Regimento Geral da Pós-Graduação da UNIRIO
Resolução Nº 5.350, de 29/10/2020
REGIMENTO GERAL DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UNIRIO
Aprovada pelo CONSEPE, de acordo com o Boletim UNIRIO nº 20 de 30 de Outubro de 2020, que passa a vigorar a partir da data de sua publicação no Boletim da UNIRIO.
Resolução Nº 5.103, de 21/03/2019
REGIMENTO GERAL DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UNIRIO
Aprovada pelo CONSEPE, de acordo com o Boletim UNIRIO nº 07 de 15 de abril de 2019, que passa a vigorar a partir da data de sua publicação no Boletim da UNIRIO.
RESOLUÇÃO N° 2.937, DE 02 DE JULHO DE 2008
Dispõe sobre o Regimento Geral para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIRIO.
Regulamento do PPGI-UNIRIO
O Regulamento do PPGI-UNIRIO de junho de 2021, contemplando as alterações do Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIRIO.
Regulamento do PPGI-UNIRIO de Janeiro/2014, com a inclusão do Doutorado em Informática.
OBSERVAÇÃO: Diferentemente do texto presente no Art. 41, considerem a necessidade de apenas 1 (UMA) cópia impressa da dissertação/tese e 2 (DUAS) cópias da versão digital.
Sobre Coordenadores
Orienta e ratifica os procedimentos para designação ou substituição de Coordenadores e Vice-coordenadores de Programas de Pós-graduação – no âmbito da UNIRIO.
Dispõe sobre procedimentos para envio de decisões colegiadas pelo Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UNIRIO.
Regulamenta o processo de requerimento, registro e emissão de diplomas de graduação e pós-graduação no âmbito da UNIRIO.
Sobre Avaliação Docente
O presente documento detalha o conjunto de normas e critérios definidos pela Comissão de Credenciamento e Descredenciamento para candidatura, credenciamento e permanência de Professor Colaborador e Pleno no PPGI/UNIRIO, bem como de credenciamento e manutenção de Professor Colaborador e Pleno no Curso de Doutorado.
UNIRIO/PPGI – Normas e Critérios de Avaliação de Docentes – 2023
O presente documento detalha o conjunto de normas e critérios definidos pela Comissão de Avaliação Docente para candidatura e permanência de Professor Colaborador e Pleno no PPGI/UNIRIO, bem como de credenciamento e manutenção de Professor Colaborador e Pleno no Curso de Doutorado. Normas e Critérios de Avaliação de Docentes aprovados pelo Colegiado do PPGI em 06 de Setembro de 2019.
Sobre Processo Seletivo
Instruções normativas para a realização de processo de seleção de candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado da UNIRIO
Institui e regulamenta a comissão de heteroidentificação de pretos e pardos no âmbito da política de cotas dos Processos Seletivos Discentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIRIO.
Sobre o Estágio de Pós Doutorado
Normatiza o Estágio de Pós-Doutorado na UNIRIO
Sobre Disciplinas
Regulamenta o processo de inclusão ou exclusão de disciplinas quando ocorrer fora do calendário acadêmico
Estabelece a organização para o sistema alfanumérico de codificação para os cursos, disciplinas e matrículas discentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto
OS PROPGPI n 3 codificacao de cursos stricto sensu 15.04.2018.pdf
Normatiza a codificação Alfa-numérica dos cursos, disciplinas e matrículas dos cursos de Pós-graduação Lato sensu da UNIRIO.
Sobre Acompanhamento Discente
O presente documento detalha o conjunto de normas e critérios definidos pela Comissão de Acompanhamento Discente para o acompanhamento da elaboração das dissertações e teses dos alunos do PPGI/UNIRIO. Aprovado pelo Colegiado do PPGI em 07 de Janeiro de 2014.
Detalha o conjunto de procedimentos definidos pela Comissão de Acompanhamento Discente para a prorrogação do prazo de Defesa de Dissertação de Mestrado e de Defesa de Tese de Doutorado, de alunos do PPGI/UNIRIO que, embora estejam regularmente matriculados no Programa, não conseguirão respeitar o prazo recomendado de 4 (quatro) semestres a contar da data de entrada no Curso de Mestrado para a Defesa da Dissertação e 8 (oito) semestres a contar da data de entrada no Curso de Doutorado para a Defesa de Tese. Aprovado pelo Colegiado do PPGI em 07 de Janeiro de 2014
Normas para Pedidos de Prorrogacao PPGI-UNIRIO v07-01-2014.pdf
Sobre Defesas
Dispõe sobre critérios para defesas de Exames de Qualificação (mestrado e doutorado) e Defesas de Dissertação e Tese por videoconferência no âmbito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
O presente documento detalha o conjunto de normas e critérios definidos pela Comissão de Avaliação Docente para a composição de bancas examinadoras de Mestrado e Doutorado.
Detalha o conjunto de normas e critérios definidos pela Comissão de Avaliação Docente para a composição de bancas examinadoras de Mestrado e Doutorado. Aprovado pelo Colegiado do PPGI em 07 de Janeiro de 2014.
