Temas de Pesquisa

Confira abaixo nossos temas de pesquisa dos cursos de Mestrado e Doutorado.

ALÉM DA ALGORITMIZAÇÃO: COMPUTAÇÃO CONSCIENTE

Sigla do Projeto de Pesquisa: AACC

Professor-pesquisador: Sean Siqueira.

Temas e tópicos do Projeto:

  • Tecnologias para o desenvolvimento do pensamento crítico e apoiar a alfabetização midiática
  • Detecção, conscientização e mitigação de desinformação, fake news e vieses em Sistemas de Informação
  • Identificação e visualização de crenças, vieses e desinformação em Sistemas de Informação
  • Abordagens mais conscientes e sistêmicas para Sistemas de Informação
    Ética e sustentabilidade em Sistemas de Informação
  • Tecnologias para apoiar a identificação de bases morais/moralistas em Sistemas de Informação
  • Tecnologias para análise, inteligência e estratégia relacionada a comportamento do usuário, do cliente e da Internet
  • Tecnologias para o humanismo digital, incluindo sistemas sociais para formação humana

 

APRENDIZAGEM NO MUNDO DIGITAL: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E SOCIAIS

Sigla do Projeto de Pesquisa: ADTES

Professor-pesquisador: Sean Siqueira.

Temas e tópicos do Projeto:

  • Busca e conversação como um processo de aprendizagem
    • Ferramentas de busca aplicadas à Educação e/ou à Sociedade
    • Recuperação da informação aplicada à Educação e/ou à Sociedade
    • Navegação da informação aplicada à Educação e/ou à Sociedade
    • Visualização da informação aplicada à Educação e/ou à Sociedade
    • Hipertexto/hipermídia aplicado à Educação e/ou à Sociedade
    • Tecnologias semânticas e de dados abertos aplicadas à Educação e/ou à Sociedade
  • Tecnologias educacionais e fluxo, motivação, engajamento, narrativas e emoções
    • Análise de sentimentos na Educação e/ou Sociedade
    • Narrativas na Educação e/ou Sociedade
    • Engajamento na Educação e/ou Sociedade
    • Motivação na Educação e/ou Sociedade
    • Emoção na Educação e/ou Sociedade
  • Mundo complexo e tecnologias educacionais e sociais
    • Plataformas de redes sociais e suas aplicações na Educação e/ou Sociedade
    • Análise de redes complexas e suas aplicações na Educação e/ou Sociedade
    • Tecnologias e aplicações de troca de informações, experiências, colaboração e coautoria na Educação e/ou Sociedade
  • Tecnologias para o humanismo digital, incluindo sistemas sociais para formação humana
    • Tecnologias sociais para a formação humana
    • Inteligência artificial para a formação humana
    • Tecnologias sociais para a construção de uma sociedade melhor
    • Inteligência artificial para a construção de uma sociedade melhor

 

ANÁLISE ALGORÍTMICA DE REDES COMPLEXAS

Sigla do Projeto de Pesquisa: AARC

Professor-pesquisador: Jefferson Simões.

Temas e tópicos do Projeto:

  • Metodologias eficientes para computação de métricas em redes
  • Emprego de técnicas como algoritmos aproximativos e randomizados
  • Análise de redes massivas 

REPRESENTAÇÕES DE REDES COMPLEXAS

Sigla do Projeto de Pesquisa: RRC

Professor-pesquisador: Jefferson Simões.

Temas e tópicos do Projeto:

  • Aplicação de metodologias vindas das mais diversas áreas da Computação, como Ciência de Dados e Inteligência Artificial
  • Desenvolvimento de técnicas de representação de rede
  • Detecção de comunidades
  • Predição de relacionamentos
  • Alinhamento de redes

ANÁLISE DE COMPLEXIDADE NA GOVERNANÇA E ENGENHARIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Sigla do Projeto de Pesquisa: ACSI

Professor-pesquisador: Rodrigo Santos.

