Confira abaixo nossos temas de pesquisa dos cursos de Mestrado e Doutorado.
ALÉM DA ALGORITMIZAÇÃO: COMPUTAÇÃO CONSCIENTE
Sigla do Projeto de Pesquisa: AACC
Professor-pesquisador: Sean Siqueira.
Temas e tópicos do Projeto:
- Tecnologias para o desenvolvimento do pensamento crítico e apoiar a alfabetização midiática
- Detecção, conscientização e mitigação de desinformação, fake news e vieses em Sistemas de Informação
- Identificação e visualização de crenças, vieses e desinformação em Sistemas de Informação
- Abordagens mais conscientes e sistêmicas para Sistemas de Informação
Ética e sustentabilidade em Sistemas de Informação - Tecnologias para apoiar a identificação de bases morais/moralistas em Sistemas de Informação
- Tecnologias para análise, inteligência e estratégia relacionada a comportamento do usuário, do cliente e da Internet
- Tecnologias para o humanismo digital, incluindo sistemas sociais para formação humana
APRENDIZAGEM NO MUNDO DIGITAL: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E SOCIAIS
Sigla do Projeto de Pesquisa: ADTES
Professor-pesquisador: Sean Siqueira.
Temas e tópicos do Projeto:
- Busca e conversação como um processo de aprendizagem
- Ferramentas de busca aplicadas à Educação e/ou à Sociedade
- Recuperação da informação aplicada à Educação e/ou à Sociedade
- Navegação da informação aplicada à Educação e/ou à Sociedade
- Visualização da informação aplicada à Educação e/ou à Sociedade
- Hipertexto/hipermídia aplicado à Educação e/ou à Sociedade
- Tecnologias semânticas e de dados abertos aplicadas à Educação e/ou à Sociedade
- Tecnologias educacionais e fluxo, motivação, engajamento, narrativas e emoções
- Análise de sentimentos na Educação e/ou Sociedade
- Narrativas na Educação e/ou Sociedade
- Engajamento na Educação e/ou Sociedade
- Motivação na Educação e/ou Sociedade
- Emoção na Educação e/ou Sociedade
- Mundo complexo e tecnologias educacionais e sociais
- Plataformas de redes sociais e suas aplicações na Educação e/ou Sociedade
- Análise de redes complexas e suas aplicações na Educação e/ou Sociedade
- Tecnologias e aplicações de troca de informações, experiências, colaboração e coautoria na Educação e/ou Sociedade
- Tecnologias para o humanismo digital, incluindo sistemas sociais para formação humana
- Tecnologias sociais para a formação humana
- Inteligência artificial para a formação humana
- Tecnologias sociais para a construção de uma sociedade melhor
- Inteligência artificial para a construção de uma sociedade melhor
ANÁLISE ALGORÍTMICA DE REDES COMPLEXAS
Sigla do Projeto de Pesquisa: AARC
Professor-pesquisador: Jefferson Simões.
Temas e tópicos do Projeto:
- Metodologias eficientes para computação de métricas em redes
- Emprego de técnicas como algoritmos aproximativos e randomizados
- Análise de redes massivas
REPRESENTAÇÕES DE REDES COMPLEXAS
Sigla do Projeto de Pesquisa: RRC
Professor-pesquisador: Jefferson Simões.
Temas e tópicos do Projeto:
- Aplicação de metodologias vindas das mais diversas áreas da Computação, como Ciência de Dados e Inteligência Artificial
- Desenvolvimento de técnicas de representação de rede
- Detecção de comunidades
- Predição de relacionamentos
- Alinhamento de redes
ANÁLISE DE COMPLEXIDADE NA GOVERNANÇA E ENGENHARIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sigla do Projeto de Pesquisa: ACSI
Professor-pesquisador: Rodrigo Santos.
