- Qual o valor do curso?
Os cursos de Mestrado e Doutorado em Informática da UNIRIO são gratuitos. - Qual o valor da taxa de inscrição?
Não há taxas de inscrição. - Qual o período das aulas?
As aulas estão programadas preferencialmente para o período vespertino/noturno. Para ajustes da grade de disciplinas ou para atender a necessidades do curso, podem ser ofertadas disciplinas no período diurno. Note, no entanto, que tradicionalmente há disciplinas obrigatórias ofertadas apenas no período vespertino, não sendo possível, portanto, concluir o mestrado ou o doutorado tendo aulas apenas à noite. - Qual o horário e dias de semana das aulas?
Os horários e dias de semana de oferta de disciplina variam a cada semestre, dependendo da grade de disciplinas a ser oferecida. Você pode ver no menu lateral esquerdo os horários ofertados no(s) último(s) semestre(s) como referência. - Há um modelo para escrita do curriculum vitae?
Sim. O modelo para o curriculum vitae está disponível no edital de seleção. Porém, é possível ter acesso ao mesmo através do link: modelo de curriculum vitae. - Há um modelo para escrita das intenções de pesquisa (Mestrado) e pré-projeto de investigação científica (Doutorado)?
O formato das intenções de pesquisa (para o Mestrado) está determinado através do formulário de inscrição. Porém, recomenda-se que seja usado o modelo de intenções de pesquisa apresentado no edital (modelo de intenções de pesquisa), seguindo os campos descritos nele. Veja no edital o limite de caracteres, o que se espera de conteúdo e, também, os critérios de avaliação. O formato do pré-projeto de investigação científica (para o Doutorado) é determinado pelo Modelo para Publicações de Artigos da SBC (Modelo). Veja no edital as seções obrigatórias, limite de tamanho e, também, os critérios de avaliação. - As intenções de pesquisa e propostas de pré-projeto de investigação científica apresentados no momento da inscrição devem ser obrigatoriamente o que a pessoa vai fazer até o final do curso ou podem mudar depois de conhecer melhor a estrutura da linha?
As intenções pesquisa e propostas de pré-projetos de investigação científica têm como objetivo apresentar os interesses e intenções de pesquisa do candidato e como estes interesses estão alinhados à(s) linha(s) de pesquisa do Programa. Seu conteúdo pode mudar, de acordo com a realização do curso. O edital de seleção é bem claro em relação a isso. O tema de dissertação/tese não fica definido no momento da inscrição do curso. - Qual o tempo necessário para completar o curso?
O curso de mestrado compreende 2 anos de atividades, incluindo disciplinas e desenvolvimento e defesa da dissertação. Se necessário, é possível prorrogar o prazo de defesa de dissertação para mais um semestre, observando-se as regras do programa. O curso de doutorado compreende 4 anos de atividades, incluindo disciplinas, desenvolvimento e defesa da tese. Se necessário, é possível prorrogar o prazo de defesa de tese (mas não do exame de qualificação) para mais dois semestres, observando-se as regras do programa. Em ambos os cursos, os alunos devem ainda defender um exame de qualificação. - É obrigatória a realização do POSCOMP?
Não. O POSCOMP é desejável, mas não obrigatório. Aos candidatos que o tiverem feito, no entanto, recomenda-se indicarem seu número de inscrição ao exame no formulário de inscrição. - Candidatos formados em cursos de graduação tecnológica podem se inscrever para o Curso de Mestrado?
Sim. Desde que o curso em questão tenha sido devidamente reconhecido pelo MEC. - Estou me candidatando (mestrado ou doutorado) e minhas intenções de pesquisa/pré-projeto são compatíveis com dois projetos de pesquisa divulgados no edital. Posso repetir o mesmo texto e, assim, indicar as mesmas intenções de pesquisa/pré-projeto para ambos, ou devo escrever uma nova intenção de pesquisa/pré-projeto, definindo um texto diferente para cada projeto de pesquisa?
O sistema de inscrição e a comissão de seleção que homologará as inscrições não farão nenhuma verificação se os textos são iguais ou não. Cada candidato deve avaliar se suas intenções de pesquisa realmente se encaixam no escopo e nos objetivos dos projetos de pesquisa considerados. Convém lembrar que os critérios de avaliação das intenções de pesquisa estão presentes no edital. - Como deverá ser feita a entrega dos documentos na inscrição?
O edital de seleção prevê a inscrição e entrega inicial de documentos. Para a inscrição será apenas através do sistema de inscrição. No sistema, os candidatos além de preencherem todas as informações necessárias, deverão enviar os documentos. Não haverá outra forma de inscrição no processo seletivo. - O Sistema de Inscrição funciona em quais navegadores?
