Tarde SI: Uma Visão Introdutória sobre as Cidades Inteligentes

Uma Visão Introdutória sobre as Cidades Inteligentes
Palestrante: Profª. Carlos Alberto Vieira Campos (DIA/UNIRIO)
Data: 12/08/2020, 17h
Local: https://www.youtube.com/watch?v=aVdUTcQx2aQ

O crescimento populacional nos centros urbanos é um fenômeno que gera desafios e oportunidades em diversas áreas, como planejamento urbano, saúde, meio ambiente, mobilidade nas cidades, etc. Assim, há mais de uma década, o conceito de Cidades Inteligentes (Smart Cities) vem sendo discutido, desenvolvido e tem se tornado uma área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico extremamente abrangente, complexa e desafiadora com o intuito de tornar os componentes de uma cidade mais integrados, eficientes e adaptativos a mudanças. Para isso, é necessário espalhar sensores por toda a cidade para coletar dados que servirão de base para o funcionamento dos sistemas de informação, bem como na tomada de decisão por parte dos gestores e cidadãos dessa cidade. Assim, nesta palestra, introduziremos os conceitos das cidades inteligentes e algumas tecnologias da informação e comunicação já existentes ou em desenvolvimento.

O prof. Carlos Alberto Vieira Campos possui graduação em Computação – ênfase em Sistemas de Informação pela UNIMONTES (2000), mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (2003 e 2009). Desde 2009, é professor do Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, onde leciona na graduação de Sistemas de Informação, no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Informática. De 2018 a 2019 foi professor visitante no Departamento de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade de Toronto, Canadá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, principalmente em Redes de Computadores; Modelagem, Simulação, Avaliação de Sistemas Computacionais, Redes Móveis e Sem Fio, Redes Veiculares, Mobilidade Urbana e Sistemas Inteligentes de Transporte.