Temas e tópicos do Projeto:
- Engenharia de Sistemas Complexos
- Modelagem e análise de sistemas complexos (ecossistemas de software e sistemas-de-sistemas)
- Arquitetura de sistemas e atributos de qualidade (interoperabilidade, confiabilidade, accountability)
- Mineração de repositórios de software
- Governança de ecossistemas digitais, sociais e de inovação
- Técnicas e ferramentas de visualização para suporte à decisão
- Pesquisa em casos reais e aplicações na indústria e sociedade
- Educação em Engenharia de Software
- Processo de ensino-aprendizagem de conceitos de Engenharia de Software (engenharia de requisitos, modelagem de sistemas, programação, ecossistemas de software e sistemas-de-sistemas)
- Especificação e desenvolvimento de jogos educacionais
- Estudos experimentais aplicados ao processo de ensino-aprendizagem
ANÁLISE E MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS
Sigla do Projeto de Pesquisa: AMDE
Professor-pesquisador: Laura Moraes.
Temas e tópicos do Projeto:
- Utilização de chatbots na educação
- Apoio a tomada de decisão
- Modelos de previsão de desempenho e abandono
- Criação de perfis de alunos
- Geração automatizada de feedback
- Extração de conceitos necessários para responder questões
ANÁLISE DE REDES SOCIAIS E SEUS ALGORITMOS
Sigla do Projeto de Pesquisa: ARSA
Professor-pesquisador: Adriana Alvim.
Temas e tópicos do Projeto:
- Estudos de casos
- Estudo sobre o comportamento de usuários de redes sociais online diante de um fenômeno recente que seja de interesse público, como por exemplo: saúde, educação e transporte.
- Estudo sobre o comportamento de usuários de redes sociais online diante de um fenômeno que tenha impacto em tendências do ponto de vista comportamental, por exemplo, para fins de publicidade e/ou marketing.
- Investigar e postular novas métricas para a Análise de Redes Sociais (ARS)
- Teoria dos grafos para novas métricas para ARS
- Teoria dos grafos para novos algoritmos para ARS
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ÉTICA, COMPUTAÇÃO HUMANA E INTELIGÊNCIA COLETIVA: NOVOS PARADIGMAS DA COMPUTAÇÃO
Sigla do Projeto de Pesquisa: CHIC
Professor-pesquisador: Ana Cristina Bicharra Garcia.
Temas e tópicos do Projeto:
- Colaboração em massa
- Desenvolvimento de sistemas de interação entre grandes grupos
- Mecanismos de incentivo à participação
- Reputação da informação
- Mecanismos de seleção e agregação do individual
- Métodos de previsão através de informações coletadas pelas redes sociais (Facebook, WhatsApp e Twitter);
- Design criativo
- Como a inteligência artificial aliada a inteligência coletiva podem criar condições para desenvolvimento de ideias novas
- Design fiction
- Construção de ferramentas diagéticas (ficionais) para prever explorar impactos técnicos sociais e éticos emergentes de novas tecnologias
- Discriminação algoritmica
- Aplicações e desenvolvimento de métodos para detectar e/ou mitigar a discriminação algoritmica e humana, especialmente na área financeira e de saúde
- Fake news
- Modelos e métodos de detecção e mitigação de fake news
- Design da coletividade
- Investigação do impacto da quantidade e diversidade na coletividade como grandes influenciadores na qualidade da resposta
COMPUTAÇÃO UBÍQUA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Sigla do Projeto de Pesquisa: CUIA
Professor-pesquisador: Ana Cristina Bicharra Garcia.
Temas e tópicos do Projeto:
- Desenvolvimento de sistemas ubíquos
- Desenvolvimento de sistemas a serem embutidos em dispositivos móveis
- Ambiente para determinação de atividades e monitoramento de comportamentos
- Usabilidade dos artefatos, da interação dos artefatos com usuários especiais
- Acurácia de previsões
- Inteligência Ambiental no suporte aos idosos
- Usabilidade de dispositivos vestíveis, móveis e ambientais como elementos de coleta de informação
- Atuação para auxiliar o bem-estar dessa população
CONVERSAÇÃO EM REDE NA EDUCAÇÃO
Sigla do Projeto de Pesquisa: CONV
Professor-pesquisador: Mariano Pimentel
Temas e tópicos do Projeto:
- Conversação com Inteligências Artificiais
- Em que condições um humano aceita conversar com robôs?