O Sistema de Inscrição foi testado no Google Chrome e Firefox, por isso recomendamos o uso destes navegadores. ATENÇÃO: A inscrição é feita através de um formulário editável (sistema), caso apareça um formulário do Google (Google Forms) para a edição dos campos, não continuem a inscrição, RECOMECEM do zero para que não haja erros. Inscrições feitas a partir do preenchimento do Formulário do Google serão desconsideradas e não homologadas. - Qual o formato de arquivo a ser utilizado para o envio dos documentos e do pré-projeto?
Apesar de o edital não exigir um formato de arquivo específico, recomendamos fortemente a submissão de arquivo no formato PDF, pois será preservada a formatação original. - Qual o tamanho máximo dos arquivos de documentos e do pré-projeto?
O tamanho máximo recomendado é de até 1 Mb por arquivo. - Vi que em alguns projetos de pesquisa há a indicação do currículo Lattes de alguns professores e que também há uma página referente à seleção que lista o currículo Lattes de todos os professores. O que é o currículo Lattes?
O Currículo Lattes é uma plataforma do CNPq onde todos os pesquisadores brasileiros cadastram sua produção acadêmica e dados profissionais. Por meio dele, os candidatos podem saber quais foram, por exemplo, os últimos artigos publicados pelos professores do PPGI em diferentes tópicos. - Interessei-me por um artigo presente no currículo Lattes de um dos professores, como faço para ter acesso a ele?
Alguns artigos são publicados em veículos (por exemplo, revistas e conferências) com política de copyright que restringem a sua disponibilização pública. Alguns, no entanto, estão disponíveis na internet. Sites que podem interessar aos candidatos são o Google Scholar e o Research Gate. De toda forma, sempre pode-se pedir uma cópia aos autores caso não seja possível encontrá-lo online. - Interessei-me por um artigo em inglês presente no Currículo Lattes de um dos professores, como consigo uma cópia em português dele?
Em geral, não se conseguem cópias traduzidas dos artigos. Eles são divulgados na língua em que foram escritos. Os candidatos devem estar cientes que durante o mestrado e o doutorado grande parte do material necessário para a leitura para elaboração das dissertações e teses estará em inglês e que haverá uma prova de inglês eliminatória no processo seletivo. - Meu pré-projeto de pesquisa para o doutorado tem mais páginas do que o limite indicado. Posso submetê-lo assim mesmo?
Os candidatos devem observar no edital, o formato e tamanho requerido para o pré-projeto de pesquisa e, também, os critérios de avaliação a serem utilizados. - Vi o endereço do campus no edital, mas como chego até ele?
O endereço do campus é: CCET – Avenida Pasteur, 458, na Urca. Note que há outros campi da UNIRIO nesta mesma avenida. Há um ponto de ônibus em frente, o último da Av. Pasteur. Se o motorista não souber onde é o campus, peça para descer no ponto de ônibus mais próximo do Pão de Açúcar. Por causa de obras, a entrada tem sido feita pela praça, no endereço Avenida Pasteur, 436. É possível ver pelo Google Maps um muro decorado. Os ônibus que vão à Urca passam pelo campus. De metrô, salte em Botafogo e pegue o ônibus que se dirige à Urca, um táxi, Uber ou vá caminhando ou de bicicleta (há uma estação Bike Rio próxima à entrada do campus). - Onde fica a Secretaria do PPGI?
A Secretaria do PPGI fica no CCET. Ao entrar no CCET e avistar a guarita, siga pelo corredor onde há uma porta de vidro. Passe por ela, dobre à direita e logo após à esquerda. Você verá a secretaria do PPGI no início do corredor. - Participei do processo seletivo no ano passado, posso aproveitar as notas de algumas provas para este ano?
Não. Todos os candidatos devem fazer todas as etapas do processo seletivo, incluindo candidatos de editais passados. - O edital exige a entrega de alguns documentos autenticados. Preciso fazer a autenticação em cartório?
Não, basta levar, no momento da entrega da documentação, cópia e original dos documentos. O funcionário que receber os documentos poderá aferir a autenticidade no momento da entrega. Porém, como o envio inicial é feito através do sistema de inscrições, a autenticação dos documentos será feita somente no momento da matrícula para os candidatos aprovados. - Qual a ementa das disciplinas previstas para o mestrado e doutorado?
As ementas das disciplinas dos cursos de mestrado e doutorado, e o número de créditos de cada uma delas, podem ser vistas na Estrutura Curricular do Curso. - Qual a carga horária das disciplinas do curso?
As disciplinas têm 4 créditos e uma carga horária de 4 horas por semana ou 60 horas por semestre (o que equivale a 15 semanas de aula). As disciplinas de orientação, como estudos dirigidos ao mestrado/doutorado e pesquisa para dissertação/tese não têm créditos. A carga horária destas disciplinas é combinada com o professor-orientador. - Que disciplinas devem ser feitas pelos alunos durante o curso? Há uma grade curricular a ser cumprida?
