Todas as informações sobre o processo de seleção estão disponíveis no Edital de Seleção 2025.2 para o mestrado e para o doutorado.
O Sistema de Inscrição Online estará disponível de acordo com as datas de inscrição previstas nos editais divulgados.
Em caso de dúvidas, visite a lista de Perguntas Frequentes.
– Os candidatos deverão enviar os recursos APENAS de forma online através do sistema de recursos (ver aba “Recursos”).
– Não serão aceitos recursos enviados após às 23:59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos) do dia que se encerra o recurso da etapa a ser contestada, especificada no calendário deste edital.
– Para Recurso da 1ª Etapa (referente à homologação dos documentos):
Junto à listagem de homologação são apresentadas as justificativas de indeferimento. Cabe ao candidato verificar a sua situação por meio de seu código de numeração única para consultar as justificativas do seu indeferimento.
– Para Recursos da 2ª Etapa (referente à prova de inglês):
– As notas atribuídas a todos os candidatos serão disponibilizadas no
site do PPGI. As justificativas para as notas e o acesso a sua prova
digitalizada poderão ser acessadas no sistema através do código único do candidato e seu CPF.
– Para Recursos da 2ª Etapa (referente à análise do perfil por projeto/intenções de pesquisa):
– As notas atribuídas a todos os candidatos serão disponibilizadas no
site do PPGI. As justificativas para as notas poderão ser acessadas no
sistema através do código único do candidato e seu CPF.
– ATENÇÃO:
– As justificativas devem ser acessadas até um dia ANTES do dia final do prazo de recursos, para que haja tempo hábil para a comissão atender aos pedidos e para os candidatos formularem os pedidos de recurso.
– Cada candidato só pode ter acesso às suas fichas de avaliação (com as notas atribuídas).
– Após receber as informações com a justificativa, o candidato poderá
substanciar o seu recurso, e enviar seu pedido à comissão de recursos por meio do sistema de recursos (veja a aba “Recursos”).
As datas para os recursos estão descritas nos respectivos editais.
Mestrado
Doutorado
- ATENÇÃO CANDIDATOS (ETAPA 2 – PROVA DE INGLÊS):
Conforme previso em edital, a prova de inglês será realizada no Endereço:
Auditório Tércio Pacitti
Av. Pasteur, 458, prédio do CCET, Urca
Rio de Janeiro – RJ
(Obs.:
Devido às obras no estacionamento do CCET, o acesso ao campus está
sendo feito pela Praça Guilherme de Oliveira Figueiredo)
Procure localizar o local da prova com antecedência para que não haja problemas.
O uso do sistema é necessário para a elaboração da Ficha de Inscrição e envio dos documentos obrigatórios, conforme previsto nos editais do Mestrado e do Doutorado.
O link do sistema de inscrições é: INSCRIÇÕES ENCERRADAS
(Somente serão aceitas inscrições usando o sistema web deste link. Qualquer tentativa de inscrição por outro formulário será considerada como inválida. Em outras palavras, se em algum momento da inscrição surgir um FORMULÁRIO DO GOOGLE pra preenchimento de campo, você DEVERÁ FECHAR SEU NAVEGADOR e recomeçar o processo. Do contrário sua inscrição será invalidada.)
ATENÇÃO:
- O sistema de inscrição é apenas para inscrições dos editais de seleção.
- Os resultados do processo seletivo NÃO são acessados a partir do sistema de inscrição. O acompanhamento dos resultados é feito exclusivamente pelo site do PPGI na página referente ao processo seletivo desse ano.
ATENÇÃO!
Os candidatos que se autodeclararam negros e pardos deverão estar disponíveis no dia estabelecido no cronograma do edital para a avaliação de heteroidentificação. A comissão de heteroidentificação entrará em contato POR E-MAIL com o candidato. Então, forneça corretamente o endereço de e-mail no formulário de inscrição e fique atendo à caixa de spam ou lixeira. Do contrário, não nos responsabilizaremos pela não convocação para heteroidentificação.
NO ATO DA INSCRIÇÃO, conforme edital, é obrigatório o envio do documento/formulário de autodeclaração disponível em: https://ppgi.uniriotec.br/wp-content/uploads/sites/41/2024/09/Autodeclaracao_Heteroidentificacao_UNIRIO.docx
A Comissão de Heteroidentificação efetivará seus procedimentos de forma remota, com gravação audiovisual.