- Como fazer um estudante-humano querer ensinar conteúdos a um robô (em vez do robô ensinar ao aluno)?
- Como desenvolver robôs conversacionais no contexto educacional que não seja para substituir as/os professoras/es?
- Que possíveis papéis performáticos podem ser desempenhados por robôs conversacionais atuando em práticas formativas sem ser para ocupar o papel já desempenhado pelos professores?
- Visualização da conversação
- Representar graficamente algumas informações sobre uma conversa (seja entre humanos, seja humano e IA), informações que sejam úteis e de interesse para os participantes (docente e discentes)
- Contar uma história sobre uma conversa, por exemplo, por meio de infográfico, diagramas e gráficos apresentando resumidamente o que foi conversado, quem foram as/os interlocutoras/es e como elas/eles performaram
- Adaptações dos meios de conversação para o contexto educacional
- Encadeamento de mensagens (responder uma mensagem)
- Classificação e tagueamento de mensagens
- Mecanismos de percepção para identificar elementos da conversação (perceber quem está digitando, quem falou o quê, quem está fora da conversa etc.)
- Gamificação da conversação
- Reações do usuário (curtir, concordar ou discordar)
- Agrupamento de mensagens em função dos tópicos da aula
- Fila de mensagens
- Avaliação das mensagens (com like ou estrelas)
- Suporte computacional para o planejamento, mediação e avaliação da conversação
- Apoiar o/a professor/a no planejamento, na mediação e na avaliação de situações de aprendizagem que envolvam a conversação com e entre as/os estudantes
AMPLIANDO A GESTÃO DE COMPETÊNCIAS ATRAVÉS DAS RELAÇÕES ENTRE SOFTWARE E RECURSOS HUMANOS
Sigla do Projeto de Pesquisa: CSRH
Professor-pesquisador: Henrique Prado de Sá Sousa
Temas e tópicos do Projeto:
- Formas de apoiar a gestão de competências da estrutura organizacional (uma visão holística);
- Forma de apoiar o alinhamento de TI através do uso do paradigma de competências (visão da TI);
- Formas de apoiar a representação do conhecimento de competências voltada para a engenharia de requisitos de software;
- Identificação e representação de padrões (patterns) organizacionais neste tema;
- Formas de detectar e solucionar problemas na estrutura de competências;
- Formas de apoiar a análise e decisão estratégica sobre as competências de TI e RH.
CIÊNCIA DE DADOS PARA O BEM-ESTAR SOCIAL
Sigla do Projeto de Pesquisa: DBEM
Professor-pesquisador: Carlos Eduardo R. de Mello
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DE ARTEFATOS DESPLUGADOS (GIBIS)
Sigla do Projeto de Pesquisa: PCGibis
Professor-pesquisador: Maria Augusta Silveira Netto Nunes
ENGENHARIA DE SOFTWARE BASEADA EM BUSCAS
Sigla do Projeto de Pesquisa: SBSE
Professor-pesquisador: Márcio de Oliveira Barros
Temas e tópicos do Projeto:
- Reorganização dos componentes de um projeto de software, de acordo com métricas de qualidade;
- Aprimoramento de código em projetos de software;
- Geração automática de código em projetos de software;
- Simulação do trabalho em horas extras e a dinâmica de geração de erros em projetos.
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO INCLUSIVA
Sigla do Projeto de Pesquisa: EUI
Professor-pesquisador: Simone Bacellar Leal Ferreira
Temas e tópicos do Projeto:
- Desenvolvimento de tecnologias assistivas;
- Produtos com foco no desenho universal;
- Modelar as dificuldades e habilidades dos usuários.