As disciplinas devem ser escolhidas no início de cada período de comum acordo entre os orientadores e os alunos. A escolha das disciplinas é feita com base nas disciplinas obrigatórias de cada curso e com os interesses de pesquisa do orientador e do aluno. - Quantas disciplinas devem ser feitas por período? Por quantos períodos há disciplinas?
Espera-se que os alunos cursem 3 disciplinas presenciais por período, além das disciplinas de pesquisa/estudos dirigidos. Estender as disciplinas por mais períodos pode ser prejudicial ao andamento da dissertação. Além disso, cada curso (mestrado ou doutorado) tem requisitos explícitos sobre o número de créditos que devem ser cursados até determinado semestre (o regulamento do PPGI deve ser consultado para mais informações). - Quantas bolsas de mestrado e doutorado há disponíveis para a turma do próximo ano?
Não temos como dar essa informação. O número de bolsas alocadas ao PPGI depende das políticas dos órgãos de fomento (em especial, CAPES e CNPq) e, também, da vacância de bolsas atualmente em uso pelos alunos atuais. - Qual o valor das bolsas de mestrado e doutorado?
Atualmente os valores são R$ 2.100,00 para o mestrado e R$ 3.100,00 para o doutorado. Consulte o site das agências de fomento (CAPES e CNPq) para valor mais atualizado das bolsas. - Em caso de necessidade de interpolação de recursos, há algum modelo a ser seguido?
Sim, basta entrar com seu número único e CPF no formulário de cadastro de recursos online e preencher os campos necessários para entrada do recurso. - Existe algum canal para dúvidas sobre o processo de seleção?
Sim. Dúvidas podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico: selecaoppgi@uniriotec.br. - Não recebi o email de confirmação de inscrição, o que devo fazer?
Caso não tenha recebido o e-mail com suas informações de inscrição você deverá:- Verificar seus e-mails na caixa de SPAM, pode ser que ele tenha ido para lá.
- Entrar em contato com o e-mail da comissão de seleção.
- Garantir que o e-mail informado na sua ficha de inscrição está correto. Conforme edital, não somos responsáveis por informações incorretas na ficha de inscrição. Portanto, antes de submeter sua inscrição, garanta que o seu e-mail informado está certo.
- Posso utilizar Inteligência Artificial na escrita das minhas intenções de pesquisa/pré-projeto?
É proibido o uso de ferramentas e tecnologias de Inteligência Artificial (IA) generativa (como o ChatGPT e Gemini, por exemplo) para criar em todo ou em parte o texto submetido como Pré-projeto e/ou as Intenções de Pesquisa. O uso de IA é possível, no entanto, para melhorar a qualidade do seu texto existente (de forma semelhante a um revisor de texto para melhorar a ortografia, gramática, pontuação e clareza).
- Os candidatos deverão enviar os recursos APENAS de forma online através do sistema de recursos (ver aba “Recursos”).
- Não serão aceitos recursos enviados após às 23:59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos) do dia que se encerra o recurso da etapa a ser contestada, especificada no calendário deste edital.
Junto à listagem de homologação são apresentadas as justificativas de indeferimento. Cabe ao candidato verificar a sua situação por meio de seu código de numeração única para consultar as justificativas do seu indeferimento.
As notas atribuídas a todos os candidatos serão disponibilizadas no site do PPGI. As justificativas para as notas e o acesso a sua prova digitalizada poderão ser acessadas no sistema através do código único do candidato e seu CPF.
As notas atribuídas a todos os candidatos serão disponibilizadas no site do PPGI. As justificativas para as notas poderão ser acessadas no sistema através do código único do candidato e seu CPF.
- As justificativas devem ser acessadas até um dia ANTES do dia final do prazo de recursos, para que haja tempo hábil para a comissão atender aos pedidos e para os candidatos formularem os pedidos de recurso.
- Cada candidato só pode ter acesso às suas fichas de avaliação (com as notas atribuídas).
- Após receber as informações com a justificativa, o candidato poderá substanciar o seu recurso, e enviar seu pedido à comissão de recursos por meio do sistema de recursos (veja a aba “Recursos”).
- As datas para os recursos estão descritas nos respectivos editais.
Mestrado
Doutorado
Conforme previso em edital, a prova de inglês será realizada no Endereço:
Auditório Tércio Pacitti
Av. Pasteur, 458, prédio do CCET, Urca
Rio de Janeiro – RJ
O link do sistema de inscrições é: INSCRIÇÕES ABERTAS
(Somente serão aceitas inscrições usando o sistema web deste link. Qualquer tentativa de inscrição por outro formulário será considerada como inválida. Em outras palavras, se em algum momento da inscrição surgir um FORMULÁRIO DO GOOGLE pra preenchimento de campo, você DEVERÁ FECHAR SEU NAVEGADOR e recomeçar o processo. Do contrário sua inscrição será invalidada).ATENÇÃO:
- O sistema de inscrição é apenas para inscrições dos editais de seleção.