Temas e tópicos do Projeto:

  • Engenharia de Sistemas Complexos
    • Modelagem e análise de sistemas complexos (ecossistemas de software e sistemas-de-sistemas)
    • Arquitetura de sistemas e atributos de qualidade (interoperabilidade, confiabilidade, accountability)
    • Mineração de repositórios de software
    • Governança de ecossistemas digitais, sociais e de inovação
    • Técnicas e ferramentas de visualização para suporte à decisão
    • Pesquisa em casos reais e aplicações na indústria e sociedade
  • Educação em Engenharia de Software
    • Processo de ensino-aprendizagem de conceitos de Engenharia de Software (engenharia de requisitos, modelagem de sistemas, programação, ecossistemas de software e sistemas-de-sistemas)
    • Especificação e desenvolvimento de jogos educacionais
    • Estudos experimentais aplicados ao processo de ensino-aprendizagem

 

ANÁLISE E MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS

Sigla do Projeto de Pesquisa: AMDE

Professor-pesquisador: Laura Moraes.

Temas e tópicos do Projeto:

  • Utilização de chatbots na educação
  • Apoio a tomada de decisão
  • Modelos de previsão de desempenho e abandono
  • Criação de perfis de alunos
  • Geração automatizada de feedback
  • Extração de conceitos necessários para responder questões

 

ANÁLISE DE REDES SOCIAIS E SEUS ALGORITMOS

Sigla do Projeto de Pesquisa: ARSA

Professor-pesquisador: Adriana Alvim.

Temas e tópicos do Projeto:

  • Estudos de casos
    • Estudo sobre o comportamento de usuários de redes sociais online diante de um fenômeno recente que seja de interesse público, como por exemplo: saúde, educação e transporte.
    • Estudo sobre o comportamento de usuários de redes sociais online diante de um fenômeno que tenha impacto em tendências do ponto de vista comportamental, por exemplo, para fins de publicidade e/ou marketing.
  • Investigar e postular novas métricas para a Análise de Redes Sociais (ARS)
    • Teoria dos grafos para novas métricas para ARS
    • Teoria dos grafos para novos algoritmos para ARS

 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ÉTICA, COMPUTAÇÃO HUMANA E INTELIGÊNCIA COLETIVA: NOVOS PARADIGMAS DA COMPUTAÇÃO

Sigla do Projeto de Pesquisa: CHIC

Professor-pesquisador: Ana Cristina Bicharra Garcia.

Temas e tópicos do Projeto:

  • Colaboração em massa
    • Desenvolvimento de sistemas de interação entre grandes grupos
    • Mecanismos de incentivo à participação
    • Reputação da informação
    • Mecanismos de seleção e agregação do individual
  • Métodos de previsão através de informações coletadas pelas redes sociais (Facebook, WhatsApp e Twitter);
  • Design criativo
    • Como a inteligência artificial aliada a inteligência coletiva podem criar condições para desenvolvimento de ideias novas
  • Design fiction
    • Construção de ferramentas diagéticas (ficionais) para prever explorar impactos técnicos sociais e éticos emergentes de novas tecnologias
  • Discriminação algoritmica
    • Aplicações e desenvolvimento de métodos para detectar e/ou mitigar a discriminação algoritmica e humana, especialmente na área financeira e de saúde
  • Fake news
    • Modelos e métodos de detecção e mitigação de fake news
  • Design da coletividade
    • Investigação do impacto da quantidade e diversidade na coletividade como grandes influenciadores na qualidade da resposta

COMPUTAÇÃO UBÍQUA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Sigla do Projeto de Pesquisa: CUIA

Professor-pesquisador: Ana Cristina Bicharra Garcia.

Temas e tópicos do Projeto:

  • Desenvolvimento de sistemas ubíquos
    • Desenvolvimento de sistemas a serem embutidos em dispositivos móveis
    • Ambiente para determinação de atividades e monitoramento de comportamentos
    • Usabilidade dos artefatos, da interação dos artefatos com usuários especiais
    • Acurácia de previsões
  • Inteligência Ambiental no suporte aos idosos
    • Usabilidade de dispositivos vestíveis, móveis e ambientais como elementos de coleta de informação
    • Atuação para auxiliar o bem-estar dessa população