HEURÍSTICAS INTELIGENTES: TÉCNICAS E APLICAÇÕES
Sigla do Projeto de Pesquisa: HITA
Professor-pesquisador: Adriana Cesário de Faria Alvim e Pedro Nuno de Souza Moura
Temas e tópicos do Projeto:
- Desenvolvimento de heurísticas e algoritmos híbridos para a resolução de problemas de elevada complexidade computacional (NP-Difícil)
- Modelos de programação linear inteira.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZAGEM PROFUNDA: TÉCNICAS E APLICAÇÕES
Sigla do Projeto de Pesquisa: IAAPTA
Professor-pesquisador: Pedro Nuno de Souza Moura e Adriana Cesário de Faria Alvim
Temas e tópicos do Projeto:
- Aplicação de arquiteturas de Redes Profundas ao Processamento de Linguagem Natural, buscando a extração de conhecimento de textos e realizando tarefas como classificação, reconhecimento de entidades mencionadas, análise de sentimento e outras;
- Aplicação de Redes Profundas a problemas de Visão Computacional em diversos domínios, como, por exemplo, veículos autônomos, reconhecimento facial e aplicações à medicina;
- Estudo do comportamento de Redes Generativas Adversariais (Generative Adversarial Networks) a determinados domínios;
- Aplicação na geração/reconhecimento de músicas.
JOGOS DIGITAIS APLICADOS A CONTEXTOS COMPLEXOS
Sigla do Projeto de Pesquisa: JOCCOM
Professor-pesquisador: Tadeu Moreira de Classe
Temas e tópicos do Projeto:
- Jogos Educacionais;
- Metaversos Educacionais;
- Engenharia de Jogos;
- Jogos para Treinamento;
- Jogos para Combater a Corrupção;
- Game Analytics;
- Jogos e Ciência Cidadã;
- Jogos e Saúde;
- Emoções, Sentimento e Valores em Jogos;
- Avaliação de Jogos.
MODELAGEM DO ALINHAMENTO ORGANIZACIONAL
Sigla do Projeto de Pesquisa: MORG
Professor-pesquisador: Henrique Prado de Sá Sousa
Temas e tópicos do Projeto:
- Evolução de linguagens de modelagem organizacional;
- Qualidade aplicada a modelos organizacionais;
- Identificação e representação de padrões (patterns) organizacionais;
- Representação de conceitos de domínios organizacionais.
MOBILIDADE URBANA E SEU IMPACTO NOS SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTE
Sigla do Projeto de Pesquisa: MUST
Professor-pesquisador: Carlos Alberto Campos e Sidney Cunha de Lucena
Temas e tópicos do Projeto:
- Caracterização da mobilidade humana e veicular específica para diferentes domínios de aplicação nos centros urbanos;
- Modelagem da mobilidade humana e/ou veicular específica para um contexto;
- Mecanismos de detecção e prevenção de congestionamentos de veículos nas cidades;
- Mecanismos de recomendação aplicados aos ITS;
- Uso de técnicas de mineração de dados, descoberta de conhecimento e aprendizado de máquina para a identificação de similaridades da mobilidade nos centros urbanos;
- Desenvolvimento de frameworks e middleware para sensoriamento de dados urbanos por meio de smartphones;
- Desenvolvimento de aplicações para ITS;
- Mecanismos de compartilhamento ou modificação do deslocamento urbano em função da dinâmica das cidades;
- Análise de dados do transporte das cidades através de técnicas de mineração de dados, descoberta de conhecimento e aprendizado de máquina para soluções de ITS.
OPERAÇÃO, AVALIAÇÃO E GERENCIAMENTO AVANÇADO DE REDES DE COMPUTADORES E NOVAS ARQUITETURAS PARA A INTERNET
Sigla do Projeto de Pesquisa: OPER
Professor-pesquisador: Carlos Alberto Campos e Sidney Cunha de Lucena
Temas e tópicos do Projeto:
- Orquestração de tráfego e serviços sobre redes programáveis;
- Técnicas para detecção, prevenção e mitigação de ataques a redes e serviços;
- Caracterização de tráfego e de comportamento de usuários para análise de desempenho;
- Uso de ciência de dados e inteligência artificial no gerenciamento de redes;
- Monitoramento inteligente de redes com uso de telemetria;
- Mecanismos e algoritmos para redes móveis tolerantes a atrasos e desconexões;
- Redes veiculares e aplicações voltadas para sistemas de transporte inteligente;
- Gerenciamento de redes formadas por drones para suporte em cenários de emergência;
- Infraestruturas de rede e mecanismos para viabilizar cidades inteligentes;
- Aplicações de sensoriamento para análise de mobilidade urbana.
