Podem ser aproveitados créditos obtidos em Cursos de Pós-Graduação stricto sensu, nacionais ou internacionais, recomendados pela CAPES, amparados por convenções e acordos de cooperação para mobilidade estudantil, desde que não contrariem o Regulamento do Programa e o Regimento Geral da Pós-Graduação da UNIRIO e conforme os parâmetros estabelecidos pelas normativas vigentes.
Assim, caso o aluno do PPGI tenha cursado disciplina(s) de pós-graduação stricto sensu anteriormente (ou durante o curso do PPGI), pode solicitar o aproveitamento de créditos, até o limite de 1/3 (um terço) do total de carga horária/créditos das disciplinas do curso.
Similarmente, poderá ser concedido o aproveitamento de créditos até o limite de 1/3 (um terço) do total de carga horária/créditos das disciplinas aos discentes que cursarem disciplinas não obrigatórias na condição de aluno especial (disciplina isolada).
O professor-orientador do discente deverá indicar a adequação dos créditos para a formação do discente no respectivo curso.
O pedido deve ser feito na Secretaria do curso e será encaminhado à Comissão de Acompanhamento Discente.
Para facilitar o registro do pedido pelos alunos e a análise da comissão responsável, foi criado um formulário específico. O formulário cita os documentos que precisam ser anexados ao pedido.
Devem ser apresentadas cópia das ementas cursadas (quando não cursadas no PPGI) e do histórico escolar anterior, conforme pertinente. Se houver alguma justificativa extra que julguem necessário, registre-a. Por exemplo, há casos em que o nome da disciplina indicada no histórico do PPGI, em especial as de tópicos, não corresponde à disciplina efetivamente cursada. Neste caso, informe isso no campo correspondente.
Recomenda-se que os alunos solicitem as equivalências (caso o pedido seja para aproveitar uma disciplina correspondente ao currículo do curso do PPGI) e aproveitamento de créditos (caso o pedido seja para aproveitar uma disciplina que não tem correspondência no currículo do curso do PPGI) o mais cedo possível para poderem planejar melhor o cumprimento dos créditos obrigatórios.
Há disciplinas que não constam do currículo do curso do PPGI. É possível pedir aproveitamento de créditos dos créditos correspondentes (como disciplina cursada em outra IES), a critério dos orientadores.
Observações:
– Não podem ser solicitadas equivalência nas disciplinas de orientação, como estudos dirigidos, estágio em docência e pesquisa para dissertação/tese.