CONVERSAÇÃO EM REDE NA EDUCAÇÃO

Sigla do Projeto de Pesquisa: CONV

Professor-pesquisador: Mariano Pimentel

Temas e tópicos do Projeto:

  • Conversação com Inteligências Artificiais
    • Em que condições um humano aceita conversar com robôs?
    • Como fazer um estudante-humano querer ensinar conteúdos a um robô (em vez do robô ensinar ao aluno)?
    • Como desenvolver robôs conversacionais no contexto educacional que não seja para substituir as/os professoras/es?
    • Que possíveis papéis performáticos podem ser desempenhados por robôs conversacionais atuando em práticas formativas sem ser para ocupar o papel já desempenhado pelos professores?
  • Visualização da conversação
    • Representar graficamente algumas informações sobre uma conversa (seja entre humanos, seja humano e IA), informações que sejam úteis e de interesse para os participantes (docente e discentes)
    • Contar uma história sobre uma conversa, por exemplo, por meio de infográfico, diagramas e gráficos apresentando resumidamente o que foi conversado, quem foram as/os interlocutoras/es e como elas/eles performaram
  • Adaptações dos meios de conversação para o contexto educacional
    • Encadeamento de mensagens (responder uma mensagem)
    • Classificação e tagueamento de mensagens
    • Mecanismos de percepção para identificar elementos da conversação (perceber quem está digitando, quem falou o quê, quem está fora da conversa etc.)
    • Gamificação da conversação
    • Reações do usuário (curtir, concordar ou discordar)
    • Agrupamento de mensagens em função dos tópicos da aula
    • Fila de mensagens
    • Avaliação das mensagens (com like ou estrelas)
  • Suporte computacional para o planejamento, mediação e avaliação da conversação
    • Apoiar o/a professor/a no planejamento, na mediação e na avaliação de situações de aprendizagem que envolvam a conversação com e entre as/os estudantes

 

AMPLIANDO A GESTÃO DE COMPETÊNCIAS ATRAVÉS DAS RELAÇÕES ENTRE SOFTWARE E RECURSOS HUMANOS

Sigla do Projeto de Pesquisa: CSRH

Professor-pesquisador: Henrique Prado de Sá Sousa

Temas e tópicos do Projeto:

  • Formas de apoiar a gestão de competências da estrutura organizacional (uma visão holística);
  • Forma de apoiar o alinhamento de TI através do uso do paradigma de competências (visão da TI);
  • Formas de apoiar a representação do conhecimento de competências voltada para a engenharia de requisitos de software;
  • Identificação e representação de padrões (patterns) organizacionais neste tema;
  • Formas de detectar e solucionar problemas na estrutura de competências;
  • Formas de apoiar a análise e decisão estratégica sobre as competências de TI e RH.

 

CIÊNCIA DE DADOS PARA O BEM-ESTAR SOCIAL

Sigla do Projeto de Pesquisa: DBEM

Professor-pesquisador: Carlos Eduardo R. de Mello

DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DE ARTEFATOS DESPLUGADOS (GIBIS)

Sigla do Projeto de Pesquisa: PCGibis

Professor-pesquisador: Maria Augusta Silveira Netto Nunes

 

ENGENHARIA DE SOFTWARE BASEADA EM BUSCAS

Sigla do Projeto de Pesquisa: SBSE

Professor-pesquisador: Márcio de Oliveira Barros

Temas e tópicos do Projeto:

  • Reorganização dos componentes de um projeto de software, de acordo com métricas de qualidade;
  • Aprimoramento de código em projetos de software;
  • Geração automática de código em projetos de software;
  • Simulação do trabalho em horas extras e a dinâmica de geração de erros em projetos.

 

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO INCLUSIVA

Sigla do Projeto de Pesquisa: EUI

Professor-pesquisador: Simone Bacellar Leal Ferreira

Temas e tópicos do Projeto:

  • Desenvolvimento de tecnologias assistivas;
  • Produtos com foco no desenho universal;
  • Modelar as dificuldades e habilidades dos usuários.