- Os resultados do processo seletivo NÃO são acessados a partir do sistema de inscrição. O acompanhamento dos resultados é feito exclusivamente pelo site do PPGI na página referente ao processo seletivo desse ano.
Os candidatos que se autodeclararam negros e pardos deverão estar disponíveis no dia estabelecido no cronograma do edital para a avaliação de heteroidentificação. A comissão de heteroidentificação entrará em contato POR E-MAIL com o candidato. Então, forneça corretamente o endereço de e-mail no formulário de inscrição e fique atendo à caixa de spam ou lixeira. Do contrário, não nos responsabilizaremos pela não convocação para heteroidentificação.
NO ATO DA INSCRIÇÃO, conforme edital, é obrigatório o envio do documento/formulário de autodeclaração disponível em: https://ppgi.uniriotec.br/wp-content/uploads/sites/41/2024/09/Autodeclaracao_Heteroidentificacao_UNIRIO.docx
A Comissão de Heteroidentificação efetivará seus procedimentos de forma remota, com gravação audiovisual.O candidato será comunicado do horário e do endereço da sala virtual para a entrevista por e-mail. No momento da entrevista, o candidato deverá estar, em mãos, com o documento de identificação utilizado para realizar a inscrição no processo seletivo. Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada para realização da entrevista para candidatos atrasados e ausentes nos dias agendados para entrevista.
- SERÁ DIVULGADO NA DATA ESPECIFICADA NO EDITAL
Sobre o recurso relacionado a “Falta”, a IN 23/2021 diz que:
§10. Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada para realização da entrevista para candidatos atrasados e ausentes nos dias agendados para entrevista, salvo problema de conexão causados por motivo fortuito comprovado mediante critério estabelecido pela comissão de seleção e registrado no edital de seleção discente.
§11. A comprovação citada no parágrafo §10 deverá ser enviada à comissão de recurso do processo seletivo discente em até 48h a partir da data em que o procedimento de heteroidentificação foi realizado.
Os recursos relacionados a falta deverão ser submetidos ao SISTEMA DE RECURSOS (offline).
Sobre o recurso “Não apto/a”, a IN 23/2021 diz que:
§3º O período de recurso previsto no edital de seleção para o programa/curso de pós-graduação será de 3 (três) dias úteis, a contar da divulgação do resultado preliminar.
§4º Para solicitar o recurso é necessário o envio, pelo programa/curso de pós-graduação, do formulário preenchido pelo candidato – Anexo I – à comissão por meio do e-mail heteroidentificacao.dpg@unirio.br.
Comissão de Seleção:
- Paulo Sérgio Medeiros dos Santos
- Jefferson Elbert Simões
- Laura de Oliveira Fernandes Moraes
Comissão de Avaliação de Recursos:
- Henrique Prado de Sá Sousa
- Pedro Nuno de Souza Moura
- Ana Cristina Bicharra Garcia
- Prova de Inglês:
- Para recursos da prova de inglês, acesse esse link (será habilitado após os resultados) e veja a sua prova.
- Em paralelo, acesse esse link (será habilitado após os resultados) e veja o gabarito da prova.
- Formule seu recurso e envie-o através do SISTEMA DE RECURSOS.
- Alinhamento e Intenções de Pesquisa:
- Para recursos de alinhamento e intenções de pesquisa, acesse os resultados e veja a sua nota em cada critério e a justificativa.
- Formule seu recurso e envie-o através do SISTEMA DE RECURSOS.
ATENÇÃO:
- O candidato deverá entrar com seu número de inscrição (código único) e CPF para cadastrar recursos.
- Atenção, no ato da inscrição, você recebeu um código único por e-mail de 17 caracteres. É responsabilidade do candidato ter guardado o código único, sendo que a comissão de seleção não irá reenviar o e-mail com tal código ou informá-lo novamente.
- Documento de identidade com foto (IMPRESSO).
- Termo de Aceitação do Resultado do Processo Seletivo (ASSINADO PELO ALUNO).
- Ficha de Cadastro do Aluno (ASSINADO PELO ALUNO).
- Termo de compromisso de orientação (ASSINADO POR ALUNO E ORIENTADOR).
- Ficha de inscrição em disciplinas (MESTRADO ou DOUTORADO).
- Cópia dos documentos solicitados pelo Edital para Matrícula (ver Cláusula 3). Caso as cópias não estejam autenticadas, deve-se levar os originais para a conferência pela secretaria .
- E, quaisquer documentos destacado como ausente na homologação, deverá ser apresentado no momento da matrícula.