PROPRIEDADE INTELECTUAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, DE QUEM É PROPRIEDADE? EMPREENDEDORISMO?
Sigla do Projeto de Pesquisa: PI&IA
Professor-pesquisador: Maria Augusta Silveira Netto Nunes
RIO: SUPORTE À GESTÃO DE RELACIONAMENTOS INTERORGANIZACIONAIS
Sigla do Projeto de Pesquisa: PRIO
Professor-pesquisador: Bruna Diirr
Temas e tópicos do Projeto:
- Gestão de objetivos/subobjetivos do relacionamento interorganizacional;
- Identificação/avaliação/seleção de parceiros;
- Gestão de stakeholders;
- Alinhamento de organizações heterogêneas;
- Gestão de processos interorganizacionais;
- Gestão de conhecimento interorganizacional;
- Gestão de competências;
- “Coopetition”: Colaboração e competitividade/relações de poder entre parceiros; Tomada de decisão, negociação e gestão de conflitos; Situation awareness e gestão de contexto;
- Confiança: Influência de processos, conhecimento, colaboração, acordos e infraestrutura na confiança em relacionamentos interorganizacionais;
- Indicadores interorganizacionais.
TRANSFORMAÇÃO ÁGIL E ENGENHARIA DE SOFTWARE CONTÍNUA
Sigla do Projeto de Pesquisa: TESC
Professor-pesquisador: Gleison Santos
Temas e tópicos do Projeto:
- Transformação Ágil / Business Agility (ou a agilidade nos negócios)
- Capacidade de uma organização adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado
- Responder com rapidez e flexibilidade às demandas dos clientes;
- Liderar a mudança de maneira produtiva e econômica, sem comprometer a qualidade;
- Estar continuamente em vantagem competitiva e preocupar-se com a adoção da evolução de valores, comportamentos e capacidades.
- Engenharia de Software Contínua
- DevOps;
- Verificação Contínua;
- Planejamento Contínuo;
- Experimentação Contínua;
- Melhoria Contínua.
- Gestão de Qualidade do Produto
- Entender e definir bem os objetivos estratégicos;
- Identificar os stakeholders interessados no produto;
- Elaborar e manter um plano para manutenção e evolução dos produtos;
- Estratégias adequadas para a gerência de produtos.
USO DE FERRAMENTAS E METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Sigla do Projeto de Pesquisa: UFMDS
Professor-pesquisador: Paulo Sergio Medeiros dos Santos
Temas e tópicos do Projeto:
- Documentação do desenvolvedor (ou conhecimento sobre APIs);
- Estudos experimentais sobre o uso;
- Organização, estrutura e formato;
- Apresentação;
- Visualização de software;
- Developer Experience e plataformas digitais para desenvolvedores de software;
- Modelos de competência em Engenharia de Software;
- Trilhas de aprendizagem e aprendizagem autodirigida em Computação;
- Microcredenciamento em Engenharia de Software;
- Descentralized autonomous organizations (DAOs) para organizações de software ou educação (ênfase em microcredencialmento);
- Mediação docente em plataformas digitais de aprendizagem;
- Abordagens de crowdsourcing para documentação e aprendizagem;
- Métodos de análise e complexidade de tarefas;
- Estimativa de carga cognitiva de tarefas baseadas em complexidade textual;
- Comparação analítica (em oposição à experimental) de tecnologias de desenvolvimento;
- Modelos, téncicas e ferramentas de apoio à especificação de sistemas de software combinados com aspectos de controle de qualidade.