 

HEURÍSTICAS INTELIGENTES: TÉCNICAS E APLICAÇÕES

Sigla do Projeto de Pesquisa: HITA

Professor-pesquisador: Adriana Cesário de Faria Alvim e Pedro Nuno de Souza Moura

Temas e tópicos do Projeto:

  • Desenvolvimento de heurísticas e algoritmos híbridos para a resolução de problemas de elevada complexidade computacional (NP-Difícil)
  • Modelos de programação linear inteira.

 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZAGEM PROFUNDA: TÉCNICAS E APLICAÇÕES

Sigla do Projeto de Pesquisa: IAAPTA

Professor-pesquisador: Pedro Nuno de Souza Moura e Adriana Cesário de Faria Alvim

Temas e tópicos do Projeto:

  • Aplicação de arquiteturas de Redes Profundas ao Processamento de Linguagem Natural, buscando a extração de conhecimento de textos e realizando tarefas como classificação, reconhecimento de entidades mencionadas, análise de sentimento e outras;
  • Aplicação de Redes Profundas a problemas de Visão Computacional em diversos domínios, como, por exemplo, veículos autônomos, reconhecimento facial e aplicações à medicina;
  • Estudo do comportamento de Redes Generativas Adversariais (Generative Adversarial Networks) a determinados domínios;
  • Aplicação na geração/reconhecimento de músicas.

 

JOGOS DIGITAIS APLICADOS A CONTEXTOS COMPLEXOS

Sigla do Projeto de Pesquisa: JOCCOM

Professor-pesquisador: Tadeu Moreira de Classe

Temas e tópicos do Projeto:

  • Jogos Educacionais;
  • Metaversos Educacionais;
  • Engenharia de Jogos;
  • Jogos para Treinamento;
  • Jogos para Combater a Corrupção;
  • Game Analytics;
  • Jogos e Ciência Cidadã;
  • Jogos e Saúde;
  • Emoções, Sentimento e Valores em Jogos;
  • Avaliação de Jogos.

 

MODELAGEM DO ALINHAMENTO ORGANIZACIONAL

Sigla do Projeto de Pesquisa: MORG

Professor-pesquisador: Henrique Prado de Sá Sousa

Temas e tópicos do Projeto:

  • Evolução de linguagens de modelagem organizacional;
  • Qualidade aplicada a modelos organizacionais;
  • Identificação e representação de padrões (patterns) organizacionais;
  • Representação de conceitos de domínios organizacionais.

 

MOBILIDADE URBANA E SEU IMPACTO NOS SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTE

Sigla do Projeto de Pesquisa: MUST

Professor-pesquisador: Carlos Alberto Campos e Sidney Cunha de Lucena

Temas e tópicos do Projeto:

  • Caracterização da mobilidade humana e veicular específica para diferentes domínios de aplicação nos centros urbanos;
  • Modelagem da mobilidade humana e/ou veicular específica para um contexto;
  • Mecanismos de detecção e prevenção de congestionamentos de veículos nas cidades;
  • Mecanismos de recomendação aplicados aos ITS;
  • Uso de técnicas de mineração de dados, descoberta de conhecimento e aprendizado de máquina para a identificação de similaridades da mobilidade nos centros urbanos;
  • Desenvolvimento de frameworks e middleware para sensoriamento de dados urbanos por meio de smartphones;
  • Desenvolvimento de aplicações para ITS;
  • Mecanismos de compartilhamento ou modificação do deslocamento urbano em função da dinâmica das cidades;
  • Análise de dados do transporte das cidades através de técnicas de mineração de dados, descoberta de conhecimento e aprendizado de máquina para soluções de ITS.

 

OPERAÇÃO, AVALIAÇÃO E GERENCIAMENTO AVANÇADO DE REDES DE COMPUTADORES E NOVAS ARQUITETURAS PARA A INTERNET

Sigla do Projeto de Pesquisa: OPER

Professor-pesquisador: Carlos Alberto Campos e Sidney Cunha de Lucena

Temas e tópicos do Projeto:

  • Orquestração de tráfego e serviços sobre redes programáveis;
  • Técnicas para detecção, prevenção e mitigação de ataques a redes e serviços;
  • Caracterização de tráfego e de comportamento de usuários para análise de desempenho;
  • Uso de ciência de dados e inteligência artificial no gerenciamento de redes;
  • Monitoramento inteligente de redes com uso de telemetria;
  • Mecanismos e algoritmos para redes móveis tolerantes a atrasos e desconexões;
  • Redes veiculares e aplicações voltadas para sistemas de transporte inteligente;
  • Gerenciamento de redes formadas por drones para suporte em cenários de emergência;
  • Infraestruturas de rede e mecanismos para viabilizar cidades inteligentes;
  • Aplicações de sensoriamento para análise de mobilidade urbana.