O candidato será comunicado do horário e do endereço da sala virtual para a entrevista por e-mail.
No momento da entrevista, o candidato deverá estar, em mãos, com o documento de identificação utilizado para realizar a inscrição no processo seletivo. Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada para realização da entrevista para candidatos atrasados e ausentes nos dias agendados para entrevista.
RESULTADO DA HETEROIDENTIFICAÇÃO
Sobre o recurso relacionado a “Falta”, a IN 23/2021 diz que:
§10. Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada para realização da entrevista para candidatos atrasados e ausentes nos dias agendados para entrevista, salvo problema de conexão causados por motivo fortuito comprovado mediante critério estabelecido pela comissão de seleção e registrado no edital de seleção discente.
§11. A comprovação citada no parágrafo §10 deverá ser enviada à comissão de recurso do processo seletivo discente em até 48h a partir da data em que o procedimento de heteroidentificação foi realizado.
Os recursos relacionados a falta deverão ser submetidos ao SISTEMA DE RECURSOS.
Sobre o recurso “Não apto/a”, a IN 23/2021 diz que:
§4º Para solicitar o recurso é necessário o envio, pelo programa/curso de pós-graduação, do formulário preenchido pelo candidato – Anexo I – à comissão por meio do e-mail heteroidentificacao.dpg@unirio.br.
Comissão de Seleção:
- Paulo Sérgio Medeiros dos Santos
- Jefferson Elbert Simões
- Laura de Oliveira Fernandes Moraes
Comissão de Avaliação de Recursos:
- Henrique Prado de Sá Sousa
- Pedro Nuno de Souza Moura
- Ana Cristina Bicharra Garcia
Mestrado
- Etapa 1 – Homologação:
- Etapa 2 – Prova de Inglês:
GABARITO DA PROVA DE INGLÊS DISPONÍVEL
- Etapa 2 – Alinhamento e Intenções de Pesquisa:
- Resultado preliminar:
- Resultado Final:
Doutorado
- Etapa 1 – Homologação:
- Etapa 2 – Prova de Inglês:
GABARITO DA PROVA DE INGLÊS DISPONÍVEL
- Etapa 2 – Alinhamento e Intenções de Pesquisa:
- Resultado preliminar:
- Resultado Final:
- Resultado Final – Doutorado
- Reclassificação: Não há candidatos reclassificados
Recursos: Conforme edital, recursos para o resultado preliminar apenas entre os dias estabelecidos. Sistema: SISTEMA DE RECURSOS
O uso do sistema é necessário para a elaboração de possíveis recursos a serem enviados para a Comissão de Recursos.
COMO ENVIAR UM RECURSO NA ETAPA 2 (INGLÊS E ALINHAMENTO)?
- Prova de Inglês:
- Para recursos da prova de inglês, acesse esse link e veja a sua prova.
- Em paralelo, acesse esse link e veja o gabarito da prova.
- Formule seu recurso e envie-o através do SISTEMA DE RECURSOS.
- Alinhamento e Intenções de Pesquisa:
- Para recursos de alinhamento e intenções de pesquisa, acesse esse link e veja a sua nota em cada critério e a justificativa.
- Formule seu recurso e envie-o através do SISTEMA DE RECURSOS.
ATAS DOS RESULTADOS DE PEDIDOS DE RECURSOS:
- Resultado dos pedidos de Recursos para a Etapa I – Homologação
- Resultado dos pedidos de Recursos para a Etapa I – Homologação (Errata)
- Resultado dos pedidos de Recursos para a Etapa 2 – Prova escrita de inglês e Alinhamento de Perfil
ATENÇÃO:
- O candidato deverá entrar com seu número de inscrição (código único) e CPF para cadastrar recursos.
- Atenção, no ato da inscrição, você recebeu um código único por e-mail de 17 caracteres. É responsabilidade do candidato ter guardado o código único, sendo que a comissão de seleção não irá reenviar o e-mail com tal código ou informá-lo novamente.
ATENÇÃO: Instruções para os candidatos selecionados na chamada regular (ou seja, para matrículas entre 11 e 15/08/2025, não se aplica aos candidatos selecionados na 1a e 2a reclassificações).
