo o final do 10º semestre (seunda parte da prorrogação). Para o aluno que defenderá após o prazo final do 10º semestre, mas ainda até o limite do prazo de defesa com prorrogação, será necessário se inscrever em PTD VI. 

Em geral, não se recomenda que um aluno faça mais do que 14 créditos por semestre, dado que a carga de dedicação exigida é grande e diferenciada em relação a uma disciplina de graduação ou especialização. Recomenda-se também que todos os créditos em disciplinas optativas/obrigatórias sejam cursados o mais rápido possível (no máximo até o final do 4º semestre), para que o foco a partir deste momento esteja na elaboração/conclusão da tese.

Não há obrigatoriedade em cursar novamente uma mesma disciplina optativa em caso de reprovação (a menos que seja uma disciplina obrigatória). Alunos que tenham 2 ou mais reprovações em disciplinas, de quaisquer tipos, serão desligados do PPGI. 

Sugestão de planejamento

Um possível planejamento para o cumprimento dos créditos em disciplinas é exibido abaixo. Convém relembrar que não há imposição de seguir a organização abaixo. Deve-se lembrar também que caso o aluno tenha obtido aproveitamento de créditos, o planejamento pode sofrer grandes mudanças devido ao número menor de créditos a serem cursados.

Primeiro Semestre:

  • 3 disciplinas obrigatórias (APA + FSI + MC) (12 créditos)
    • ou 2 disciplinas obrigatórias (8 créditos) e 1 disciplina optativa ou eletiva de instrumentalização (ou de gurpo de pesquisa) de 4 créditos (total de 12 créditos)
  • Estudos Dirigidos I (2 créditos)

Segundo Semestre:

  • 3 disciplinas de 4 créditos, entre optativas de núcleo básico, optativas temáticas, eletivas de instrumentalização ou eletivas de gurpo de pesquisa (ao todo 12 créditos) (obs.: recomenda-se escolher uma optativa de núcleo básico, uma optativa temática e uma eletiva de instrumentalização para cumprir o número mínimo de créditos em cada grupo.)
    • Caso ainda falte disciplina obrigatória, recomenda-se fortemente que seja feita no segundo semestre.
  • Estudos Dirigidos II (2 créditos)

Terceiro Semestre:

  • 2 disciplinas de 4 créditos, entre optativas temáticas, eletivas de instrumentalização e eletivas de grupo de pesquisa (ao todo 8 créditos)
    • Obs.: Se ainda faltar alguma disciplina obrigatória ou de algum dos grupos, buscar cumprir com os requisitos

Quarto Semestre:

  • 2 disciplinas de 4 créditos, entre optativas temáticas, eletivas de instrumentalização e eletivas de grupo de pesquisa (ao todo 8 créditos)
    • Obs.: Se ainda faltar alguma disciplina obrigatória ou de algum dos grupos, buscar cumprir com os requisitos
  • Obs.: É importante que o aluno já esteja bem direcionado para a defesa do Exame de Qualificação que deve ser realizada até no máximo no 5º semestre)

Quinto Semestre:

  • 1 disciplina eletivas de grupo de pesquisa (4 créditos)
  • Este é o limite para a Defesa do Exame de Qualificação ao Doutorado

Sexto Semestre:

  • Pesquisa para Tese de Doutorado I (0 crédito)

Sétimo Semestre:

  • Pesquisa para Tese de Doutorado II (0 crédito)

Oitavo Semestre:

  • Pesquisa para Tese de Doutorado III (0 crédito)

Nono Semestre: (para alunos em prorrogação ou com defesa marcada entre o final do Oitavo Semestre e o prazo regular de defesa)

  • Pesquisa para Tese de Doutorado IV (0 crédito)

Décimo Semestre: (para alunos em prorrogação)

  • Pesquisa para Tese de Doutorado V (0 crédito)