 

PROPRIEDADE INTELECTUAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, DE QUEM É PROPRIEDADE? EMPREENDEDORISMO?

Sigla do Projeto de Pesquisa: PI&IA

Professor-pesquisador: Maria Augusta Silveira Netto Nunes

 

RIO: SUPORTE À GESTÃO DE RELACIONAMENTOS INTERORGANIZACIONAIS

Sigla do Projeto de Pesquisa: PRIO

Professor-pesquisador: Bruna Diirr

Temas e tópicos do Projeto:

  • Gestão de objetivos/subobjetivos do relacionamento interorganizacional;
  • Identificação/avaliação/seleção de parceiros;
  • Gestão de stakeholders;
  • Alinhamento de organizações heterogêneas;
  • Gestão de processos interorganizacionais;
  • Gestão de conhecimento interorganizacional;
  • Gestão de competências;
  • “Coopetition”: Colaboração e competitividade/relações de poder entre parceiros; Tomada de decisão, negociação e gestão de conflitos; Situation awareness e gestão de contexto;
  • Confiança: Influência de processos, conhecimento, colaboração, acordos e infraestrutura na confiança em relacionamentos interorganizacionais;
  • Indicadores interorganizacionais.

 

TRANSFORMAÇÃO ÁGIL E ENGENHARIA DE SOFTWARE CONTÍNUA

Sigla do Projeto de Pesquisa: TESC

Professor-pesquisador: Gleison Santos

Temas e tópicos do Projeto:

  • Transformação Ágil / Business Agility (ou a agilidade nos negócios)
    • Capacidade de uma organização adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado
    • Responder com rapidez e flexibilidade às demandas dos clientes;
    • Liderar a mudança de maneira produtiva e econômica, sem comprometer a qualidade;
    • Estar continuamente em vantagem competitiva e preocupar-se com a adoção da evolução de valores, comportamentos e capacidades.
  • Engenharia de Software Contínua
    • DevOps;
    • Verificação Contínua;
    • Planejamento Contínuo;
    • Experimentação Contínua;
    • Melhoria Contínua.
  • Gestão de Qualidade do Produto
    • Entender e definir bem os objetivos estratégicos;
    • Identificar os stakeholders interessados no produto;
    • Elaborar e manter um plano para manutenção e evolução dos produtos;
    • Estratégias adequadas para a gerência de produtos.

 

USO DE FERRAMENTAS E METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

Sigla do Projeto de Pesquisa: UFMDS

Professor-pesquisador: Paulo Sergio Medeiros dos Santos

Temas e tópicos do Projeto:

  • Documentação do desenvolvedor (ou conhecimento sobre APIs);
    • Estudos experimentais sobre o uso;
    • Organização, estrutura e formato;
    • Apresentação;
    • Visualização de software;
  • Developer Experience e plataformas digitais para desenvolvedores de software;
  • Modelos de competência em Engenharia de Software;
  • Trilhas de aprendizagem e aprendizagem autodirigida em Computação;
  • Microcredenciamento em Engenharia de Software;
  • Descentralized autonomous organizations (DAOs) para organizações de software ou educação (ênfase em microcredencialmento);
  • Mediação docente em plataformas digitais de aprendizagem;
  • Abordagens de crowdsourcing para documentação e aprendizagem;
  • Métodos de análise e complexidade de tarefas;
  • Estimativa de carga cognitiva de tarefas baseadas em complexidade textual;
  • Comparação analítica (em oposição à experimental) de tecnologias de desenvolvimento;
  • Modelos, téncicas e ferramentas de apoio à especificação de sistemas de software combinados com aspectos de controle de qualidade.