Defesa de Dissertação de Mestrado – Mariana Bruno de Faria

Resumo: A inclusão tem sido um tema cada vez mais tratado na literatura científica e debatido nas instituições de ensino. Incluir significa possibilitar ao estudante realizar todo o percurso do aluno desde o acesso ao site da instituição de ensino para a inscrição no vestibular, até sua chegada e permanência no ambiente educacional (OLIVEIRA SANTANA et al., 2015). Este trabalho teve como objetivo avaliar a acessibilidade de um software assistente de voz através da criação de um protótipo de aplicativo com foco em alunos com baixa visão de graduação e cursos técnicos, para auxiliá-los no dia a dia de estudos. O estudo também teve como propósito a criação de recomendações para auxiliar pesquisadores na implementação da acessibilidade de aplicativos que possuem assistentes de voz. Foi realizado um mapeamento sistemático da literatura, além de pesquisa documental na internet e estudo sobre os principais assistentes do mercado. A pesquisa empírica com os alunos teve como proposta conhecer suas características e dificuldades no ambiente de ensino. Foi observado que os alunos em sua maioria sentem mais dificuldade com as barreiras em sala de aula e com convívio com alunos e corpo docente. A criação do protótipo de software assistente de voz foi feita através das melhores práticas de desenvolvimento e acessibilidade. Os testes de acessibilidade(piloto e efetivo) apresentaram como resultado a conformidade com alguns itens de acessibilidade de interface gráfica como alto contraste e brilho de tela. A interface de voz do software apresentou como resultado negativo a síntese de voz artificial do assistente. Estudos futuros são importantes para aprofundamento sobre o tema abordado.

Palavras chave: acessibilidade; deficiência visual; baixa visão; assistentes de voz.

Banca examinadora :
Simone Bacellar leal Ferreira – UNIRIO