Gostaríamos de lembrar que pelo edital de seleção a data da inscrição para os alunos novos acontece entre os dias 11 e 15 de agosto de 2025, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Informática (Av. Pasteur, 458, CCET, Sala 111).
Os candidatos, entre 26 de julho de 2025 até 08 de agosto de 2025, devem agendar um horário disponível através do link Agenda de Matrícula 2025.2. Foram disponibilizados 100 horários, com 15 minutos cada, entre 15h e 20h dos dias 11 a 15 de agosto de 2025.
No dia da matrícula, compareça à secretaria com antecedência. Os candidatos serão atendidos preferencialmente no horário marcado. Caso um candidato não esteja no horário marcado, outro poderá ser atendido no lugar. Candidatos que sofram alguma eventualidade e não possam comparecer em nenhum dos horários devem entrar em contato com urgência com a Comissão de Seleção para que seja viabilizada a matrícula até o dia 15/08/2025. Pelo edital, esse é o último dia possível de matrícula. Candidatos que não comparecerem serão considerados desistentes.
Instruções válidas para todos os candidatos selecionados:
O acesso ao campus é pelo estacionamento do número 436 da Av. Pasteur – Urca (Praça Medalha Milagrosa – Ao lado da Biblioteca Centra da UNIRIO), os seguranças poderão solicitar identificação.
No dia da matrícula, os candidatos devem levar IMPRESSOS TODOS OS DOCUMENTOS ABAIXO:
- Documento de identidade com foto (IMPRESSO).
- Termo de Aceitação do Resultado do Processo Seletivo (ASSINADO PELO ALUNO).
- Ficha de Cadastro do Aluno (ASSINADO PELO ALUNO).
- Termo de compromisso de orientação (ASSINADO POR ALUNO E ORIENTADOR).
- Ficha de inscrição em disciplinas (MESTRADO ou DOUTORADO).
- Cópia dos documentos solicitados pelo Edital para Matrícula (ver Cláusula 3). Caso as cópias não estejam autenticadas, deve-se levar os originais para a conferência pela secretaria .
- E, quaisquer documentos destacado como ausente na homologação, deverá ser apresentado no momento da matrícula.
Note-se que o campus da UNIRIO está com acesso e funcionalidades limitados. Não haverá como imprimir o material lá. Leve tudo de casa, na ordem indicada acima.
Caso você não possa comparecer pessoalmente, um portador munido de procuração pode realizar a matrícula para você. É importante que a procuração explicite a autorização para realização da matrícula no PPGI. A procuração não precisa ser registrada em cartório ou ter assinatura autenticada, podendo ser de próprio punho. A procuração ficará arquivada no PPGI.
O candidato deverá preencher e assinar dois documentos: Termo de Aceitação do Resultado do Processo Seletivo (deve-se atentar para marcar corretamente o projeto de pesquisa para o qual o candidato foi aceito) e Ficha de Cadastro do Aluno. Vejam no Anexo da Ficha de Cadastro a lista de documentos solicitados pelo Edital de Seleção. Para agilizar os procedimentos, leve os documentos na ordem indicada no anexo.
Durante a matrícula, você deve também se inscrever nas disciplinas que cursará no 2º semestre de 2025. Lembramos que a escolha destas disciplinas deve ser feita de comum acordo com o seu orientador. Há formulários disponíveis para os alunos de mestrado e de doutorado. O número de matrícula deve ser deixado em branco.
Você e seu orientador devem também assinar o Termo de Compromisso de Orientação (o formulário está disponível no site do PPGI). Caso o seu orientador não esteja disponível para a assinatura, entregue o formulário preenchido e assinado por você na secretaria, que o encaminhará para assinatura do seu orientador. O número de matrícula deve ser deixado em branco, ele só será gerado quando a sua matrícula for processada.
As disciplinas ofertadas e os horários para o semestre serão disponibilizadas em breve no site do Programa. Porém, converse antes com seu orientador para determinar quais disciplinas serão cursadas.
Informações sobre possíveis bolsas de estudo serão divulgadas a posteriori.
O procedimento de matrícula para os alunos reclassificados é idêntico ao aqui descrito. A divulgação das reclassificações será feita de acordo
com o calendário divulgado no Edital de Seleção. A data de matrícula dos alunos reclassificados também está divulgada no Edital de Seleção.