Normas_Composicao_de_Bancas_Examinadoras_PPGI-UNIRIO_v2014.pdf
Sobre Estágio em Docência
Detalha regras para o acompanhamento de alunos do PPGI-UNIRIO em Estágio em Docência. Aprovadas pelo Colegiado do PPGI em 07 de Janeiro de 2014.
Estabelece os procedimentos para realização e acompanhamento de estágios de docência para Discentes de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Ordem de Servico Conjunta Prograd e Propgpi num. 10. 2018.pdf
Sobre Bolsas
Estabelece os critérios de elegibilidade às candidaturas de cotas de Bolsa de Demanda Social – DS – cota PROPGPI e de Remanejamento de cotas entre Programas de Pós-Graduação no âmbito da UNIRIO
As bolsas de estudo disponíveis para o PPGI/UNIRIO são oriundas da CAPES (doutorado e mestrado) e CNPq (mestrado) e seguem regras específicas de cada agência de fomento.
Para as regulamento da CAPES, veja este link. Para o regulamento do CNPq, veja este link.
Os alunos devem estar cientes de que as regras das agências não permitem que as bolsas sejam alocadas a quem tenha vínculo empregatício (ver itens 4.2.3.f para o CNPq e 9.XI.b para a CAPES). Há, no entanto, exceções nas regras que devem ser observadas.
Há ainda as regras do PPGI, que podem ser vistas aqui. Nesse documento vocês podem ver, por exemplo, as regras para concessão e manutenção de bolsas e critérios para avaliação dos candidatos.
As bolsas não podem ser recebidas retroativamente e nem após a defesa. Em caso de não término do curso, as agências podem requerer o ressarcimento dos valores recebidos de acordo com as regras estabelecidas.
Caso haja algum pagamento indevido, os bolsistas são responsáveis pela devolução dos valores ao erário.
Alunos que tranquem o período terão as bolsas desalocadas.
Quando há disponibilidade de bolsa, a comissão de bolsas envia e-mail aos alunos informando os procedimentos a serem adotados e prazos envolvidos. A cada nova disponibilidade, uma nova chamada é feita, logo, uma nova avaliação é realizada. Portanto, documentos enviados para uma chamada de bolsas não serão automaticamente aproveitados em uma chamada posterior.
No caso de bolsas CAPES/DS (a mais comum), é preciso entregar formulários Capes preenchidos e um comprovante de residência que precisa ser da cidade do Rio de Janeiro (o que não inclui a Região Metropolitana). Também devem ser entregues todos os documentos citados nas normas de Comissão de Bolsas, inclusive o novo formulário de auto-avaliação.
Para recebimento da bolsa é preciso uma conta-corrente (não pode ser poupança). A conta bancária para depósito da bolsa CAPES/DS precisa ser no Banco do Brasil. Sem a abertura prévia da conta é impossível implementar a bolsa.
O candidato deve enviar junto ao seu pedido de bolsa um currículo, pelo qual se responsabiliza pela veracidade e possíveis penalidades em caso de inverdades. Além disso, deve preencher o formulário de auto-avaliação (que poderá ser revisto pela Comissão de Bolsas, caso pertinente).
O pagamento das bolsas é de responsabilidade das agências de fomento, não cabendo ao PPGI/UNIRIO informações sobre atrasos ou confirmação de início de recebimento. A folha de pagamento em geral se encerra por volta do dia 15 de cada mês. Bolsas implementadas após o encerramento deste prazo, contam para o mês subsequente.
Os documentos para bolsas CAPES/DS são:
- Formulário para Cadastramento de Bolsista (incluindo a indicação da conta-corrente no Banco do Brasil, se já houver);
- Modelo de Termo de Compromisso para os bolsistas;
- Comprovante de Residência;
- Formulário de Auto-avaliação para Concessão de Bolsas;
- Formulário para declaração de vínculo empregatício de bolsistas (caso haja vínculo empregatício);
- Formulário de candidatura à bolsa de mestrado/doutorado;
Currículo (sugere-se, mas não exige-se, o uso da Plataforma Lattes);
Histórico Escolar atualizado do curso em que está matriculado (não necessário para alunos ainda sem acesso ao Portal do Aluno).
Os documentos, salvo comunicação diferente, devem ser enviados de forma digital à Comissão de Bolsas e entregues, com as devidas assinaturas, na Secretaria do Curso.
Em caso de dúvidas, a Comissão de Bolsas deve ser consultada.
Normas e critérios para candidatura, concessão, prazo, renovação e cancelamento das bolsas de mestrado e doutorado do PPGI/UNIRIO.
Aprovadas pelo Colegiado do PPGI/UNIRIO em 16 de Setembro de 2016
Portaria da CAPES que regulamenta o Programa de Demanda Social
Sobre os Laboratórios do PPGI
Detalha as normas sobre o uso dos laboratórios de informática do PPGI-UNIRIO